Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas às Transições Energéticas e Ambientais (ASSET)
Pau, França
DURAÇÃO
1 up to 2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
30 Mar 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 3879 / per year
FORMATO DE ESTUDO
Misturado, Ensino à Distância, No campus
Introdução
Os objetivos são:
- contribuir para o desenvolvimento e valorização da ciência da sustentabilidade, que inclui, por um lado, as ciências da sustentabilidade (compreendendo como funcionam os sistemas económicos, geográficos, sociológicos, jurídicos, físicos e biológicos complexos) e as ciências ao serviço da sustentabilidade (apoiando políticas sustentáveis, transições, transformações sociais positivas, e educação).
- formar mais especificamente estudantes de mestrado de alto nível em investigação aplicada em ciências da sustentabilidade e nas principais questões energéticas e ambientais atuais e futuras. Trabalharão em centros de pesquisa, em empresas, em autarquias locais ou em grandes instituições nacionais e internacionais preocupadas em desenvolver pesquisa transdisciplinar consubstanciada pela ciência da sustentabilidade.
- Tornar os alunos atores da compreensão, da difusão e até da produção de conhecimento nestes campos, construindo um ecossistema de conhecimento em ciências sociais nos domínios da energia e do ambiente;
- Construir progressivamente um catálogo de cursos online que sejam parcialmente" auto-fornecidos" e susceptíveis de responder o mais próximo possível aos projectos dos estudantes;
- intensificar as ligações internacionais com universidades que acolhem mestrados em ciências sociais relacionados com questões de energia e ambiente e com instituições de investigação e organizações que exibem ciência da sustentabilidade nestes eixos privilegiados de investigação e intervenção (Programa UNESCO Most, IRD, etc.)
Alunos ideais
Este mestrado irá selecionar alunos de muito bom nível, com um mínimo de licenciatura, que pretendam ser atores na área das ciências da sustentabilidade.
Ao nível da UPPA e das universidades francesas, os graus de bacharelado que provavelmente fornecerão alunos para este mestrado são os graus de bacharelado em Economia-Gestão, Geografia-Planejamento, Sociologia, AES, Direito e MIASHS.
- Estudantes estrangeiros serão incentivados a frequentar este programa de mestrado. Eles serão selecionados com base no seu projeto, no seu nível e se o seu currículo está de acordo com os requisitos do programa de mestrado. Grande parte dos cursos será em inglês (com cursos individualizados inteiramente em inglês), o que incentivará esta internacionalização. O quarto semestre (estágio de mobilidade) decorrerá noutra universidade francesa e não numa estrangeira como os restantes alunos de origem francesa.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Bolsas de estudos
- Bolsas de estudo da região da Aquitânia para estudantes não pertencentes à UE
- Bolsa de Excelência EIFFEL
- Bolsa de mestrado específico
O Escritório Internacional de Admissão de Programas de Mestrado
Currículo
Originalidade e especificidade do mestre
Este mestre é diferente dos outros em vários aspectos.
- Seu objeto; as ciências da sustentabilidade no domínio das ciências sociais;
- Seus fundamentos multidisciplinares.
- A sua forte dimensão colaborativa permite alargar o conhecimento na área, apoiando-se nas competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes e nas suas mobilidades no estrangeiro e nos centros de investigação;
- Sua capacidade de adaptação ao projeto do aluno através de cursos personalizados ao longo de 2 e 5 anos. Esses caminhos são consistentes com as expectativas do aluno, da sociedade e das áreas de pesquisa da UMR TREE;
- Mentoria: cada aluno conta com um mentor (pesquisador da UMR TREE) e um tutor (aluno do Mestrado 2 no semestre par). Durante o primeiro mês do primeiro semestre, o mentor terá de construir o percurso profissional do aluno em coerência com o seu projeto de estudo e investigação (contrato pedagógico e de investigação) e com o seu objetivo profissional e de investigação.
