Mestrado Internacional em Gestão Sustentável e Inovadora de Recursos Naturais
Ghent, Bélgica
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
28 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 6000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Estudantes europeus (todos os países da UE + Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia): 6.000€ | Estudantes não europeus: 12.000€ | Para os bolseiros Erasmus Mundus o valor da propina está incluído na bolsa
Introdução
Neste webinar, com Q&A, A equipa do SINReM mergulha-o no panorama e âmbito do programaas suas diferentes opções de mobilidade as universidades parceiras de alto nível, o prestigioso Rótulo EIT atribuído ao SINReM e as Bolsas de estudo AVSA que lhe estão associadas.
Além disso, o SINReM ex-alunos falarão das suas experiências e do que o SINReM significou para eles: a nível pessoal, académico e profissional.
Registe-se aqui: https://shorturl.at/7sK8j
O Mestrado Internacional em Gestão Sustentável e Inovadora de Recursos Naturais (SINReM) ensina os estudantes a desenvolver soluções sustentáveis em toda a cadeia de valor das matérias-primas. Desde a exploração de recursos até aos processos de extração sustentáveis, ao desenvolvimento de materiais mais sustentáveis e à reciclagem, os estudantes são ensinados a encontrar novas soluções que contribuam para alcançar uma economia circular.
As nossas três universidades parceiras combinam conhecimentos especializados em toda a cadeia de valor das matérias-primas. Mantemos ligações estreitas com parceiros industriais, fornecendo os seus conhecimentos para desenvolver um novo tipo de profissional com a missão de trazer mais sustentabilidade ao sector das matérias-primas.
A Universidade de Uppsala oferece amplo conhecimento sobre a exploração de recursos raros. Também se concentra na gestão da inovação e na formação em empreendedorismo. A TU Bergakademie Freiberg oferece sua proficiência em tecnologias de extração sustentáveis e ecologicamente corretas. A Universidade de Ghent contribui através da sua experiência líder em economia circular, ciência e tecnologia ambiental, recuperação de recursos provenientes de resíduos e avaliação de sustentabilidade.
Resultado do programa
O Mestrado Internacional em Gestão Sustentável e Inovadora dos Recursos Naturais (SinREM) educa um novo leque de profissionais de engenharia de recursos, focando-se no desenvolvimento de conceitos e tecnologia ao longo da cadeia de valor das matérias-primas para a tornar mais sustentável. Os graduados serão profissionais em forma de T com uma visão holística de toda a cadeia de valor com profundo conhecimento de uma vertente particular e uma mentalidade altamente empreendedora com forte foco na inovação.
Galeria
Currículo
Estrutura
Este programa de 2 anos contém 120 unidades de crédito ECTS e conduz ao diploma conjunto do Mestrado Internacional em Gestão Sustentável e Inovadora dos Recursos Naturais.
Para expor todos os estudantes a diferentes contextos institucionais, a mobilidade estudantil na Europa é parte integrante do programa.
- Módulo Geral de Entrada - Semestre I 30 ECTS - Universidade de Ghent
- Módulo Avançado - Semestre II 30 ECTS - Universidade de Uppsala
- Visita de estudo - Escola de Verão - Universidade de Friburgo
- Módulo Avançado II - Semestre III 60 ECTS - escolher uma das seguintes majorações que contenham unidades curriculares (optativas) combinadas com a investigação de dissertação de mestrado:
- exploração geo-recursos (Uppsala)
- processos sustentáveis (Freiberg)
- recuperação sustentável de materiais e recursos (Gand)
Todos os alunos irão mudar como coorte para Gent, Freiberg e Uppsala no primeiro ano, cuja abordagem tem vantagens significativas em rede e coesão social.
Durante este primeiro ano, os alunos são introduzidos à cadeia de valor, à gestão dos recursos naturais, à economia circular, às suas vertentes económica, política e jurídica, técnicas de inventário, ao conceito de tecnologia limpa e às ferramentas de avaliação do ciclo de vida para avaliar a sustentabilidade de produtos, serviços e processos. Além disso, os alunos são expostos a formação básica nas diferentes ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para intervir em diferentes partes da cadeia de valor (exploração geo-recursos, processos de extração sustentável (química), materiais sustentáveis e tecnologia de recuperação de recursos).
