Keystone logo
University of Bio Bio

University of Bio Bio

University of Bio Bio

Introdução

A Universidade de Bío-Bío é herdeira da mais antiga tradição de ensino superior público e estatal da região do Biobío. Suas origens remontam à criação da Universidade Técnica do Estado (UTE) em 9 de abril de 1947, durante a presidência de Gabriel González Videla.

A criação do campus Ñuble da Universidade do Chile, primeiro como um colégio regional, foi o resultado de um amplo movimento cívico voltado para evitar que jovens graduados do ensino médio emigrassem para Santiago ou outras cidades para ingressar no ensino superior. No início, ficava nas dependências da Sociedade Musical Santa Cecília e em um prédio da Avenida Libertad, onde funcionava a Escola de Idiomas. Depois disso, em 1973, recebeu a doação de 33 hectares da área rural de El Mono, propriedade de Fernando May Didier; foi então que teve início a construção do atual campus Fernando May. Em 1981, os ativos do crescente IPROCH aumentaram com a adição das antigas instalações da Escola de Professores de Chillán, onde agora está localizado o campus La Castilla.

Posteriormente, em 1988, a fusão entre a Universidade do Bío-Bío e o IPROCH formou a instituição hoje conhecida como Universidade do Bío-Bío, a combinação de duas instituições que se comprometeram a trabalhar e construir uma história comum.

Localizações

  • Concepción

    Concepción, Chile

    Perguntas