Keystone logo
University of Parma Mestrado em Comércio e Marketing do Consumidor
University of Parma

Mestrado em Comércio e Marketing do Consumidor

Parma, Itália

2 Years

Italiano

Tempo integral, Meio período

Solicitar prazo de inscrição

Solicitar a data de início mais próxima

Solicitar propinas

Misturado, No campus

* As propinas variam com base em um sistema de propinas proporcionais: https://en.unipr.it/studying/tuition-fees-and-scholarships-2020-2021

Introdução

O programa

As atividades de trade marketing têm se tornado cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância tem sido reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; um aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que podem ser considerados como verdadeiras revoluções, como e-commerce; e aumento dos níveis de concentração comercial nos processos de compra e venda, de forma a afetar as relações de poder “verticais” na cadeia de suprimentos. Esses fenômenos têm gerado forte demanda por profissionais com formação cultural consolidada na área de planejamento, gestão e organização de estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, na fabricação, distribuição e serviço, tanto em nível nacional como internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar relações de canal.

O Curso foi estruturado para proporcionar proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, varejo e gestão de canais, políticas de merchandising, sistemas de planejamento e monitoramento de vendas, estratégias de trade marketing. Essas bases de marketing, desenvolvidas durante o primeiro ano do curso, são complementadas pela história econômica da comercialização e pela análise do cenário macroeconômico da distribuição e gestão. As metodologias estatísticas necessárias para a análise de dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Ciência de Dados. Com o tempo, o curso expandiu a área de competências essenciais para cobrir todas as áreas especializadas em prática e pesquisa de marketing, com temas como Neuromarketing, Análise do comportamento do consumidor, Marketing Digital, Marketing de fidelidade, Marketing na loja, Gestão de categorias, Moda e Design Marketing, Métricas de Canal, Gestão de Canais, Gestão de Marca, Gestão de Relacionamento com o Cliente e Análise do Cliente

Nenhum outro curso de mestrado na Itália abrange uma oferta tão diversificada de temas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e Ph.D. estudantes que ensinam e operam na área de marketing da University of Parma e estão envolvidos no curso.

O ajuste entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades de negócios das empresas é constantemente avaliado em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é assegurado pelo fato de os professores que ministram os cursos conduzirem suas próprias pesquisas nesses setores ) e por meio do envolvimento contínuo com gerentes e especialistas do mercado.

O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e palestrantes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.

O curso é ministrado em italiano, que é o idioma necessário também para o teste de admissão. O teste de admissão é um exame que deve ser realizado pessoalmente e é administrado duas vezes por ano, em julho e outubro. Os candidatos devem possuir uma licenciatura em Administração, Economia ou Estatística, com um mínimo de 8 créditos ECTS em Marketing, para se candidatarem à prova.

O que esperar após a formatura

Os graduados com mestrado em Comércio e Marketing de Consumo podem ocupar cargos de responsabilidade na gestão de empresas de manufatura, serviços, distribuição e comercialização. Mais especificamente, as funções que podem ser desempenhadas de forma eficaz pelos graduados do Mestrado em Trade Marketing e Estratégias Comerciais são:

  • Área comercial: Gerente de vendas, gerente de contas-chave, gerente de área, gerente de trade marketing; Gerente de canal; Gerente de comércio eletrônico, gerente de exportação, gerente de loja.
  • Área de marketing: gerente de marketing, gerente de marca, gerente de produto, gerente de marketing de fidelidade, merchandiser, gerente de atendimento ao cliente.
  • Aquisições: Comprador, Gerente de categoria, gerente da cadeia de suprimentos, gerente de compras eletrônicas.
  • Análise: gerente de pesquisa, analista de mercado, especialista em CRM, consultor comercial

Requisitos de admissão

Os requisitos são descritos aqui em detalhes em italiano.

Instrução para estudantes italianos e europeus .
Procedimentos para nacionais de países terceiros .

