Mestrado em Processos de Treinamento
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2024
PROPINAS
EUR 854
FORMATO DE ESTUDO
Misturado
Introdução
Mestrado profissional misto de investigação com conteúdos que promovem, por um lado, a formação em competências relacionadas com a investigação e, por outro, formam especialistas na conceção, implementação e avaliação da Formação, tanto em contexto escolar como laboral e profissionais.
O mestrado tem caráter misto: pesquisador e profissional. Em primeiro lugar, promove a formação em competências ligadas à investigação para a continuação do doutoramento nas várias linhas de investigação abertas nos departamentos de Didática e Organização Escolar e Métodos de Investigação e diagnóstico em educação.
Em segundo lugar, o mestrado destina-se à formação de especialistas em Formação tanto em contextos escolares como em todos os contextos laborais e profissionais em que os profissionais da educação atualmente exercem as suas funções (empresas, autarquias, consultorias, administrações públicas, centros de investigação, centros tecnológicos, sindicatos , organizações e associações civis, etc.). A estrutura curricular estabelece 2 semestres e adota um programa modular com a ideia de oferecer uma formação o mais integrada possível e uma visão interdisciplinar do mundo da formação (necessidades, estratégias, recursos, modelos...).
Currículo
O plano de estudos está organizado em sete módulos dentro dos quais se agrupam as diferentes disciplinas que o compõem, e que somam um total de 60 créditos.
Créditos que o aluno deve cumprir para obter o título de mestre:
- Disciplinas obrigatórias: 24 ECTS
- Disciplinas Opcionais: 18 ECTS
- Estágios Obrigatórios 6 ECTS
- Projeto final de mestrado: 12 ECTS
- Créditos Totais: 60 ECTS
O mestrado tem duração de um ano e em cada semestre é estabelecida uma estrutura modular para agrupamento das disciplinas:
- No final do primeiro semestre, os alunos deverão ser capazes de reconhecer os modelos básicos de investigação educacional e as diversas linhas de investigação e trabalho profissional que estão a ser desenvolvidas nos dois departamentos do DOE e do MIDE.
- No final do segundo semestre, os alunos deverão dominar os conceitos e técnicas básicas de atuação nas áreas de especialização que escolherem dentro das possibilidades dos dois módulos optativos (itinerários) e das restantes disciplinas.
O título contempla dois itinerários diferentes:
- Inovação e Qualidade
- Orientação e aconselhamento
Os alunos podem escolher entre fazer um itinerário, passar em todas as disciplinas do módulo correspondente, ou escolher livremente as disciplinas optativas da licenciatura. Os demais créditos opcionais deverão ser preenchidos com disciplinas do módulo Opcional Geral até totalizarem 60 créditos (12 créditos opcionais).
O mestrado combina um sistema de ensino presencial com um sistema virtual. 60% das aulas são presenciais, de segunda a quarta, das 17h às 21h. Os 40% restantes são ministrados no Campus Virtual da USC.
Resultado do programa
- Conhecer em profundidade as diversas áreas de projeção da investigação pedagógica e de colocação profissional dos pós-graduados em Educação.
- Conhecer as diversas atividades profissionais especializadas (cargos e funções) desempenhadas pelos pós-graduados em Educação.
- Desenvolver competências especializadas para atuar em nichos atrativos de intervenção profissional em áreas que exijam especialização (qualidade, e
- aprendizagem, concepção de conteúdos didáticos digitais, aconselhamento individual ou institucional, validação de competências, formação contínua, investigação e inovação educativa, etc.)
- Elaborar propostas de formação que abordem contextos de diversidade e tenham em conta a igualdade de género, a equidade e o respeito pelos direitos humanos.
- Melhorar/completar as competências transversais dos profissionais da educação para a investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+I) como bases fundamentais para a melhoria profissional e a qualidade das funções e serviços prestados pelos especialistas em educação.
- Analisar os contributos da investigação pedagógica e dos processos de geração de conhecimento científico nas diversas áreas especializadas.
Galeria
Oportunidades de carreira
- Designer de processos de treinamento
- Treinador de treinadores
- Responsável por treinamentos em empresas
- Designer de processos de e-learning
- Designer de mídias e materiais digitais
- Gerente de inovação e qualidade em treinamento
- Avaliador de programas, sistemas, instituições e políticas educacionais
- Assessor de treinamento e desenvolvimento institucional
- Especialista em atenção educacional à diversidade
- Gestão de centros e instituições educacionais
- Inspetor e Supervisor de Administração Educacional
- Conselheiro pessoal e profissional