No segundo ano, os alunos têm a opção de se especializar, selecionando uma tese principal e realizando investigação de tese. Interagem com o setor profissional através da cooperação na investigação de teses, estágios, palestras e seminários.
Diversas unidades curriculares integradas e integradoras ao longo do programa estimulam o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes, docentes e stakeholders não académicos que atuam na cadeia de valor, e desafiam os alunos a desenvolverem e aplicarem técnicas multidisciplinares e criativas de resolução de problemas. Cada um destes cursos é coordenado por um parceiro académico, mas envolve a contribuição ativa dos outros Parceiros Associados e Apoiantes educativos e não académicos,
por exemplo Introdução à economia circular, economia e gestão dos recursos naturais; Problemas e inovações na cadeia de processos de recursos raros; Seminário em Rede de Matérias-Primas; Gestão da Inovação, Empreendedorismo e DPI; Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Planos de Negócio; Química dos Recursos I e II (Escola de Verão); Dissertação de Mestrado
e o Evento Conjunto de Dissertação de Mestrado no final do programa de dois anos.
O programa SinREM proporciona ainda formação complementar de competências para ensinar os alunos a avaliar o impacto ambiental e societal das intervenções na cadeia de valor (e.g. avaliação de recursos) e ser criativo e inovador não só em ambiente académico de investigação mas também em ambientes empresariais.
Estes cursos incluem cursos de línguas, um curso de gestão da inovação, DPI e empreendedorismo e um curso de Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Plano de Negócios que prepara os alunos para a sua dissertação de investigação. Os dois últimos cursos incluem contribuições de Parceiros Associados e Apoiantes.
As unidades curriculares optativas de especialização, um Estágio optativo e a Dissertação de Mestrado permitem aos alunos aprofundar os seus conhecimentos e escolher um Major no segundo ano, especializando-se assim na área à sua escolha. De acordo com a experiência e especialização dos institutos e docentes envolvidos, os alunos podem escolher entre a Exploração Geo-recursos em Uppsala, os Processos Sustentáveis em Freiberg e a Recuperação de Recursos e Materiais Sustentáveis em Gand. A seleção de disciplinas optativas, por cada aluno individual, permite a construção de um forte perfil de competências e necessita de aprovação pelo Conselho de Gestão do SinREM (MB) para evitar qualquer repetição ou sobreposição de cursos dentro de cada currículo individual. Os alunos serão ainda orientados pelo secretariado local e de coordenação do SINREM e pelos docentes durante uma seleção de disciplinas optativas.
A dissertação de mestrado é um trabalho de investigação original e um requisito para a obtenção do grau de mestre por parte de todos os candidatos. Visa desenvolver e fortalecer as capacidades de investigação dos estudantes. O aluno seleciona um tema e é orientado por um promotor ou orientador. A dissertação consiste numa parte de revisão de literatura, uma reflexão teórica e uma análise original do tema. A pesquisa envolvida é realizada num dos institutos parceiros ou com um dos parceiros (industriais) associados.
Admissões
Rankings
Classificação da Faculdade de Engenharia de Biociências:
Classificação QS: posição 7 (Agricultura e Silvicultura)
Ranking de Xangai: posição 13 (Ciências Agrárias)
Classificação do Times Higher Education: posição 47 (Ciências da Vida)
Classificação da Universidade Nacional de Taiwan: posição 21 (Ciências Agrícolas)
Classificação da Universidade de Gante
Ranking de Xangai: posição 84
Classificação do Times Higher Education: posição 107
Classificação da Universidade Nacional de Taiwan: posição 84
Classificação QS: posição 159
Classificação de sustentabilidade QS: posição 58
Bolsas de estudo e financiamento
Bolsas Erasmus Mundus
As bolsas ERASMUS Mundus estão disponíveis apenas para os Programas Conjuntos de Mestrado ERASMUS Mundus:
- AquaH - Mestrado Internacional em Gestão de Saúde em Aquicultura
- SINReM - Mestrado Internacional em Gestão Sustentável e Inovadora de Recursos Naturais
- IMETE - Mestrado Internacional em Tecnologia e Engenharia Ambiental
- IMRD - Mestrado Internacional em Desenvolvimento Rural
Entre em contato com a universidade para obter mais informações.