Keystone logo
The University of Göttingen

The University of Göttingen

The University of Göttingen

Introdução

The University of Göttingen é uma universidade de pesquisa de renome internacional. Fundada em 1737 na Era das Luzes, a Universidade está comprometida com os valores da responsabilidade social da ciência, democracia, tolerância e justiça. Ele oferece uma ampla gama de assuntos em 13 faculdades: nas ciências naturais, humanidades, ciências sociais e medicina. Com mais de 30.000 alunos e oferecendo até 212 programas de graduação, a universidade é uma das maiores da Alemanha.

Georg-August-Universität Göttingen

Fundada em 1737, Georg-August-Universität Göttingen é uma universidade de pesquisa de renome internacional com forte enfoque no ensino orientado pela pesquisa. A Universidade distingue-se pela rica diversidade do seu leque de disciplinas em particular na área das Humanidades, pelas excelentes instalações para o exercício da investigação científica e pela elevada qualidade das áreas que definem o seu perfil. De 2007 a 2012, Georg-August-Universität Göttingen foi premiado com o financiamento da Iniciativa de Excelência dos Governos Federal e Estadual da Alemanha com sua estratégia institucional para o futuro intitulada “Göttingen. Tradição - Inovação - Autonomia ”. A universidade foi capaz de realizar todas as medidas do conceito. Agora a Universidade de Göttingen desenvolve as medidas estabelecidas com sucesso ainda mais para avançar continuamente os desenvolvimentos positivos da Universidade em pesquisa e ensino.

Uma universidade com tradição

A universidade leva o nome de seu fundador Georg August, Rei George II da Grã-Bretanha, Eleitor e Duque de Brunswick-Lüneburg (Hannover). Em afinidade com o espírito do Iluminismo, Göttingen abandonou a supremacia da teologia e colocou suas faculdades em pé de igualdade. Como local acadêmico, Göttingen foi por muito tempo considerado o centro do mundo matemático - uma posição perdida, no entanto, em 1933, quando sob o governo nazista mais de 50 professores e conferencistas foram forçados a deixar a Universidade, entre eles vários dos cerca de 45 ganhadores do Nobel cujos nomes estão associados à cidade. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Universidade de Göttingen foi a primeira na Alemanha a retomar suas atividades de ensino e se tornou uma das maiores instituições de ensino superior do país.

Universidade como uma Fundação

Intensificar o processo de internacionalização, promovendo a excelência na investigação e no ensino, adoptando estruturas de Licenciatura e Mestrado, conferindo a todos os níveis da Universidade maior autonomia e responsabilidade, optimizando a alocação de recursos: Estas etapas caracterizam as reformas recentemente empreendidas na Universidade. No início de 2003, a Georg-August-Universität se tornou a primeira universidade alemã com uma ampla gama de disciplinas a assumir o status legal de uma fundação de direito público. Desde então, a Universidade aprimorou seu perfil de pesquisa, criou novas entidades de pesquisa, como os Centros de Pesquisa Courant e o Lichtenberg-Kolleg, intensificou a cooperação no Campus de Göttingen, atraiu e manteve acadêmicos de destaque e apoiou o recrutamento de excelentes alunos e jovens acadêmicos de fora do país.

Campus Göttingen

The University of Göttingen considera sua grande tradição de pesquisa e diversidade de assuntos como pontos fortes particulares. Quase todas as disciplinas acadêmicas, incluindo medicina, estão representadas nas 13 faculdades, com exceção das ciências da engenharia. A Georg-August Universität também se distingue por estar intimamente integrada a uma rede de estabelecimentos de pesquisa extrauniversitários de primeira classe que envolvem, principalmente, a Academia de Ciências de Göttingen, o Centro Primata Alemão, o Centro Aeroespacial Alemão e cinco Institutos Max Planck . Juntos, esses parceiros locais criam com a Universidade uma aliança para colaboração em pesquisa e ensino sem dúvida única na República Federal em termos de profundidade e amplitude.

