Mestrado em Geografia Humana: Globalização, Mídia e Cultura
Mainz, Alemanha
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 360 / per semester *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* A JGU não cobra mensalidades; aplica-se uma taxa de organização a todos os estudantes - os custos cobrem um bilhete de transporte público na região; para nosso Workshop de Pesquisa e excursão, Módulo 6, haverá uma reunião única
Introdução
Você está procurando um programa aberto a estudantes de diferentes disciplinas de ciências sociais e culturais? Você é apaixonado por explorar o mundo através das lentes da geografia humana, cultural e da mídia? Se a resposta for “sim”, você deve
- candidatar-se a uma vaga para estudar Geografia Humana em um programa voltado para o futuro que combina os tópicos de globalização, mídia e cultura em uma abordagem interdisciplinar,
- mergulhar em fenômenos emocionantes de um mundo globalizado emaranhado em um contexto acadêmico internacional, tanto de uma perspectiva teórica quanto prática,
- desenvolver competências que lhe permitam ter uma visão crítica de questões importantes do nosso tempo e contribuir para a compreensão das questões culturais e sociais num mundo globalizado,
- lucrar com uma ampla gama de métodos de aprendizagem aplicados, incluindo a produção de curtas-metragens, podcasts e blogs,
- design your own research approaches and implement them in our international research workshop,
- learn from the best as international visiting scholars and experts regularly complement our team of academics and lecture on their current research in our weekly lecture series, and
- improve your career opportunities by studying a semester abroad or doing an internship in a professional field of your choice.
Why choose this course?
Você obterá uma perspectiva interdisciplinar sobre as relações geográficas entre cultura e sociedade nos processos de globalização. O foco está nas conexões entre cultura, sociedade, espaço e mídia, destacando os desafios políticos e sociais resultantes.
No primeiro semestre, você aprenderá os fundamentos teóricos da conexão entre geografia e globalização, mídia e cultura. A partir do segundo semestre você poderá optar por módulos optativos de disciplinas complementares.
Um elemento único em nosso programa é o uso ativo de técnicas de mídia relevantes. Ajuda você a complementar sua qualificação acadêmica interdisciplinar com habilidades acadêmicas versáteis. Aplicamos uma ampla gama de métodos de aprendizagem, incluindo a produção de curtas-metragens, podcasts e blogs. Em um workshop de pesquisa, você obterá um conhecimento profundo de pesquisas baseadas em teorias científicas e um treinamento sólido em trabalho de campo empírico abrangente.
Researchers from human and cultural geography will give you insights into exciting research areas. In our weekly lecture series, leading scholars from different geographical fields report on their current research projects. Furthermore, our team in Mainz regularly invites guest teachers from international universities as well as experts from the world of practice.
Spend a semester abroad to gain international study and research experience inside and outside of the university context. We can support you with contacts to many universities we cooperate with worldwide. If you are more interested in professional experience, acquire practical skills through an internship of your choice.
Uma educação geográfica cultural e midiática cientificamente fundamentada e refletida criticamente está à sua frente. Gradue-se como um pensador crítico e você será capaz de abordar e visualizar questões e desafios sociais e culturais do nosso mundo globalizado.
Currículo
Áreas de estudo
Em nosso programa emocionante, você abordará questões de globalização, mídia e cultura em diferentes níveis (por exemplo, social, cultural, geopolítico, econômico) e desenvolverá conhecimento aprofundado sobre tópicos como
- Arranjos entre cultura, espaço e sociedade
- Novas espacialidades para trocas virtuais e físicas do mundo
- Diversidade sociocultural, cosmopolitismo e potencialidades e desafios de um mundo sem fronteiras
- Emaranhamento entre a indústria da mídia global e a vida cotidiana
- Consciência crítica da cultura digital e do conteúdo das mídias sociais
Você se concentrará em três áreas de estudo:
Globalização e Geografia Cultural: Aprenda sobre os processos de globalização e os fenômenos culturais transnacionais, a fim de compreender a renegociação da relação (de poder) entre espaço, sociedade e cultura na era atual da globalização pós-moderna tardia. Quais são os desafios socioculturais do nosso mundo? Como esses problemas podem ser resolvidos? Como podemos lidar com as novas complexidades e complicações da dinâmica global?
Geografia da Mídia: Estude as interações entre mídia, sociedade, espaço e lugar através das lentes da geografia da mídia. Isto é fundamental numa época em que as tecnologias digitais permeiam todas as esferas das nossas vidas. Alcançar novas perspectivas geográficas em um mundo cada vez mais midiatizado. Participe de oficinas práticas de produção de mídia. Aprofunde-se em assuntos interessantes, como as etapas de produção desde a introdução a um filme audiovisual, trabalhando em projetos de Rádio Campus e criando conteúdo para mídias sociais e blogs. Este campo abre novas oportunidades significativas para ampliar sua experiência.
Investigação Empírica: Adquirir uma combinação extraordinária de competências para investigação teórica e empírica. Ao mesmo tempo, ganhe experiência no uso prático da tecnologia de mídia. Isto aplica-se não apenas aos tópicos geográficos convencionais, mas também ao campo inovador da geografia digital e à geografia das redes sociais. Realize um projeto de pesquisa em um workshop de pesquisa de orientação internacional. Explore o mundo e faça viagens de campo a lugares interessantes ao redor do globo.
Alunos ideais
Você tem …
- um diploma de bacharel em Geografia ou disciplina relacionada nas Ciências Sociais, Estudos Culturais ou Humanidades
- a motivação para explorar o mundo através das lentes da Geografia Humana, Cultural e da Mídia
- interesse em combinar debates teóricos e pesquisas empíricas
- prova dos conhecimentos de inglês exigidos (por exemplo TOEFL > 213 pontos, IELTS > 5,5 TELC Inglês min. B2)
Oportunidades de carreira
Como graduado com mestrado em Geografia Humana, as oportunidades de emprego e os campos de trabalho são abundantes. Nosso objetivo é dar alguns exemplos na seção a seguir, mas queremos enfatizar que muitas outras possibilidades estão em jogo:
- Jornalismo e Relações Públicas
- Desenvolvimento de negócios
- Empresas de mídia
- Fazendo um filme
- Autoridades e Consultores Locais ou Municipais, Marketing
- Agências Digitais
- Instituições Políticas e ONGs
- Pesquisa/Carreira Acadêmica