Mestrado em Química Sustentável e Tecnologias para Economia Circular
Padua, Itália
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
02 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Oct 2025
PROPINAS
EUR 2739 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Estrutura do programa
1º ano (60 ECTS): Química Verde; Termodinâmica e catálise para a economia circular (Parte 1: Termodinâmica de processos e materiais; Parte 2: Catálise para a economia circular); Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento; Tecnologias de energias renováveis; Direito Europeu do Ambiente; Gestão de recursos hídricos na economia circular; Economia para a Economia Circular; Gestão circular e sustentável de resíduos
A partir do 2º anocada estudante pode optar por uma das seguintes vias de estudo:
1 - Recursos e design de produto e reciclagem
Conceção de materiais & seleção para a economia circular; Materiais sustentáveis e reciclagem para a economia circular (Parte 1: Recursos minerais (geo)-sustentáveis e matérias-primas críticas (CRM); Parte 2: Nova economia dos plásticos: polímeros, biopolímeros e sua reciclagem; Parte 3: Reciclagem e transformação de materiais inorgânicos); Circularidade na produção de biomassa; 2 cursos opcionais escolhidos pelo estudante.
2 - Conversão e armazenamento de energia
Biorrefinarias e produção e armazenamento de energia sustentável para a economia circular; Estratégias de sustentabilidade e economia energética (Parte 1: Estratégias de sustentabilidade e gestão da inovação para a economia circular; Parte 2: Economia energética); Avaliação do Ciclo de Vida; 2 disciplinas optativas escolhidas pelo aluno.
Lista de cursos opcionais (devem ser escolhidos dois):
- Métodos avançados para processos e produtos sustentáveis
- Biotecnologia sintética
- Saúde e ambiente na economia circular
- Soluções inovadoras de energia híbrida e de armazenamento de energia para o desenvolvimento sustentável
- Circularidade na produção de biomassa (opcional apenas para a pista de estudo 2 - Conversão e armazenamento de energia)
- Avaliação do ciclo de vida (opcional apenas para a área de estudos 1 - Recursos e conceção e reciclagem de produtos)
- Psicologia, elaboração de políticas e educação para uma economia circular
- Compreensão das estatísticas da economia circular
Admissões
Currículo
A obtenção do grau de Mestre em Química e Tecnologias Sustentáveis para a Economia Circular exige a conclusão com aproveitamento de um currículo académico abrangente, totalizando 120 créditos ECTS.
1º ano (60 ECTS): Química Verde; Termodinâmica e catálise para a economia circular (Parte 1: Termodinâmica de processos e materiais; Parte 2: Catálise para economia circular); Gestão de Operações e Cadeia de Suprimentos; Tecnologias de energias renováveis; Direito Ambiental Europeu; Gestão de recursos hídricos na economia circular; Economia para a Economia Circular; Gestão circular e sustentável de resíduos
A partir do 2.º ano , cada aluno pode optar por uma das seguintes vias de estudo:
1 – Recursos e design e reciclagem de produtos
Design e seleção de materiais para economia circular; Materiais sustentáveis e reciclagem para a economia circular (Parte 1: (geo)recursos minerais sustentáveis e matérias-primas críticas (CRM); Parte 2: Nova economia dos plásticos: polímeros, biopolímeros e sua reciclagem; Parte 3: Reciclagem e transformação de materiais inorgânicos materiais); Circularidade nas produções de biomassa; 2 disciplinas optativas escolhidas pelo aluno.
2 – Conversão e armazenamento de energia
Biorrefinarias e produção e armazenamento de energia sustentável para a economia circular; Estratégias de sustentabilidade e economia energética (Parte 1: Estratégias de sustentabilidade e gestão da inovação para a economia circular; Parte 2: Economia energética); Avaliação do Ciclo de Vida; 2 disciplinas optativas escolhidas pelo aluno.
Lista de cursos opcionais (devem ser escolhidos dois):
- Métodos avançados para processos e produtos sustentáveis
- Biotecnologia sintética
- Saúde e meio ambiente na economia circular
- Soluções inovadoras de energia híbrida e armazenamento de energia para o desenvolvimento sustentável
- Circularidade nas produções de biomassa ( opcional apenas para a linha de estudo 2 – Conversão e armazenamento de energia )
- Avaliação do Ciclo de Vida ( opcional apenas para a linha de estudo 1 – Recursos e design e reciclagem de produtos )
- Psicologia, formulação de políticas e educação para uma economia circular
- Compreendendo as estatísticas da economia circular
Oportunidades de carreira
Os graduados trabalham em design e desenvolvimento de produtos, como gerentes de P&D, gerentes de fornecimento de matérias-primas e logística, gerentes de sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSE), gerentes de relatórios de sustentabilidade e gerentes de Economia Circular responsáveis pela comunicação com todas as filiais da empresa e pela fusão de todas as partes. da cadeia de valor (compra e fornecimento de recursos, design e produção de produtos, reciclagem, gestão de resíduos, logística), bem como consultores profissionais.
Resultado do programa
Créditos: 120 ECTS
Mestrado em Ciência e Tecnologia Sustentáveis para Economia Circular
Bolsas de estudo e financiamento
Bolsas de estudo por mérito
Bolsa de Excelência Internacional de Pádua
A Universidade de Pádua oferece 53 bolsas de estudo para futuros alunos altamente talentosos que desejam cursar bacharelado ou mestrado totalmente em inglês em Pádua.
Dispensa de taxas
A Universidade de Pádua também oferece 100 isenções integrais de mensalidades para alunos matriculados em um de seus programas de graduação ministrados totalmente em inglês.
Bolsas departamentais
Alguns departamentos oferecem bolsas adicionais para mais de 30 estudantes internacionais
Bolsas de estudo da Escola Galiléia de Ensino Superior
A Scuola Galileiana di Studi Superiori (Escola Galileana de Ensino Superior) é a escola de excelência da Universidade de Pádua. Combina o ensino universitário tradicional com uma série de cursos internos especiais que incluem seminários e palestras de renomados professores visitantes internacionais. Até quatro estudantes internacionais altamente talentosos são selecionados a cada ano.
Bolsas concedidas por outras organizações nacionais ou internacionais
Bolsas concedidas pelo Ministério Italiano de Relações Exteriores e Cooperação Internacional MAECI
Todos os anos, o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional concede bolsas de estudo para estudar em Itália a estudantes internacionais e a estudantes italianos que sejam residentes permanentes em outros países que não a Itália (IRE).
Estas bolsas visam fomentar a cooperação cultural internacional, difundir o conhecimento da língua, cultura e ciência italiana, bem como promover o sistema económico e tecnológico italiano em todo o mundo.
As bolsas são oferecidas para programas de estudo, treinamento e/ou pesquisa em institutos italianos de ensino superior, públicos e legalmente reconhecidos.
Empréstimos por mérito
A Universidade de Pádua assinou um acordo com o banco Banca Intesa Sanpaolo SpA, a caixa económica Fondazione Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo e a Associação 'Amigos da Universidade de Pádua'. O acordo visa proporcionar aos estudantes da UE uma opção flexível de empréstimo a taxas de juro vantajosas, a conceder sem necessidade de garantias, para suportar despesas com educação.
O empréstimo será concedido após verificação dos critérios de elegibilidade do aluno solicitante do financiamento e aprovação prévia do credor.
Várias opções de bolsas estão disponíveis. Por favor, verifique o site da universidade para mais informações.
Taxa de matrícula do programa
Galeria
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.