Os elementos de sucesso incluem centros de pesquisa colaborativa administrados em conjunto, grupos de pesquisa júnior e instalações de infraestrutura, bem como nomeações para professores combinados. Esta cooperação criou recentemente centros de pesquisa notáveis que ganharam financiamento da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e do Ministério Federal de Educação e Pesquisa. No âmbito da Iniciativa de Excelência, a promoção do Cluster de Excelência „Microscopia em Nanoescala e Fisiologia Molecular do Cérebro (CNMPB)“ e da Escola de Pós-Graduação em Neurociências de Göttingen; A Biofísica e Biociências Moleculares (GGNB) terá continuidade na segunda fase do programa.

Devido ao efeito positivo sobre a instrução dos alunos e a promoção de jovens pesquisadores provenientes das neurociências e biociências em Göttingen, essas áreas de foco de pesquisa, cultivadas em conjunto com os parceiros institucionais da Universidade no campus de Göttingen, desempenham um papel importante na formação de seu perfil. A excelência da pesquisa em nível internacional também é exibida em química, física da matéria condensada e ótica, biodiversidade e ecologia, geobiologia e matemática pura, bem como em estudos de língua e literatura alemã, estudos do mundo antigo e oriental e teologia.

Como resultado do processo de integração da comunidade de pesquisa local, possibilidades específicas de Göttingen surgiram para atrair e reter excelentes pesquisadores dentro e fora da Alemanha, e atividades de pesquisa de alta qualidade foram iniciadas e desenvolvidas. Da mesma forma, o avanço de jovens acadêmicos e cientistas excepcionalmente talentosos é um objetivo estratégico central na Georg-August-Universität.

Estudando com excelência

Göttingen tem muitas vantagens como local para estudos universitários que a Georg-August-Universität está aprimorando com o desenvolvimento de programas de graduação inovadores, estruturas de bacharelado e mestrado, realizando uma internacionalização sistemática de seus programas de estudo e implementando medidas de garantia de qualidade. Aproximadamente 30.000 jovens estudam atualmente aqui, cerca de onze por cento dos quais são do exterior - uma demonstração clara da atração que a Universidade exerce há muito tempo internacionalmente. A variedade de cursos de graduação oferecidos se destaca tanto pelas excelentes instalações de estudo nas ciências naturais e da vida, quanto pela variedade de disciplinas nas ciências humanas e sociais, uma escolha encontrada em apenas um pequeno número de universidades na Alemanha. Tal espectro de assuntos permite que questões abrangentes sejam abordadas com uma perspectiva interdisciplinar, mesmo no nível de graduação. Com 80 disciplinas para escolher, cerca de 1.000 combinações são possíveis no caminho para a graduação com um diploma de bacharel.

Em sua gama em constante expansão de mestres e doutores. programas a Universidade cultiva a excelência e oferece proximidade com a pesquisa. Programas de estudos ministrados em inglês, diplomas binacionais e períodos obrigatórios no exterior preparam os graduados para o mercado de trabalho internacional. The University of Göttingen está sendo ainda mais fortalecida pela expansão das parcerias. Além do complexo fechado de universidades europeias no âmbito do Programa Erasmus, numerosas cooperações a nível de universidades, professores e institutos facilitam visitas de estudo em todo o mundo, em alguns casos também disponibilizando bolsas de estudo.

Em 2011, The University of Göttingen teve sucesso com suas propostas para melhorar ainda mais a qualidade dos estudos e do ensino no âmbito do “Pacto pela Qualidade no Ensino” dos governos federal e estadual da Alemanha. Desde então, a Universidade de Göttingen vem expandindo os programas acadêmicos que oferece e otimizando ainda mais a qualidade das condições de estudo. Essas medidas serão desenvolvidas em cooperação com os alunos.

