Mestrado em Comunicação Transmídia
Universitat Politècnica de València (UPV)
Informação chave
Localização do campus
Gandia, Espanha
Línguas
Espanhol
Formato de estudo
No campus
Duração
1 ano
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 35 / per credit
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Sep 2024
Introdução
A narrativa transmídia é um tipo de história em que a história se desenrola por meio de várias mídias e plataformas de comunicação. É aquele cujas histórias aparecem inter-relacionadas, mantendo, por sua vez, independência narrativa e significado completo. Puede entenderse como una historia explicada desde diferentes perspectivas según el medio de comunicación empleado como, por ejemplo: un libro, un cómic, un post, un spot, una serie de televisión, las redes sociales, las realidades virtual y aumentada, el cine o um videogame. Do ponto de vista da produção, requer a criação de conteúdo que envolva o público usando diferentes técnicas. Para conseguir isso, uma produção transmídia desenvolve histórias em diferentes formatos de mídia para liberar conteúdos exclusivos para cada canal. É fundamental que esses conteúdos sejam abertos ou sutilmente ligados entre si, e que haja uma sincronia narrativa entre eles.
Transmídia consiste em expandir um projeto em múltiplas mídias, para que cada um contribua com uma parte diferente e significativa, aproveitando seu potencial, e para que todos juntos coloquem em operação diversas fórmulas de participação do público, que é ativo e quer interagir, decidir e também contribuir e melhorar o conteúdo. Qualquer projeto requer uma abordagem que contemple a integração e a sinergia entre as múltiplas janelas de mídia que compõem nosso ambiente. Hoje em dia, pensar em transmídia tornou-se uma opção para qualquer projeto audiovisual, de comunicação, cultural, educacional e empresarial. Pensar a transmídia significa entender os projetos como redes, seus elementos como subconjuntos de redes que podem ser exploradas e exploradas, e a figura do criador e produtor transmídia como arquiteto desses projetos.
Alunos ideais
Este Mestrado destina-se a pessoas que possuam um diploma universitário superior e que pretendam ampliar a sua formação na área da Comunicação Audiovisual e das Artes Visuais e Sonoras.
A natureza multidisciplinar destas áreas do conhecimento e a sua ligação às tecnologias de imagem e som estão relacionadas com as seguintes qualificações consideradas prioritárias para acesso ao Mestrado (ou futuras que as substituam), tendo como prioridade: Licenciatura em Comunicação Audiovisual, Licenciatura em Artes Plásticas (esp. Audiovisual), Engenheiro Técnico em Telecomunicações (esp. Imagem e Som), Licenciado em Publicidade e Relações Públicas, Licenciado em Jornalismo, Engenheiros de Design, ADE e/ou Gestão Empresarial, etc.
A Comissão Acadêmica do Mestrado poderá avaliar a aceitação de outros cursos com base no perfil acadêmico e profissional do candidato, nacional e estrangeiro, bem como modificar as cotas de acesso por curso ou grupo de cursos.
Admissões
Currículo
O mestrado está dividido em formação comum (36 créditos divididos em 4 disciplinas) e formação opcional (9 créditos à escolha entre diversas disciplinas de 2 disciplinas) e projeto final de mestrado.
Resultado do programa
O objetivo principal do mestrado é a formação de profissionais altamente qualificados para a produção de projetos transmídia capazes de exercitar a comunicação como forma integral de gerar projetos ampliados em múltiplas mídias que favoreçam a interação com o público e dele se alimentem; bem como desenvolver-se no contexto socioeconómico, promovendo a experimentação e investigação no domínio da criação e a sua adaptação aos setores profissionais da comunicação nos quais possam aplicar os conhecimentos técnicos e criativos adquiridos.
O mestrado responde à procura de formação na área da comunicação e, especificamente, aos novos cenários decorrentes do surgimento das redes sociais e dos novos modelos de consumo de media. O programa foi pensado para que os alunos mergulhem nos processos de trabalho utilizados pelas atuais empresas de comunicação e possam experimentar e investigar novas narrativas.