Visão geral do curso

O curso de Mestrado em Comércio e Marketing ao Consumidor foi fundado em 2005. Foi o primeiro Mestrado em Marketing na Itália e foi projetado para fornecer treinamento específico para o desenvolvimento de estratégias de marketing e políticas comerciais de empresas de manufatura, varejo e serviços. Ela decorre da atividade de pesquisa de 50 anos da Área de Marketing da University of Parma , uma conhecida “escola de pesquisa” no campo do varejo, distribuição e gerenciamento de canais. As atividades de trade marketing se tornaram cada vez mais importantes nos processos de marketing horizontal e vertical. Mais especificamente, essa importância foi reforçada pela crescente importância dos pontos de venda nos processos de marketing industrial; aumento progressivo e sofisticação da demanda por serviços de varejo entre os consumidores; desenvolvimentos em sistemas de distribuição que possam ser considerados verdadeiras revoluções, como o comércio eletrônico; e um aumento nos níveis de concentração comercial nos processos de compras e vendas, de modo a afetar as relações de poder "verticais" na cadeia de suprimentos. Esses fenômenos deram origem a uma forte demanda por profissionais com formação cultural consolidada na área de planejamento, gestão e organização de estratégias comerciais corporativas. Mais especificamente, grandes e pequenas empresas, em manufatura, distribuição e serviço, tanto em nível nacional quanto internacional, precisam de profissionais para projetar estratégias de vendas e marketing e gerenciar relações de canal.

Portanto, o Curso foi estruturado para fornecer proficiência teórica e prática nas seguintes áreas: canais de marketing, gerenciamento de varejo e canal, políticas de merchandising, sistemas para planejamento e monitoramento de vendas, estratégias de trade marketing. Essas fundações de marketing, desenvolvidas durante o primeiro ano do curso, são complementadas pelo histórico econômico da análise de cenário macroeconômico de marketing e distribuição e gerenciamento. As metodologias estatísticas necessárias para a análise dos dados de marketing são introduzidas no primeiro ano e totalmente desenvolvidas no segundo ano, com um forte curso em Ciência de Dados. Com o tempo, o curso expandiu a área de competências essenciais para cobrir todas as áreas especializadas em prática e pesquisa de marketing, com temas como Neuromarketing, Análise de Comportamento do Consumidor, Marketing Digital, Marketing de Lealdade, Marketing na Loja, Gerenciamento de Categoria, Moda e Design Marketing, Métricas de Canal, Gerenciamento de CanalGerenciamento de Marca, Gerenciamento de Relacionamento com Cliente e Análise de Cliente

Nenhum outro curso de mestrado na Itália abrange uma oferta tão diversificada de temas de marketing, e isso é possível graças aos 13 professores, pesquisadores e Ph.D. estudantes que ensinam e operam na área de marketing da University of Parma e estão envolvidos no curso.

O ajuste entre o conteúdo acadêmico do curso e as reais necessidades de negócios das empresas é constantemente avaliado em relação ao progresso científico nos setores de marketing e trade marketing (e isso é assegurado pelo fato de os professores que ministram os cursos conduzirem suas próprias pesquisas nesses setores ) e por meio do envolvimento contínuo com gerentes e especialistas do mercado.

O ensino emprega uma ampla gama de técnicas, incluindo laboratórios e palestrantes, trabalho em grupo, jogos de marketing, jogos de negócios, dramatizações.

Opções de duplo grau

O curso oferece três graus duplos, para alunos com excelente desempenho (1-2 vagas disponíveis somente por ano):

Quem estiver interessado nos programas de dupla titulação deve primeiro passar no teste de admissão ao Mestrado em Comércio e Marketing do Consumidor e, no final do primeiro semestre (março de cada ano) pode candidatar-se a uma avaliação competitiva para a admissão aos programas de duplo diploma.

Currículo

Admissões

Resultado do programa

Sobre a escola

Perguntas