Promovendo os Cientistas e Estudiosos do Amanhã

O treinamento de doutorado em Göttingen está concentrado em programas estruturados baseados em quatro Escolas de Pós-Graduação: Escola de Ciências da Universidade Georg August (GAUSS) - Göttinger Graduiertenschule Gesellschaftswissenschaften (GGG) - Graduiertenschule für Geisteswissenschaften Göttingen (GSGG) - Ciências Agrárias (GSGG) - Graduação consulte: www.graduiertenschulen.uni-goettingen.de). As quatro Escolas de Pós-Graduação fornecem a superestrutura organizacional para os grupos de treinamento de pesquisa, programas de doutorado e Escolas Internacionais de Pesquisa Max-Planck. O objetivo dessas escolas é otimizar as condições de pesquisa e aprendizagem para doutorandos, oferecendo supervisão intensiva e uma série de seminários destinados a promover a formação de cientistas e acadêmicos de primeira classe. A Escola de Pós-Graduação de Neurociência, Biofísica e Biofísica de Göttingen, que opera sob o teto da Escola de Ciências da Universidade Georg August (GAUSS), recebe fundos dentro da Iniciativa de Excelência desde 2007. Financiado pela Fundação Alemã de Pesquisa, Grupos de Treinamento de Pesquisa ( GRK) são constituídos por um período limitado com o objetivo de promover os jovens investigadores e prepará-los para o doutoramento. Nas International Max Planck Research Schools, a Max-Planck-Gesellschaft, em colaboração com parceiros da Universidade, está empenhada em promover jovens cientistas e oferece aos alunos especialmente talentosos da Alemanha e do exterior a oportunidade de obter um doutorado de especial distinção.

Uma biblioteca universitária de classe mundial

A fundação da Biblioteca da Universidade de Göttingen em 1734 foi um marco: pela primeira vez na história da biblioteca, o conceito de uma biblioteca de pesquisa moderna foi colocado em prática e a instituição se tornou a primeira biblioteca acadêmica abrangente de nível europeu. Hoje, a Biblioteca Estadual e Universitária de Göttingen da Baixa Saxônia (Niedersächsische Staats- und Universitätsbibliothek Göttingen, SUB) continua na liderança. Com mais de 7,8 milhões de unidades mediais, é atualmente uma das maiores bibliotecas da Alemanha. Os acervos incluem 5,8 milhões de volumes, 1,5 milhão de microformas, 34.000 revistas eletrônicas sob licença, 321.000 mapas, 14.000 periódicos impressos, 14.000 manuscritos, mais de 3.100 incunábulos, 400 legados e uma série de itens digitais. Além disso, existem outras 138 bibliotecas filiais independentes nos institutos e departamentos. Um centro de competência de biblioteca digital de renome mundial, o SUB dirige ou participa em vários projetos de pesquisa e desenvolvimento neste domínio.

Uma declaração de missão para Georg-August-Universität Göttingen

Preâmbulo

Na Publica Commoda - Para o Bem de Todos lê-se a inscrição na Medalha da Fundação de Georg-August-Universität Göttingen. Fundada na era do Iluminismo (1737) e comprometida com seu espírito crítico, a "Georgia Augusta" foi uma das primeiras universidades da Europa a abandonar a supremacia da teologia e alcançar a igualdade para todas as faculdades. A ênfase na pesquisa básica e a orientação para a crítica e experimentação das fontes provaram ser pré-condições decisivas para o desenvolvimento das ciências humanas e naturais modernas, um desenvolvimento fortemente influenciado pela Augusta de Georgia.

A história de Georg-August-Universität Göttingen tem sido até hoje caracterizada pelo pragmatismo acadêmico e um senso de realidade, bem como uma grande consciência da responsabilidade social da ciência. Esta tradição abraça as contribuições do "Göttinger Sieben" (1837) e as de Max Born, Otto Hahn, Werner Heisenberg e Carl Friedrich von Weizsäcker, que iniciou o "Göttinger Erklärung" (1957) pedindo o abandono das armas nucleares de cada descrição. É nesta tradição que a Georgia Augusta hoje se define e a sua missão. Lembrando o capítulo mais sombrio de sua história durante o período do Nacional-Socialismo, a Universidade está empenhada em utilizar seus pontos fortes na formação de um mundo humano, tolerante e pacífico.

