Mestrado em Energias Renováveis, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável
Santiago de Compostela, Espanha
DURAÇÃO
18 up to 2 Months
LÍNGUAS
Espanhol, Galego
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 1089
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A orientação deste Grau é dupla, investigativa e profissional. Uma orientação profissional ligada ao interesse e empenho de inúmeras empresas do sector, e uma orientação de investigação ligada à existência de um doutoramento em Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética, único no Sistema Universitário Galego.
O objetivo geral é a formação de técnicos qualificados para planear, projetar, organizar e dirigir projetos globais no domínio das energias renováveis e da sustentabilidade no complexo quadro das alterações climáticas. Quando falamos de projecto global, referimo-nos ao desenho técnico da instalação através da modelação de processos realistas, da avaliação do tempo de retorno, do estudo de eficiência e viabilidade energética, da sua sustentabilidade, da realização de tarefas de gestão energética em diversas áreas, a emissão de certificações de eficiência energética, a realização de acções de formação contínua de licenciados ou quadros de Empresas e Instituições e, neste último caso, a construção do sistema energético e seu posterior controlo e monitorização da qualidade.
Currículo
Possui 90 créditos distribuídos da seguinte forma: 12 ECTS em Práticas Externas, 12 ECTS Eletivos, 51 ECTS Obrigatórios e 15 ECTS de TFM. Estes créditos estão divididos em 5 módulos com duração de dois anos letivos:
- No primeiro ano, são ministrados quatro módulos ao longo do curso.
- No segundo ano, cada aluno deverá cursar o último módulo com 30 créditos obrigatórios, que inclui o TFM, Estágios Empresariais e Seminários de Treinamento.
As infra-estruturas e equipamentos disponíveis são os existentes na Faculdade de Física, na Escola Superior Politécnica, na Escola Técnica Superior de Engenharia e nas instalações das Empresas e Instituições colaboradoras, o que permite o desenvolvimento de práticas em laboratório, em salas de informática ou no fazendas.práticas. O regime de estudos é a tempo inteiro mas são oferecidas 4 vagas a tempo parcial.
A modalidade de ensino é presencial, com ensino no turno vespertino. A necessidade de realização de saídas de campo, visitas técnicas a instalações ou práticas nos laboratórios dos Grupos de Investigação que colaboram no Mestrado poderá fazer com que algumas das aulas possam ser ministradas no período da manhã. As línguas de ensino são principalmente o galego e o espanhol.
Resultado do programa
Este novo Master aposta na inovação no ambiente e na energia como base para melhorar o índice de oferta e posicionar a Galiza como fornecedor de serviços e produtos de elevado valor acrescentado, e de qualidade comprovada e diferenciada, nos sectores energético e ambiental, com o objectivo claro de melhorar a sua comercialização e rastreabilidade como elemento chave para desenvolver um estado de bem-estar global.
Galeria
Alunos ideais
Licenciados nos ramos da Ciência, Engenharia e Arquitetura, Ciências Sociais e Jurídicas, que pretendam direcionar a sua carreira profissional para empresas, administrações públicas com interesse na área das energias renováveis, sustentabilidade e alterações climáticas.
As áreas de interesse deste grupo poderão abranger todo o espectro das energias renováveis e da eficiência energética, estudos de sustentabilidade a diferentes níveis e o desenvolvimento de processos que visem a mitigação das alterações climáticas, oferecendo soluções futuras e desenvolvendo estratégias que evitem que fenómenos como este se possam repetir. de novo.
Oportunidades de carreira
No que diz respeito ao mercado de trabalho, não existem estatísticas oficiais exaustivas que nos permitam especificar exatamente quantos empregos existem no domínio das energias renováveis. Em qualquer caso, diferentes relatórios estimam entre 60.950 e 70.750 empregos diretos e indiretos em energias renováveis em Espanha, dos quais pouco mais de 60% seriam diretos. As tecnologias com maior criação de emprego são a eólica e a biomassa, que juntas representam entre 52 e 62% do
Total. A tecnologia solar, tanto térmica como fotovoltaica, representa em conjunto entre 16 e 19% do total.