A University of Florence remonta ao Studium Generale criado pela República Florentina em 1321. Teve estudiosos e professores muito famosos (Galileo Galilei) e professores, bem como os dois mais recentes primeiros-ministros italianos (Giuseppe Conte e Mario Draghi). Somente em 1923, porém, a Universidade adquiriu seu nome atual e foi transformada em uma universidade moderna e abrangente, com seus 21 Departamentos e 10 Escolas.
A Unifi oferece 127 cursos de bacharelado, 57 cursos de mestrado, 9 cursos de ciclo longo, 24 programas de doutorado e mais de 50 escolas de especialização. Entre esses programas, mais de 40 são internacionais: 10 ministrados em inglês e 31 com diplomas duplos ou conjuntos. Na maioria dos programas de graduação, são oferecidos cursos de inglês.
A Unifi é uma das universidades mais populares para estudantes Erasmus (mais de 900 entradas por ano) e faz parte da EUniWell, uma Aliança Europeia de Universidades. A rede identificou quatro áreas principais de investigação e ensino, estreitamente ligadas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A University of Florence é uma das mais importantes universidades públicas italianas e tem uma forte vocação internacional. Promove a cooperação com instituições académicas e de investigação de todo o mundo e acolhe docentes, investigadores e estudantes estrangeiros para promover a internacionalização cultural e científica. Para tal, através dos seus Departamentos e Escolas, a Universidade promove a hospitalidade de hóspedes altamente qualificados de todo o mundo.
Além disso, tradicionalmente dedica especial atenção ao desenvolvimento de relações de colaboração com universidades estrangeiras e ao processo de internacionalização, que se tornou um aspecto estratégico e dominante da vida da universidade na investigação, no ensino, na organização de programas de estudo, na mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes.
Por estas razões, a University of Florence qualifica-se como um dos destinos privilegiados para hóspedes internacionais.
Serviço de boas-vindas
O Serviço de Boas-Vindas ajuda estudantes internacionais, doutorandos, bolsistas, investigadores e professores hospedados pela University of Florence no âmbito de projetos europeus ou internacionais específicos, a encontrar alojamento adequado na cidade.
O Serviço de Acolhimento pode reservar os hóspedes nas residências universitárias e outros alojamentos locais e disponibiliza informações em plataformas online para procura de alojamento.
Estudar em Florença
Cento e quarenta e seis cursos de licenciatura (primeiro e segundo nível e ciclo único), dos quais 15 em língua inglesa, organizados em 10 Escolas, numa população total de cerca de cinquenta e um mil inscritos, um quarto dos quais provenientes de fora da região . A University of Florence é uma universidade grande, com uma ampla variedade de cursos abrangendo todas as áreas. Há mais de nove mil graduados todos os anos em Florença. Além disso, a percentagem de licenciados florentinos que trabalham um ano depois de se formarem está acima da média nacional, segundo dados da Almalaurea.