Autopercepção

Georg-August-Universität Göttingen reconhece sua posição dentro da comunidade científica, onde está junto com as universidades de pesquisa de importância internacional. Nas áreas de pesquisa e ensino, estudo e educação continuada, os objetivos da Universidade são

  • Preservar as percepções tradicionais com discernimento, torná-las utilizáveis e, por meio de um ensino excelente, transmiti-las às gerações futuras;
  • Para obter novos conhecimentos em todas as disciplinas, também através e além das fronteiras convencionais;
  • Capacitar todos os alunos da Universidade a atuarem com responsabilidade em suas atividades científicas, bem como em todos os campos da vida cultural, política e econômica.

Em sua tradição como uma universidade líder do Iluminismo, Georg-August-Universität Göttingen está comprometida com seu dever

  • Manter a estreita aliança de pesquisa e ensino para seu estímulo mútuo;
  • Considerar na reflexão crítica os interesses políticos, sociais e comerciais da época;
  • Assim fazendo, preservar e defender a liberdade da Universidade na pesquisa e sua independência no ensino científico.

Georg-August-Universität Göttingen se percebe como uma fonte de inovação para enriquecer todas as esferas da vida, considerando-a como sua tarefa

  • Colaborar com outras instituições científicas em pesquisa e ensino,
  • Para divulgar seus resultados de pesquisa e promover sua utilização e,
  • Contribuir para o desenvolvimento responsável do meio ambiente regional.

Georg-August-Universität Göttingen

  • Procura contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades e a superação de todas as desvantagens relacionadas com o gênero, étnicas, culturais, sociais e religiosas que se opõem a isso;
  • Está empenhada em assegurar a estrita observância dos princípios éticos das boas práticas científicas;
  • Informa o público em geral sobre a administração de suas tarefas e busca um debate aberto sobre os resultados de seus esforços.

Objetivos e meios

Com base em suas realizações em pesquisa e ensino, Georg-August-Universität Göttingen busca aumentar sua reputação internacional, concentrando-se em seus pontos fortes especiais:

  • Internacionalidade - aumentando sua capacidade de atrair cientistas, acadêmicos e estudantes do exterior; expansão de redes e parcerias internacionais para fomentar a pesquisa e jovens cientistas
  • Ensino e aprendizagem baseados em pesquisa - desenvolvimento de programas de estudo relacionados à pesquisa e treinamento orientado para o trabalho e cursos de educação continuada, escolas de pós-graduação e grupos de pesquisa júnior nos quais jovens acadêmicos e cientistas conduzem pesquisas independentes
  • Interdisciplinaridade e diversidade - intensificando a colaboração entre as humanidades e as ciências sociais, naturais e da vida, e preservação da diversidade temática no interesse da resolução de problemas para moldar o futuro
  • Autonomia - fortalecimento da auto-responsabilidade da Universidade como Fundação de Direito Público, incluindo também a de seus conselhos, faculdades e instituições
  • Cooperação com instituições não universitárias - ampliando e institucionalizando a colaboração com estabelecimentos de pesquisa apropriados em ciência, comércio e comunidade.

Cláusula Civil

A Universidade compromete-se com a paz e a justiça no mundo. A Universidade e os acadêmicos que nela trabalham se empenham em servir à paz no mundo por meio de pesquisa e ensino. Responsáveis pela sociedade, eles se comprometem a manter em suas ações os princípios éticos intrínsecos da ciência e da erudição.