A oferta formativa
O programa de dois anos é dividido em semestres e segue uma progressão clássica e original. É baseado em:
- uma base comum para a pós-graduação VERDE com:
- ou o mesmo conteúdo para todos os programas (habilidades interpessoais, cultura temática, projeto multidisciplinar)
- ou a mesma atividade adaptada ao programa.
- um núcleo multidisciplinar comum de ciências sociais (cursos básicos)
- e em um Pathway individualizado em economia, geografia, direito e sociologia
, obtidos a partir dos ensinamentos de mestres vinculados ao UMR TREE e de MOOCs direcionados. Essa individualização dos cursos é construída de acordo com o projeto do aluno e em acordo com seu orientador.
O volume horário do treinamento
- 800 horas (entre 50% e 100% em inglês e 25% a distância).
Resultado do programa
Ao final deste mestrado, o aluno será capaz de:
- Conduzir pesquisas iniciais em ciência da sustentabilidade em conexão com o UMR CNRS TREE. Ele / ela dominará os princípios básicos da pesquisa interdisciplinar, bem como os métodos e técnicas das disciplinas em que se especializa e será capaz de realizar trabalhos de pesquisa validados na forma de uma tese orientada por professores pesquisadores da UMR CNRS TREE .
- Compreender e analisar problemas ambientais em diferentes escalas espaciais (local, regional, nacional e/ou internacional).
Em particular, eles serão capazes de:
- analisar os problemas que os territórios, as populações e os intervenientes económicos ou públicos enfrentam
- analisar as principais soluções implementadas para enfrentar esses desafios
- prever a evolução do respectivo lugar de cada uma destas soluções.
- Avaliar as consequências sociais e ambientais das transições, para adquirir as competências técnicas quantitativas e qualitativas necessárias e úteis às áreas.
- Gerir projetos relacionados com a energia e o ambiente confrontando-nos com situações concretas, seja no âmbito de abordagens baseadas em projetos, estágios em empresas, comunidades ou laboratórios. Em grupos interdisciplinares, analisarão problemas concretos e proporão formas de resolvê-los.
- Comunicar e divulgar os seus trabalhos, projetos e dissertações, bem como colaborar e transmitir conhecimentos, e ajudar outros alunos da turma.
Oportunidades de carreira
As atividades visadas após este mestrado são:
- pesquisa de alto nível em ciências da sustentabilidade e ciências sociais nas áreas de energia e meio ambiente
- análise socioeconómica de transformações sociais, políticas e organizacionais e de situações complexas relacionadas com transições energéticas e ambientais
- diagnóstico, engenharia de projetos, desenho de soluções para desenvolvimento e apoio e/ou avaliação de projetos, inovações e investimentos na área de energia e meio ambiente.
- gestão e coordenação de projetos e/ou organizações relacionadas com a energia e o ambiente a nível territorial e/ou nacional e/ou internacional.
Possíveis empregadores
As saídas naturais para o mestrado serão o ensino superior e a investigação, centros de investigação públicos ou privados, sectores energéticos, empresas que desenvolvam uma estratégia social e ambiental responsável, grandes instituições internacionais interessadas em ciências da sustentabilidade, autoridades locais, empresas de consultoria, associações e ONG. envolvidos em ações sociais e ambientais.
Oportunidades de emprego
- Investigador,
- Professor,
- Responsável de comunicação/sensibilização/animação (ONG, associações...),
- Avaliação e potencial oficial,
- Designer e facilitador de mecanismos de consulta,
- Coordenador de projeto,
- Gerente de projetos / Pesquisador em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável,
- Gerente de RSE,
- Gerente de projetos e desenvolvimento territorial.
Setores
- Desenvolvimento sustentável
- Planejamento territorial e análise territorial
- Energia
Campos
- Pesquisa
- Estruturas de P&D
- Governos estaduais e locais
- Estruturas não governamentais
Posições
- investigador
- Engenheiro de P&D
- Gestor de projeto
- Especialista jurídico
- Análise jurídica
- Análise e previsão econômica e sociológica
- Gestão e proteção ambiental