Mestrado Duplo em Sustentabilidade e Psicologia Ambiental
Groningen, Reino dos Países Baixos
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
01 Feb 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Sep 2025
PROPINAS
EUR 20 800 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Estudantes UE/EEE: 2209€ | Estudantes fora da UE/EEE: € 16201
Introdução
A abordagem integrativa deste mestrado duplo em direção a dois campos de especialização prepara você para enfrentar melhor os grandes desafios de sustentabilidade de hoje da perspectiva de um psicólogo.
O programa, excepcional na Europa e além, é oferecido pela Leuphana University, renomada no campo da ciência da sustentabilidade e o University of Groningen , líder no campo da psicologia ambiental.
Em geral, o programa combinado abrange 1) a percepção e o comportamento humano relacionados ao desenvolvimento sustentável e 2) a interação entre os seres humanos e seus ambientes naturais e construídos.
Especificamente, o duplo grau aborda questões sociais, econômicas e ambientais na transição para a sustentabilidade e se concentra em processos psicológicos, como resolução de problemas, tomada de decisão, autorregulação, identificação social, mudança de atitude ou resolução de conflitos e seus impactos na qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
Por que estudar este programa em Groningen?
Este Mestrado Duplo (Leuphana University & University of Groningen ):
- é um mestre único que aborda diretamente o grande e urgente desafio social da mudança climática para o qual são necessários especialistas;
- treina você para ser aquele especialista capaz de abordar questões ambientais e de sustentabilidade prementes em vários níveis (indivíduos, organizações, políticas, governança, etc.);
- oferece supervisão conjunta de supervisores com diferentes formações, palestras conjuntas e debates ativos abrangendo diferentes disciplinas relacionadas às mudanças climáticas e sustentabilidade;
- permite que você trabalhe em problemas da vida real em vários cursos e pesquisa de tese de mestrado;
- permite explorar as redes existentes dos grupos Leuphana e Groningen para possibilidades de estágio;
- oferece mais possibilidades de colaboração interdisciplinar (o que é fundamental para lidar com problemas de sustentabilidade!);
- irá prepará-lo melhor para o mercado de trabalho global, tanto dentro como fora da academia.
Currículo
Ano 1
Ao apresentar teorias e modelos fundamentais, o programa liga tópicos do campo da psicologia ao campo da ciência da sustentabilidade. O trabalho inter e transdisciplinar com foco nas proposições teóricas, ferramentas metodológicas e implicações práticas caracterizará o programa no segundo semestre. Assim, o segundo semestre visa ampliar a sua perspectiva psicológica sobre as características inter e transdisciplinares da ciência da sustentabilidade.
Cursos
- Estudos Complementares 1
- Introdução à Psicologia e Sustentabilidade
- Psicologia e Comunidade: Diagnóstico do tempo e Sustentabilidade
- A Psicologia e o Indivíduo: Autorregulação e Sustentabilidade
- Psicologia e Sociedade: Negociações Políticas e Sustentabilidade
- Métodos de pesquisa: abordagens multivariadas
- Estudos Complementares 2
- Métodos de Pesquisa: Abordagens Interdisciplinares
- Tópicos Selecionados em Psicologia
- Psicologia da Sustentabilidade: Pesquisa e Aplicação
- Projeto de Pesquisa Transdisciplinar
Ano 2
No terceiro semestre, você será transferido da Universidade Leuphana para a University of Groningen , para expandir seu conhecimento metodológico e ampliar a interação única entre os humanos e seu ambiente.
Dos cursos oferecidos (veja abaixo), você faz pelo menos dois cursos básicos, até dois cursos eleitorais, um curso de metodologia à escolha e um curso de habilidades. Além dos cursos, ao longo do ano você trabalha em sua tese de mestrado em combinação com um estágio, sob a supervisão de um funcionário da Universidade Leuphana e da University of Groningen .
Cursos
- Métodos Avançados de Pesquisa em Psicologia Social e Organizacional (recomendado, curso de metodologia)
- Psicologia Ambiental (curso básico)
- Medidas Repetidas (curso de metodologia)
- Dissertação de Mestrado e Estágio
- Projetando Intervenções (recomendado, curso de habilidades)
- Mudança Pessoal, Social e Cultural (curso de habilidades)
- Tópicos Selecionados em Psicologia Ambiental (curso básico)
- Construção de Teste (curso de metodologia)
- Perspectivas Interdisciplinares de Sustentabilidade (curso básico)
Opções do programa
- Universidade Leuphana - 1º ano: Psicologia e Sustentabilidade (perfil)
- University of Groningen - 2º ano: Psicologia Ambiental (perfil)
Estudar no exterior
- Estudar no exterior é obrigatório
Oportunidades de carreira
Perspectivas de trabalho
Ao enfrentar enormes desafios de transformação a nível social, económico ou ecológico, como as alterações climáticas, a digitalização, a globalização ou a mobilização social, não só os governos nacionais, mas também as empresas, as organizações políticas, os serviços públicos ou as instituições educativas lidam progressivamente com pontos de alavancagem para promover o desenvolvimento sustentável em seus respectivos campos de prática.
Embora a sustentabilidade tenha sido tradicionalmente abordada a partir de uma perspectiva de cima para baixo, como o desenvolvimento de medidas ao nível dos sistemas políticos, económicos ou técnicos (perspectiva do sistema para o indivíduo), a implementação de medidas em direcção ao desenvolvimento sustentável necessita inevitavelmente de tomar o em consideração as partes interessadas e os intervenientes individuais nestes sistemas (perspetiva de indivíduo para sistema).
Com foco específico nos processos psicológicos do indivíduo, este programa de mestrado fornece conhecimentos teóricos sólidos, habilidades metodológicas abrangentes e ferramentas práticas impactantes sobre como analisar, descrever, mudar e prever cognições, emoções e motivações relacionadas à sustentabilidade. . Assim, os egressos do programa de mestrado estão altamente capacitados para lidar com um dos pontos de alavancagem mais fundamentais do desenvolvimento sustentável: o indivíduo como constituinte ativo no processo de transformação em direção à sustentabilidade.
Exemplos de trabalho
- Consultoria científica para políticas ambientais ou de sustentabilidade
- Posições científicas em pesquisa e educação em ciências e / ou psicologia da sustentabilidade
- Assessor de política
- Especialista comportamental em organizações ambientais e energéticas (como operadores de rede, fornecedores de energia e empresas de água)
- Elaboração de políticas ambientais (por exemplo, a nível nacional ou municipal)
- Comunicação e educação ambiental (por exemplo, na MilieuCentraal)
- Agências de publicidade, pesquisas de mercado, mídia, imprensa e obras públicas