Declaração de missão, Göttingen, julho de 2006, complementada pela cláusula civil adotada por meio da resolução do Senado da Universidade de 13 de fevereiro de 2013

Declaração de missão para ensino e aprendizagem

The University of Göttingen tem trabalhado para desenvolver um entendimento comum de bom ensino com o objetivo de desenvolver um conceito geral de Ensino e Aprendizagem na Universidade desde março de 2017. A discussão sobre Ensino e Aprendizagem na The University of Göttingen envolveu professores, alunos, e indivíduos da administração acadêmica em um processo participativo em toda a universidade. Em 15 de agosto de 2018, a Declaração da Missão para Ensino e Aprendizagem na The University of Göttingen que surgiu desse processo foi aprovada por unanimidade pelo Senado. Especialistas internos e externos da área de ensino superior apoiaram e contribuíram para o desenvolvimento de um entendimento comum de Ensino e Aprendizagem.

Um primeiro rascunho foi apresentado e discutido no segundo Congresso do Futuro da Universidade em novembro de 2017. No final do semestre de inverno 2017/18, o rascunho da Declaração de Missão foi aprovado pela Comissão Central de Ensino e Aprendizagem e pelos Reitores de Conselho de Estudos. Em seguida, no semestre de verão de 2018, houve uma reunião conjunta envolvendo representantes do Conselho Presidencial e do Senado, os alunos, os Reitores e os Reitores de Estudos, para dar os retoques finais à Declaração de Missão.

Nos últimos anos, The University of Göttingen tem feito esforços consideráveis para melhorar as condições de estudo e a qualidade do ensino, também com o apoio de projetos financiados pelo Pacto pela Qualidade do Ensino na Universidade. A Declaração da Missão de Ensino e Aprendizagem agora oferece aos professores e alunos uma importante estrutura de orientação e formará uma base sólida para o desenvolvimento contínuo da qualidade do ensino na The University of Göttingen .

Como uma universidade de renome internacional com foco em pesquisa, The University of Göttingen busca os ideais e o conceito educacional do Iluminismo. Está comprometida com a liberdade de pesquisa e ensino.

A comunidade de professores e alunos é movida pela curiosidade intelectual, uma cultura construtiva e crítica de discussão e participação em questões sociais e educacionais superiores. Os alunos são estimulados em seu desenvolvimento pessoal e capacitados a fazer julgamentos intelectualmente sólidos, com o objetivo de prepará-los para atuarem com sucesso em seus futuros campos de atividade. The University of Göttingen prepara seus alunos para posições de responsabilidade dentro e fora da academia.

Os professores envolvem os alunos na prática da pesquisa, bem como nos debates acadêmicos atuais, e mesmo desde o estágio inicial de seus estudos os ajudam a obter uma visão sobre a pesquisa que ocorre na Universidade e nos institutos de pesquisa extramuros no campus de Göttingen. Este ensino baseado em pesquisa permite que os alunos gerem uma curiosidade intelectual e alegria na aprendizagem e se envolvam criticamente com o assunto. As faculdades fornecem conhecimento especializado e os alunos adquirem habilidades metódicas, digitais e sociais cruciais. Eles desenvolvem experiência em resolução de problemas para lidar com questões especializadas, interdisciplinares e transdisciplinares, bem como desafios sociais em nível local e global. Isso fornece uma base de primeira classe para o desenvolvimento de identidades específicas relacionadas a um assunto e permite que os alunos tenham um aprendizado ao longo da vida.

The University of Göttingen espera que alunos e professores tenham uma atitude positiva, aberta e respeitosa na sala de aula. De acordo com os princípios de igualdade de oportunidades e justiça, ambientes de aprendizagem inclusivos e flexíveis e currículos permitem aos alunos contribuir com suas diferentes experiências e habilidades de forma independente e construtiva e desenvolver seus conhecimentos.

The University of Göttingen está enfrentando desafios globais. Os alunos consideram questões de assuntos especializados de várias perspectivas, e estas são complementadas com pontos de vista internacionais. Eles aprendem a se comunicar e agir com responsabilidade e respeito em diferentes contextos. Junto com seus parceiros internacionais, The University of Göttingen administra programas de graduação, oferece currículos internacionalizados e apóia colocações no exterior relacionadas a estudos.

