Mestrado em Investigação e Estudos da Europa de Leste (MIREES) (Joint degree pragramme)
Kaunas, Lituânia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 May 2024
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
O M.I.R.E.E.S. é um programa de pós-graduação inovador, inteiramente lecionado em inglês, único em Itália e na Europa, vocacionado para estudantes que possuam uma licenciatura em Economia, Política, Relações Internacionais, História, Línguas, ou Estudos Culturais em geral, e que gostariam agora de adquirir um conhecimento especializado e aprofundado da Europa Oriental e do amplo espaço euro-asiático, da Europa à China. Essa área variegada, geopoliticamente crucial, só pode ser entendida através de uma abordagem interdisciplinar que combine perspetivas políticas, económicas, culturais e históricas.
Além disso, os estudantes são convidados a ganhar experiências diretas no terreno, em primeiro lugar através de uma mobilidade obrigatória de 5 meses numa das universidades parceiras da área, em segundo lugar através de palestras convidadas com professores, ativistas e políticos da Europa de Leste, Rússia ou Ásia Central e, por fim, se quiserem, através de trabalho de campo ou de outros programas de intercâmbio na preparação da sua tese.
O M.I.R.E.E.S. combina uma abordagem académica com a formação profissional, forjando potenciais consultores, analistas e gestores, como Area Experts para agências internacionais, administrações públicas, empresas privadas e públicas, e ONGs, além de oferecer uma base sólida para a prossecução dos estudos académicos ao nível do Doutoramento.
Professores
Sonia Lucarelli. Professor na Universidade de Bolonha, membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva do Fórum sobre os Problemas da Paz e da Guerra em Florença e do Instituto de Assuntos Internacionais (IAI) em Roma. É membro do Conselho Diretivo da Associação Italiana de Ciência Política. Lucarelli foi Membro Residente do Instituto de Estudos Avançados de Bolonha e Bolseiro Jean Monnet no European University Institute. As suas áreas de especialização incluem a política externa e imagem externa da UE, a segurança europeia, a NATO, a identidade europeia e a política externa, as migrações e a justiça global.
Stefano Bianchini. Doutor Honoris Completo da Vytautas Magnus University. Stefano Bianchini é Professor de História e Política da Europa Oriental na Universidade de Bolonha. De 2015 a 2021 foi delegado do Reitor para as relações com a Europa de Leste. Anteriormente, foi diretor do Mestrado Interdisciplinar de Artes em Estudos da Europa Oriental (MIREES), com a duração de dois anos. É membro da Comissão Executiva e ex-Vice-Presidente da Association for Studies of Nationalities (ASN) sediada no Instituto Harriman, Columbia University, Nova Iorque, e Editor Executivo da revista blind peer-review “Southeastern Europe”, publicada por Brill, Leiden, e outras revistas académicas. Como especialista em questões balcânicos, foi conselheiro do TPIJ, em Haia
Tvrtko Jakovina. Professor Catedrático e antigo diretor do Departamento de História da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Zagreb. É autor de vários livros incluindo “O Terceiro Lado da Guerra Fria” /Trea strana Hladnog rata/(2011), bem como de vários artigos que tratam da política externa da Jugoslávia de Tito e da história croata no século XX. A sua mais recente publicação é uma biografia do último ministro jugoslavo dos Negócios Estrangeiros, Budimir Lončar. É vice-presidente da Croata Fulbright Alumni Association, membro do Conselho de Administração da Associação Croata-Americana, Presidente do Conselho de Administração do Centro para a Democracia e Direito “Miko Tripalo” e membro de vários conselhos editoriais.
Galeria
Admissões
Resultado do programa
O programa visa preparar profissionais capazes de analisar, interpretar, avaliar e gerir problemas relativos à dimensão internacional, particularmente fenómenos políticos, económicos e sociais na Europa de Leste. Para tanto, o programa inclui atividades de aprendizagem em economia, estudos filológicos, históricos, culturais e línguas da região que se integram mutuamente para proporcionar uma preparação aprofundada sobre o funcionamento dos sistemas políticos, sociais e econômicos nos países de Europa de Leste e o seu papel no contexto internacional. O programa de mestrado em Pesquisa e estudos interdisciplinares sobre a Europa de Leste combina diferentes campos, conhecimentos, métodos e atividades profissionais.
Oportunidades de carreira
O MIREES combina uma abordagem académica com formação profissional, formando potenciais consultores, analistas e gestores perspicazes como especialistas de área para agências internacionais, administrações públicas, empresas públicas e privadas e ONG, ao mesmo tempo que oferece uma base sólida para estudos académicos adicionais no doutoramento. D. nível.