Mestrado em Comércio e Marketing do Consumidor
Parma, Itália
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Italiano
RITMO
Tempo integral, Meio período
PRAZO DE INSCRIÇÃO
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DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
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PROPINAS
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FORMATO DE ESTUDO
Misturado, No campus
* As propinas variam com base em um sistema de propinas proporcionais: https://en.unipr.it/studying/tuition-fees-and-scholarships-2020-2021
Introdução
O programa
As atividades de trade marketing têm se tornado cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância tem sido reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; um aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que podem ser considerados como verdadeiras revoluções, como e-commerce; e aumento dos níveis de concentração comercial nos processos de compra e venda, de forma a afetar as relações de poder “verticais” na cadeia de suprimentos. Esses fenômenos têm gerado forte demanda por profissionais com formação cultural consolidada na área de planejamento, gestão e organização de estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, na fabricação, distribuição e serviço, tanto em nível nacional como internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar relações de canal.
O Curso foi estruturado para proporcionar proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, varejo e gestão de canais, políticas de merchandising, sistemas de planejamento e monitoramento de vendas, estratégias de trade marketing. Essas bases de marketing, desenvolvidas durante o primeiro ano do curso, são complementadas pela história econômica da comercialização e pela análise do cenário macroeconômico da distribuição e gestão. As metodologias estatísticas necessárias para a análise de dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Ciência de Dados. Com o tempo, o curso expandiu a área de competências essenciais para cobrir todas as áreas especializadas em prática e pesquisa de marketing, com temas como Neuromarketing, Análise do comportamento do consumidor, Marketing Digital, Marketing de fidelidade, Marketing na loja, Gestão de categorias, Moda e Design Marketing, Métricas de Canal, Gestão de Canais, Gestão de Marca, Gestão de Relacionamento com o Cliente e Análise do Cliente
Nenhum outro curso de mestrado na Itália abrange uma oferta tão diversificada de temas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e Ph.D. estudantes que ensinam e operam na área de marketing da University of Parma e estão envolvidos no curso.
O ajuste entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades de negócios das empresas é constantemente avaliado em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é assegurado pelo fato de os professores que ministram os cursos conduzirem suas próprias pesquisas nesses setores ) e por meio do envolvimento contínuo com gerentes e especialistas do mercado.
O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e palestrantes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.
O curso é ministrado em italiano, que é o idioma necessário também para o teste de admissão. O teste de admissão é um exame que deve ser realizado pessoalmente e é administrado duas vezes por ano, em julho e outubro. Os candidatos devem possuir uma licenciatura em Administração, Economia ou Estatística, com um mínimo de 8 créditos ECTS em Marketing, para se candidatarem à prova.
O que esperar após a formatura
Os graduados com mestrado em Comércio e Marketing de Consumo podem ocupar cargos de responsabilidade na gestão de empresas de manufatura, serviços, distribuição e comercialização. Mais especificamente, as funções que podem ser desempenhadas de forma eficaz pelos graduados do Mestrado em Trade Marketing e Estratégias Comerciais são:
- Área comercial: Gerente de vendas, gerente de contas-chave, gerente de área, gerente de trade marketing; Gerente de canal; Gerente de comércio eletrônico, gerente de exportação, gerente de loja.
- Área de marketing: gerente de marketing, gerente de marca, gerente de produto, gerente de marketing de fidelidade, merchandiser, gerente de atendimento ao cliente.
- Aquisições: Comprador, Gerente de categoria, gerente da cadeia de suprimentos, gerente de compras eletrônicas.
- Análise: gerente de pesquisa, analista de mercado, especialista em CRM, consultor comercial
Requisitos de admissão
Os requisitos são descritos aqui em detalhes em italiano.
Instrução para estudantes italianos e europeus .
Procedimentos para nacionais de países terceiros .
Visão geral do curso
O curso de Mestrado em Comércio e Marketing ao Consumidor foi fundado em 2005. Foi o primeiro Mestrado em Marketing na Itália e foi projetado para fornecer treinamento específico para o desenvolvimento de estratégias de marketing e políticas comerciais de empresas de manufatura, varejo e serviços. Ela decorre da atividade de pesquisa de 50 anos da Área de Marketing da University of Parma , uma conhecida “escola de pesquisa” no campo do varejo, distribuição e gerenciamento de canais. As atividades de trade marketing se tornaram cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância foi reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que possam ser considerados verdadeiras revoluções, como o comércio eletrônico; e um aumento nos níveis de concentração comercial nos processos de compras e vendas, de modo a afetar as relações de poder "verticais" na cadeia de suprimentos. Esses fenômenos deram origem a uma forte demanda por profissionais com formação cultural consolidada na área de planejamento, gestão e organização de estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, em manufatura, distribuição e serviço, tanto em nível nacional quanto internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar relações de canal.