The University of Göttingen vê como uma universidade tradicional. Ele usa inovações digitais para complementar o ensino no campus de maneiras adequadas e para abrir novos caminhos na didática. Alunos e professores se familiarizam com o potencial da mídia digital e da mobilidade virtual como um meio de rede internacional, bem como de melhorar a compatibilidade de estudos, carreira e vida privada, e quebrar barreiras.

A estreita ligação entre digitalização, internacionalização e orientação para a diversidade, juntamente com o ensino baseado em pesquisa, constroem as bases para estudos de graduação de alta qualidade e sucesso no campus de Göttingen.

O lema de fundação da The University of Göttingen é “In publica commoda” ou “Para o bem de todos”. Assim, The University of Göttingen vê o ensino e a aprendizagem no sentido de uma educação abrangente. Isso também inclui os aspectos sociais, econômicos e ecológicos da atuação para o desenvolvimento sustentável. Assim, o lema é um apelo aos professores e alunos, para contribuírem para o bem comum nas discussões e projetos sociais, tanto no estudo e no ensino como como cidadãos ativos.

Comprometido com o Futuro

The University of Göttingen é reconhecida como uma universidade de pesquisa de alto nível internacional. Suas características distintivas incluem a ênfase colocada no ensino baseado em pesquisa e a notável diversidade de disciplinas representadas, particularmente nas ciências humanas. As excelentes facilidades para a investigação científica nas ciências naturais e a excelente qualidade da investigação nesta área também contribuem para o perfil claro e único da Universidade. Em 2007, com base na sua Estratégia Institucional intitulada "Göttingen. Tradição - Inovação - Autonomia", a Georg-AugustUniversität foi uma das universidades a emergir com sucesso na primeira fase da Iniciativa de Excelência dos Governos Federal e Estadual da Alemanha. Este financiamento foi empregado para estabelecer novos centros de pesquisa, como os Courant Centres e o Lichtenberg-Kolleg, e para estabelecer focos de pesquisa inovadores. Além disso, jovens acadêmicos altamente promissores foram recrutados e pesquisadores líderes integrados no Campus de Göttingen. As medidas levaram a um reforço geral da visibilidade da Universidade, tanto a nível nacional como internacional, e serão levadas para o futuro.

A universidade leva o nome de seu fundador Georg August, Rei George II da Grã-Bretanha, Eleitor e Duque de Brunswick-Lüneburg (Hanover). De acordo com o espírito do Iluminismo, as faculdades foram fundadas como entidades iguais: a Teologia não tinha mais precedência entre elas. A primeira Faculdade de Matemática e Ciências Naturais nasceu em Göttingen. Durante um período considerável, a Universidade foi considerada o centro do mundo matemático, mas esse status foi perdido em 1933, quando sob o domínio nazista mais de 50 professores e conferencistas foram forçados a sair. Entre esses pesquisadores estavam vários dos 45 ganhadores do Nobel, cujos nomes estão associados a Göttingen.

Após a Segunda Guerra Mundial, Göttingen foi a primeira universidade da Alemanha a retomar as operações de ensino. Ele se expandiu para se tornar um dos maiores da Alemanha, com o número de alunos matriculados atualmente em

aproximadamente 29.300. A Universidade trabalha constantemente para valorizar o caráter internacional e a excelência de sua pesquisa e ensino. Os programas de estudo foram convertidos em estruturas de bacharelado e mestrado. A Universidade opera com base em uma maior autonomia e responsabilidade pessoal em todos os níveis, e a distribuição de recursos foi otimizada. Em 2003, Göttingen se tornou a primeira universidade da Alemanha com uma ampla gama de disciplinas a assumir a forma legal de uma fundação de direito público.

