Mestrado em Comércio Exterior Permanente pela Câmara de Comércio de Madrid
DURAÇÃO
10 Months
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
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DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
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PROPINAS
EUR 7500
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Este Mestrado visa dotar o aluno de uma visão global socioeconómica e política da situação do comércio internacional, que facilite a análise das diferentes particularidades do ambiente de negócios internacional. Nele, será analisado e estudado em profundidade o mercado internacional e os passos a seguir na busca e recrutamento de países que apresentem oportunidades de negócios, planejando estrategicamente as políticas comerciais. Além disso, será analisada a importância do comércio internacional e dos fluxos de investimento para os chamados mercados emergentes para a economia espanhola e para suas empresas.
O participante saberá:
- As técnicas, ferramentas e habilidades necessárias para administrar uma empresa internacional.
- As estruturas comerciais e canais de distribuição para estabelecer estratégias de participação e penetração nos mercados-alvo.
- Os procedimentos legais, administrativos, financeiros e fiscais necessários, tanto na origem quanto no destino, para a transação internacional de produtos sujeitos ao comércio internacional.
- Os documentos (comerciais, administrativos, alfandegários, fiscais, financeiros, etc.) necessários para realizar uma operação internacional.
- As diferentes modalidades de ajuda à internacionalização de empresas, a nível nacional, comunitário e internacional que podem ser acedidas.
Os alunos diplomados que façam o mestrado e superem todos os requisitos estabelecidos receberão o título de mestre em comércio exterior, emitido conjuntamente pela câmara oficial de comércio e indústria de madri e pela universidade rey juan carlos. Este grau tem o caráter de título próprio da universidade rey juan carlos, de acordo com as disposições da lei de reforma universitária. Quem não realizar os trabalhos previstos para cada módulo, projeto final de mestrado ou não obtiver classificação positiva nas avaliações previstas, receberá apenas certificado de frequência, emitido pelo instituto de formação empresarial, desde que superior a 80% . Das horas de ensino.
Metodologia
O processo de ensino-aprendizagem seguirá uma metodologia ativa, onde se combinam exposições teóricas com a discussão de casos práticos e trabalho em equipa. Estas aulas serão complementadas com seminários e conferências ministrados por profissionais relevantes e com visitas de interesse a organizações e entidades na área do comércio internacional.
Os alunos terão uma plataforma virtual na Internet para manter contactos periódicos com o corpo docente, o coordenador e entre si.
A avaliação do aluno será baseada no seu grau de participação e na realização dos respectivos trabalhos e exames, além do correspondente Projeto Final de Mestrado, que será realizado sob a supervisão e assessoria do tutor designado.
As aulas são de frequência obrigatória, sendo requisito essencial para obtenção do grau ter assistido a pelo menos 80% das aulas.
Currículo
Módulos
Ambiente internacional e comércio externo (4,5 ECTS)
Análise da economia mundial, aprofundando o efeito das diferentes situações políticas estratégicas e da situação de Espanha no comércio mundial.
gestão internacional (3 ECTS)
Aprofundamento no direcionamento estratégico de empresas internacionais, gestão de seus recursos, estratégias de internalização e cultura empresarial.
Marketing internacional (4,5 ECTS)
Aprofundamento de estratégias de marketing internacional e liderança e recursos humanos.
financiamento internacional (6 ECTS)
Aprofundamento nas diferentes técnicas e estratégias financeiras de empresas internacionais.
Inglês Comercial (3 ECTS)
Habilidades práticas para o uso do inglês no ambiente de negócios internacional.
Marketing internacional (6 ECTS)
Aprofundamento de estratégias de marketing internacional e mercados emergentes.
Distribuição e logística internacional (9 ECTS)
Análise e estudo das principais políticas aduaneiras e de transporte e logística internacional.
Negócios Internacionais (6 ECTS)
Análise e estudo das principais estratégias internacionais de negociação e contratação e padrões de qualidade e técnicos.
Gestão de Redes Sociais na Arena Internacional (6 ECTS)
Compreender o ambiente Web 2.0, a nova comunicação online e o impacto das redes sociais para saber gerir a imagem da sua empresa num ambiente internacional.
Projeto de dissertação de mestrado (12 ECTS)
Desenvolvimento e defesa do projeto de mestrado.
O Mestrado em Comércio Exterior Permanente oferecido pela Câmara de Comércio de Madrid é um programa abrangente que requer a conclusão de 60 créditos para a obtenção do diploma.
Resultado do programa
Competências Gerais
- Capacidade de analisar e pesquisar informações em diversas fontes.
- Capacidade de integrar conhecimentos e enfrentar a complexidade de formular julgamentos baseados em informações que incluam reflexões sobre as responsabilidades sociais e éticas vinculadas à aplicação de seus conhecimentos e julgamentos.
- Capacidade de gerir informação que lhe permite adaptar-se a diferentes ambientes económicos e sociais.
- Capacidade crítica e autocrítica para conseguir apresentar um posicionamento profissional que se ajuste aos atuais ambientes de mudança.
- Capacidade de analisar e sintetizar informações.
- Capacidade de comunicação verbal e escrita para transmitir ideias e decisões com profissionalismo e rigor a públicos especializados e não especializados.
- Capacidade de aprendizagem autónoma que lhes permite atualizar-se face aos novos desafios.
Competências Específicas
- Realizar as diligências necessárias à constituição e arranque de uma empresa comercial, planeando e gerindo a obtenção dos recursos financeiros necessários que procurem a rentabilidade económico-financeira da empresa.
- Obter, analisar e organizar informação fiável sobre os mercados internacionais, aplicando as técnicas adequadas, e estabelecer um sistema de informação (SIM) eficaz, que sirva de apoio nas operações de vendas internacionais.
- Tomar decisões sobre a entrada dos produtos de uma empresa no mercado externo, selecionando as políticas de produto, preço, comunicação e distribuição mais adequadas para a entrada nesses mercados.
- Elaboração de um plano de marketing, selecionando as informações básicas ou briefing do produto, analisando as relações entre as diferentes variáveis envolvidas no marketing mix internacional para entrada em mercados externos.
- Realizar a gestão administrativa das operações de importação e exportação e introdução e expedição de mercadorias.
- Realizar a gestão financeira das operações, determinando os custos e gerindo a cobertura adequada dos riscos que são gerados, para garantir a sua viabilidade económica, realizar o processo com segurança para a empresa e preparar a documentação necessária para obter créditos vinculados à compra e operações de venda e projetos e licitações internacionais, aplicando a regulamentação vigente.
- Gerenciar os meios de cobrança e pagamento e garantias e fianças internacionais, preenchendo e analisando a documentação necessária de acordo com as condições estabelecidas nos contratos comerciais internacionais com base na regulamentação internacional vigente.