Portanto, o Curso foi estruturado para fornecer proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, gerenciamento de varejo e canal, políticas de merchandising, sistemas para planejamento e monitoramento de vendas, estratégias de trade marketing. Essas fundações de marketing, desenvolvidas durante o primeiro ano do curso, são complementadas pelo histórico econômico da análise de cenário macroeconômico de marketing e distribuição e gerenciamento. As metodologias estatísticas necessárias para a análise dos dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Ciência de Dados. Com o tempo, o curso expandiu a área de competências essenciais para cobrir todas as áreas especializadas em prática e pesquisa de marketing, com temas como Neuromarketing, Análise de Comportamento do Consumidor, Marketing Digital, Marketing de Lealdade, Marketing na Loja, Gerenciamento de Categoria, Moda e Design Marketing, Métricas de Canal, Gerenciamento de CanalGerenciamento de Marca, Gerenciamento de Relacionamento com Cliente e Análise de Cliente
Nenhum outro curso de mestrado na Itália abrange uma oferta tão diversificada de temas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e Ph.D. estudantes que ensinam e operam na área de marketing da University of Parma e estão envolvidos no curso.
O ajuste entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades de negócios das empresas é constantemente avaliado em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é assegurado pelo fato de os professores que ministram os cursos conduzirem suas próprias pesquisas nesses setores ) e por meio do envolvimento contínuo com gerentes e especialistas do mercado.
O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e palestrantes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.
Opções de duplo grau
O curso oferece três graus duplos, para alunos com excelente desempenho (1-2 vagas disponíveis somente por ano):
- Grenoble Ecole de Management - França (Master in Management). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em Grenoble, em inglês.
- Hochschule Bochum - Alemanha (Master in International Management). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em Grenoble, em alemão E inglês. Alemão e inglês são obrigatórios.
- FECAP São Paulo do Brasil (Brasil) (Mestrado Profissional em administração - Mestre em Administração de Empresas). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em São Paulo, em inglês. O português básico é obrigatório.
Quem estiver interessado nos programas de dupla titulação deve primeiro passar no teste de admissão ao Mestrado em Comércio e Marketing do Consumidor e, no final do primeiro semestre (março de cada ano) pode candidatar-se a uma avaliação competitiva para a admissão aos programas de duplo diploma.
Currículo
O programa
As atividades de trade marketing têm se tornado cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância foi reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; um aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que podem ser considerados como verdadeiras revoluções, como o e-commerce; e aumento dos níveis de concentração comercial nos processos de compra e venda, de modo a afetar as relações de poder “verticais” na cadeia de suprimentos. Estes fenómenos têm suscitado uma forte procura de profissionais com uma bagagem cultural consolidada na área do planeamento, gestão e organização das estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, em manufatura, distribuição e serviços, tanto em nível nacional quanto internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar as relações de canal.
O Curso foi estruturado para proporcionar proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, varejo e gestão de canais, políticas de merchandising, sistemas de planejamento e acompanhamento de vendas, estratégias de trade marketing. Esses fundamentos de marketing, desenvolvidos durante o primeiro ano do curso, são complementados pela história econômica de marketing e distribuição e análise do cenário macroeconômico de gestão. Metodologias estatísticas necessárias para a análise de dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Data Science. Com o tempo, o curso ampliou a área de competências essenciais para abranger todas as áreas de especialização em prática e pesquisa de marketing, com disciplinas como Neuromarketing, Análise do Comportamento do Consumidor, Marketing Digital, Marketing de Fidelidade, Marketing em Loja, Gestão de Categorias, Moda e Design Marketing, métricas de canal, gerenciamento de canal, gerenciamento de marca, gerenciamento de relacionamento com o cliente e análise de cliente
Nenhum outro curso de mestrado na Itália cobre uma oferta tão diversificada de disciplinas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e doutores. alunos que lecionam e atuam na Área de Marketing do University of Parma e estão envolvidos no Curso.
A adequação entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades empresariais das empresas é constantemente avaliada em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é garantido pelo fato de os professores ministrarem os cursos realizarem suas próprias pesquisas nesses setores ), e por meio do envolvimento contínuo com gestores e especialistas do mercado.
O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e professores-gerentes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.