Na segunda fase da Iniciativa de Excelência, a Universidade de Göttingen apresentou com sucesso propostas de renovação para o apoio a uma Escola de Pós-Graduação e um Cluster de Excelência. No Cluster of Excellence »Microscopia no intervalo nanométrico e fisiologia molecular do cérebro« (CNMPB), técnicas de microscopia de alta resolução, por meio das quais estruturas e processos minúsculos podem ser analisados em células nervosas vivas, estão sendo desenvolvidas. O objetivo é obter insights que possibilitem a adoção de novas estratégias diagnósticas e terapêuticas no combate a doenças como Parkinson e esquizofrenia. O trabalho bem-sucedido da Escola de Pós-Graduação de Göttingen em Neurociências, Biofísica e Biociências Moleculares (GGNB) também está sendo continuado. Mantido por quatro faculdades universitárias, três Institutos Max Planck e o Centro Primata Alemão, o GGNB atualmente hospeda 430 pesquisadores de doutorado trabalhando em doze programas.

Além disso, a Universidade continuará a perseguir os projetos definidos em sua segunda Estratégia Institucional. O financiamento foi levantado para trazer uma melhoria significativa na investigação científica e apresentação das preciosas coleções acadêmicas da Universidade, bem como para expandir sua infraestrutura de pesquisa eletrônica baseada em TI.

Perspectivas de pesquisa e pesquisa

Entre os pontos fortes da Universidade de Göttingen estão sua grande tradição de pesquisa e a diversidade de assuntos representados. Quase todas as disciplinas acadêmicas, incluindo Medicina, mas com exceção das Ciências da Engenharia, estão representadas nas 13 Faculdades. A Universidade está intimamente conectada com instituições de pesquisa de destaque situadas localmente. Esta rede constitui o Campus Göttin gen, onde tal cooperação gera condições ideais para a realização de pesquisas de alto nível e internacionalmente competitivas e abre possibilidades especiais para o recrutamento e retenção de excelentes pesquisadores dentro e fora da Alemanha. A Universidade e seus parceiros enfatizam a promoção de jovens pesquisadores talentosos que exibam um potencial particular.

O sucesso desta cooperação é comprovado pelos Centros de Pesquisa Colaborativa, Grupos de Treinamento em Pesquisa, instalações de infraestrutura compartilhadas e nomeações para professores combinados. Dez Centros de Pesquisa Colaborativa, quatro Unidades de Pesquisa e dez Grupos de Treinamento em Pesquisa com função de coordenador são atualmente hospedados pela Universidade de Göttingen - evidência impressionante da força científica do Campus de Göttingen e da estreita cooperação entre a Universidade e as instituições de pesquisa não universitárias. O desenvolvimento no contexto dos Centros de Pesquisa Colaborativa é particularmente positivo, seu número passou de três (2009) para dez (2015).

Göttingen é, portanto, um centro de pesquisa competitivo na comparação nacional, principalmente com relação aos Grupos de Treinamento em Pesquisa, onde se classifica como uma das melhores universidades da Alemanha. Os focos de pesquisa desenvolvidos em conjunto com as instituições de pesquisa não universitárias, em particular nas neurociências e biociências, são características marcantes no perfil da Universidade. Um Cluster de Excelência e uma Escola de Pós-Graduação nesta área foram estabelecidos com sucesso com financiamento da primeira fase da Iniciativa de Excelência (2006-2012). O trabalho excepcionalmente inovador de ambas as entidades continua e será desenvolvido e refinado à medida que avançam para a próxima fase operacional.

Também exemplificando a excelente ciência e bolsa de estudos conduzida em nível internacional estão os campos de Pesquisa Cardiovascular, Biologia Molecular, Matéria Condensada, Biologia, Biodiversidade e Ecologia, Economia do Desenvolvimento, Estudos Religiosos e Estudos Modernos do Leste Asiático e Indiano.

Localizações

  • Göttingen

    Georg-August-Universität Göttingen, Wilhelmsplatz 1 (Aula), , Göttingen

Perguntas