Keystone logo
© Instituto Superior Técnico
University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

University of Lisbon - Instituto Superior Técnico

Introdução

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a maior e mais prestigiada universidade de Portugal e uma das principais universidades da Europa, com mais de 50.000 alunos. Herdeira de uma tradição universitária com mais de sete séculos, a ULisboa é co-responsável por fazer da cidade de Lisboa uma das grandes capitais europeias da cultura e da ciência, pois acolhe anualmente mais de 9.000 estudantes estrangeiros (cerca de 18% do total número de alunos) de mais de 100 países, que procuram uma educação de qualidade, uma cultura diferente, um clima agradável e a hospitalidade e segurança que Lisboa e Portugal têm para oferecer (4º país mais seguro do mundo, 2021 Global Índice de Paz). Localizado no coração da cidade, oferece a toda a sua comunidade os melhores e mais diversos programas acadêmicos e promete proporcionar uma experiência única e enriquecedora.

O Instituto Superior Técnico (Técnico) é a Escola de Engenharia da Universidade de Lisboa. Criado há quase 11 décadas, o Técnico tem cerca de 12.000 alunos de mais de 60 nacionalidades diferentes. Premiado em Portugal, o Técnico é reconhecido internacionalmente pela excelência académica e científica nas áreas da Engenharia, Arquitectura, Ciência e Tecnologia, pela promoção da relação universidade-empresa-sociedade e pelo incentivo à inovação, empreendedorismo, criação de emprego e conhecimento. O Técnico oferece diversos programas de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e formação ao longo da vida, e desenvolve atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), essenciais para proporcionar uma educação com base nos melhores padrões internacionais. O Técnico dispõe de três campi com acesso privilegiado aos principais pontos de interesse de Lisboa e ao seu deslumbrante resort citadino (Sintra, Cascais, Estoril, Arrábida). Localizado numa das zonas mais centrais de Lisboa, o campus da Alameda é servido por uma excelente rede de transportes públicos, permitindo fácil acesso a todos os pontos da cidade, e oferece um vasto leque de atividades culturais, de lazer e desportivas.

O Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) é um dos departamentos fundadores e maiores do Técnico. O DECivil conta com 141 docentes e 1500 alunos de licenciatura e mestrado (14% dos quais internacionais), distribuídos por três áreas principais: (i) Engenharia Civil, (ii) Recursos Minerais e Energéticos; e (iii) Arquitetura. Além disso, o DECivil também hospeda 250 Ph.D. estudantes, em um ambiente muito interessante e diversificado. Todos os programas de ensino estão fortemente alicerçados em um sólido ensino experimental e, para o efeito, estão disponíveis laboratórios muito bem equipados em diferentes áreas, onde são realizadas pesquisas pioneiras, como atestam as posições de destaque em vários rankings acadêmicos: Engenharia Civil - 2º (Europa) no Ranking NTU Taiwan 2021 e 17º (Europa) no Ranking Shanghai 2021; Engenharia de Petróleo – 47º (Mundial) em 2021 QS World University Ranking.

Acreditação

O EUR-ACE® é uma estrutura e sistema de credenciamento que fornece um conjunto de padrões que identifica programas de graduação em engenharia de alta qualidade na Europa e no exterior. O selo EUR-ACE® é um certificado concedido por uma agência autorizada a uma IES (Instituto de Ensino Superior) em relação a cada programa de graduação em engenharia que tenha credenciado.

176558_176554_euraceLogo.jpg

A3ES é a Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão de acreditação depende da avaliação (i) da qualidade do desempenho das instituições de ensino superior e das suas unidades orgânicas, e (ii) da qualidade dos programas de estudos conducentes a um determinado grau. A3ES é membro pleno da Associação Europeia para Garantia de Qualidade no Ensino Superior, está listada no Registro Europeu de Garantia de Qualidade para Ensino Superior e é membro do CHEA International Quality Group.