O curso é ministrado em italiano, que é o idioma exigido também para o teste de admissão. O teste de admissão é um exame que deve ser realizado presencialmente e é aplicado duas vezes por ano, em julho e outubro. Os candidatos devem possuir uma licenciatura em Gestão ou Economia ou Estatística, com um mínimo de 8 créditos ECTS em Marketing, para se candidatarem à realização do teste.
Visão geral do curso
O curso de Mestrado em Trade and Consumer Marketing foi fundado em 2005. Foi o primeiro Mestrado em Marketing na Itália e foi projetado para fornecer treinamento específico para o desenvolvimento de estratégias de marketing e políticas comerciais de empresas de manufatura, varejo e serviços. Ela decorre da atividade de pesquisa de 50 anos da Área de Marketing da University of Parma , uma conhecida “escola de pesquisa” na área de varejo, distribuição e gestão de canais. As atividades de trade marketing têm se tornado cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância foi reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; um aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que podem ser considerados como verdadeiras revoluções, como o e-commerce; e aumento dos níveis de concentração comercial nos processos de compra e venda, de modo a afetar as relações de poder “verticais” na cadeia de suprimentos. Esses fenômenos geraram uma forte demanda por profissionais com uma bagagem cultural consolidada na área de planejamento, gestão e organização de estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, em manufatura, distribuição e serviços, tanto em nível nacional quanto internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar as relações de canal.
O Curso foi, portanto, estruturado para proporcionar proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, varejo e gestão de canais, políticas de merchandising, sistemas de planejamento e acompanhamento de vendas, estratégias de trade marketing. Esses fundamentos de marketing, desenvolvidos durante o primeiro ano do curso, são complementados pela história econômica de marketing e distribuição e análise do cenário macroeconômico de gestão. Metodologias estatísticas necessárias para a análise de dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Data Science. Com o tempo, o curso ampliou a área de competências essenciais para abranger todas as áreas de especialização em prática e pesquisa de marketing, com disciplinas como Neuromarketing, Análise do Comportamento do Consumidor, Marketing Digital, Marketing de Fidelidade, Marketing em Loja, Gestão de Categorias, Moda e Design Marketing, Métricas de Canais, Gerenciamento de Canais Gerenciamento de Marcas, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente e Análise de Clientes
Nenhum outro curso de mestrado na Itália cobre uma oferta tão diversificada de disciplinas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e doutores. alunos que lecionam e atuam na Área de Marketing do University of Parma e estão envolvidos no Curso.
A adequação entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades empresariais das empresas é constantemente avaliada em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é garantido pelo fato de os professores ministrarem os cursos realizarem suas próprias pesquisas nesses setores ), e por meio do envolvimento contínuo com gestores e especialistas do mercado.
O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e professores-gerentes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.
Opções de grau duplo
O curso oferece três Double Degrees, para alunos com excelente desempenho (apenas 1-2 vagas disponíveis a cada ano):
- Grenoble Ecole de Management - França (Mestrado em Gestão). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em Grenoble, em inglês.
- Hochschule Bochum - Alemanha (Mestrado em Gestão Internacional). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em Grenoble, em alemão e inglês. Alemão e inglês são obrigatórios.
- FECAP São Paulo do Brasil (Brasil) (Mestrado Profissional em Administração - Master in Business Administration). O primeiro ano em Parma, em italiano, e o segundo ano em São Paulo, em inglês. É necessário português básico.
Os interessados nos programas de dupla titulação devem passar primeiro no teste de admissão ao Mestrado em Comércio e Marketing de Consumo e, no final do primeiro semestre (março de cada ano) podem candidatar-se a uma avaliação competitiva para a admissão nos programas de dupla titulação.
Admissões
Galeria
Resultado do programa
O que esperar após a formatura
Os mestrandos em Comércio e Marketing de Consumo podem ocupar cargos de responsabilidade na gestão de empresas fabris, de serviços, de distribuição e de comercialização. Mais especificamente, os papéis que podem ser efetivamente desempenhados pelos mestrandos em Trade Marketing e Estratégias Comerciais são:
- Área Comercial: Gerente de Vendas, Gerente de Key Accounts, Gerente de Área, Gerente de Trade marketing; Gerente de canal; Gerente de e-commerce, gerente de exportação, gerente de loja.
- Área de marketing: Gerente de marketing, Gerente de marca, Gerente de produto, Gerente de marketing de fidelidade, Merchandiser, Gerente de atendimento ao cliente.
- Compras: Comprador, Gerente de Categoria, Gerente de Cadeia de Suprimentos, Gerente de E-procurement.
- Análise: Gerente de pesquisa, analista de mercado, especialista em CRM, consultor comercial