Mestre em Ciências em Gestão Sustentável de Terras
Brussels, Bélgica
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
31 Jul 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
22 Sep 2025
PROPINAS
EUR 1116 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para cidadãos não pertencentes ao EEE |1.116 por ano para cidadãos do EEE
Introdução
O programa de mestrado em Gestão Sustentável dos Solos é organizado conjuntamente pela Vrije Universiteit Brussel (VUB) e pela Universidade de Ghent. Professores de ambas as universidades estão a ministrar os cursos do programa.
O primeiro ano do programa de dois anos, a tempo inteiro, fornece uma base em Gestão Sustentável do Território, com a disciplina principal em Ciência do Solo ou Engenharia do Território Urbano. O segundo ano oferece cursos especializados numa das duas disciplinas principais. O currículo do primeiro ano e a disciplina principal em "Ciência do Solo" do segundo ano são organizados na Universidade de Ghent, enquanto que todos os cursos da disciplina principal em Engenharia do Solo Urbano do segundo ano são organizados na Vrije Universiteit Brussel. Os estudantes de Gestão Sustentável do Território têm de residir em Bruxelas durante o segundo ano. O ano académico começa na última semana de setembro.
Organização de Acreditação Holandesa-Flamenga (NVAO)
Acreditado
Currículo
A trilha de aprendizado modelo no Mestrado Interuniversitário em Recursos Físicos do Solo: Engenharia de Recursos Terrestres (Gestão do Solo Urbano a partir de 2021-22) (120 ECTS) inclui:
- Disciplinas Obrigatórias (80 ECTS)(60 ECTS em MA1, 20 ECTS em MA2)
- Disciplinas Eletivas (10 ECTS em MA2)
- Tese de Mestrado (30 ECTS em MA2)
Cada um dos módulos deve ser concluído com sucesso pelo aluno para obter o diploma. O aluno tem de respeitar todos os requisitos de inscrição. Para cada (sub)módulo é indicado a que ano da via modelo a tempo inteiro (ano 1 ou ano 2) pertencem os cursos. É altamente recomendável seguir o modelo de trilha de aprendizado (primeiro ano 1, depois ano 2) e adicionar os cursos ao plano de estudos levando em consideração o nível do curso: primeiro cursos introdutórios, depois cursos avançados e, finalmente, cursos especializados.
O currículo do primeiro ano da trilha de aprendizado modelo em Engenharia de Recursos Terrestres (Urban Land Management) é organizado na Universidade de Ghent, enquanto todos os cursos da disciplina principal em Engenharia de Recursos Terrestres (Urban Land Management) do segundo ano desta pista são organizadas no Vrije Universiteit Brussel .
Admissões
Taxa de matrícula do programa
Bolsas de estudo e financiamento
We are a public university and thus subsidized by the government. This results in relatively low tuition fees for the bachelor’s, master's, and PhD programs. We have some scholarships available for our master’s programs.
Resultado do programa
O graduado do Principal Assunto Ciência do Solo:
- pode deduzir informações da caracterização do material do solo e seu ambiente sobre os processos de formação do solo, em particular para áreas tropicais (úmidas e secas), e é competente na interpretação dos dados em relação ao solo e ao regolito como parte do ecossistema, ambos no tempo e no espaço;
- pode estudar cientificamente os aspectos abióticos do manejo do solo e da água e tem conhecimento de sistemas e técnicas de engenharia agrícola;
- tem conhecimento sobre solo e métodos para avaliar o solo e seus componentes (partes sólidas do solo, fluidos do solo, ar do solo) para múltiplas aplicações;
- tem competência para reconhecer o impacto das intervenções e medidas técnicas no âmbito da gestão do solo e do solo, tanto a curto como a longo prazo, e para o compreender, avaliar e interpretar;
- tem competência para usar equipamentos modernos, informática e tecnologia de computador para inventariar o solo ou terrenos e modelar processos abióticos.
O graduado da Disciplina Principal em Engenharia de Recursos Terrestres combina conhecimento científico aplicado e competência técnica avançada em aspectos não agrícolas da gestão do solo, e em particular:
- pode usar GIS e técnicas de observação da terra para inventariar digitalmente e processar dados do solo e características da paisagem;
- adquiriu os conhecimentos básicos em geotécnicas com especial referência às aplicações práticas do solo como material de construção e fundação e à estabilidade de taludes e escavações;
- pode usar técnicas de campo, físicas e químicas para estudar e descrever solo e camadas de regolito;
- possui conhecimento sobre as interações entre solo e água subterrânea em relação à gestão ambiental e uso do solo;
- tem conhecimento dos processos que influenciam a estabilidade do solo e da paisagem, conhece e pode projetar possíveis medidas de manejo e remediação.
Após a formatura, você pode continuar sua carreira acadêmica como pesquisador de doutorado.
Oportunidades de carreira
Os empregos podem ser encontrados nas áreas de:
- manejo do solo
- avaliação do ambiente
- gestão da água, incluindo abastecimento e controle de água
- estabilidade de taludes e escavações
- uso do solo como material de construção
- desenvolvimento costeiro
- erosão e transporte de sedimentos