176559_176553_A3ES.png

Estatística

  • 1911: O Instituto Superior Técnico foi fundado a 23 de Maio de 1911 por Alfredo Bensaude.
  • 44,1% dos alunos conseguem um emprego antes da formatura.
  • 91,4% dos graduados conseguem um emprego dentro de seis meses após a formatura.
  • 73% dos graduados de mestrado estão empregados em seu campo de estudo.
  • 10.987 alunos do Técnico matriculados.
  • 1.915 publicações científicas no ISI Web of Science.
  • 58 empresas spin-off criadas no Técnico desde 2009.
  • 3 O Técnico tem 3 campi (Alameda, Taguspark e CTN).
  • 3 Técnico disponibiliza alojamento em 3 residências estudantis.
  • 30,9% dos estudantes internacionais frequentam um doutorado. programa.

    Recursos do campus

    Alameda

    Situado numa das zonas mais centrais de Lisboa, o campus Alameda está rodeado por uma vasta rede de transportes públicos, permitindo fácil acesso a todos os pontos da cidade. Há uma ampla gama de atividades culturais, de lazer e esportivas no campus.

    Taguspark

    Situado em Oeiras, este moderno campus foi inaugurado em 2000 e faz parte do Taguspark – Parque de Ciência e Tecnologia, um dos mais importantes parques tecnológicos do país, nomeadamente na área das tecnologias de informação e comunicação.

    Tecnológico e Nuclear

    Situado em Loures, o CTN – Campus Tecnológico e Nuclear é um dos mais importantes parques tecnológicos de todo o país, nomeadamente nas áreas relacionadas com as ciências nucleares, bem como no domínio da proteção radiológica e da segurança nuclear.

      Admissões

      Documentos exigidos

      As inscrições para um curso específico ou programa de ciclo de estudos são feitas online. O candidato deve apresentar todos os documentos mencionados no Regulamento, bem como uma carta de motivação referente ao curso ou ciclo de estudos selecionado. Para concluir o processo de inscrição, é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados como arquivos PDF:

      • Foto recente;
      • Curriculum Vitae atualizado;
      • Documento de identificação/passaporte;
      • Cópia do CPF (aplicável apenas aos candidatos ao bacharelado de nacionalidade brasileira);
      • Histórico escolar oficial de que concluiu o ensino secundário ou equivalente no país de origem, com média final e comprovativo de acesso a exames do ensino superior (aplicável apenas a candidatos a licenciaturas);
      • Histórico escolar oficial de licenciatura e diploma com média final (aplicável apenas a candidatos a mestrados);
      • Um documento que especifique o tipo de sistema de classificação dos registos académicos (aplicável apenas a candidatos a mestrados);
      • Documento comprovativo do nível de língua portuguesa do candidato: nível B1 em Língua Portuguesa e conclusão do nível B2 até ao final do primeiro ano da licenciatura (aplicável apenas a candidatos a licenciaturas);
      • Declaração Sob Juramento, que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem de qualquer outro país membro da UE e preenche os requisitos necessários para a categoria de Acesso e Admissão para Estudantes Internacionais;
      • Boletim de transferência bancária do pagamento da taxa de inscrição.

      Requisitos de visto

      Estudantes internacionais

      Os cidadãos de países fora da União Europeia ou do Espaço Schengen deverão requerer o visto no seu país de origem, numa Embaixada/Consulado Português. Observe que o visto de 'turista' não é válido para estudos em Portugal.

      Os cidadãos não europeus que possuam autorização de residência num país Schengen deverão solicitar um visto para Portugal, no país onde possuem autorização de residência quando a estadia for superior a 3 meses.

      O pedido de visto deve ser apresentado com vários meses de antecedência porque pode demorar pelo menos 12 semanas, dependendo do país de origem. Alguns requerentes de visto também podem estar sujeitos a verificações de segurança. Você pode consultar o documento abaixo para mais informações.

      Estudantes União Europeia/EEE/Suíça

      Durante os primeiros 3 meses da sua estadia no país, você só precisa ter um documento de identidade ou passaporte válido. Após este período, deverá requerer a licença no prazo de 30 dias na Câmara Municipal de Lisboa e a mesma será válida por 5 anos.

      Localizações

      • Lisbon

        Alameda Campus Av. Rovisco Pais, 1, 1049-001, Lisbon

        • Porto Salvo

          Taguspark Campus Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 2744-016, Porto Salvo

          • Bobadela

            CTN – Tecnológico e Nuclear Campus Estrada Nacional 10 (ao Km 139,7), 2695-066, Bobadela

            Perguntas