Por volta da mesma época, há 58 anos, um grupo de entusiastas e dedicados alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Bogotá insatisfeitos com os processos educacionais e em desacordo com as políticas de formação acadêmica do sistema universitário convencional colombiano, e em um ato de Rebelião irresistível, eles decidiram e proclamaram um movimento de renovação estudantil, para criar uma Instituição que respondesse à juventude de um país que precisava de grandes mudanças em suas estruturas.
Esses alunos foram movidos pelo entusiasmo juvenil e inconformismo universitário dos anos 60, com uma visão bem-sucedida e futurista, de absoluta confiança em seu próprio valor, e apoiados por uma fé inabalável no sucesso que o passar dos anos lhes traria. então propôs fundar uma universidade.
No final de agosto de 1962, o corpo discente foi agrupado, coordenado por uma comissão organizadora, formaram equipes de trabalho e se instalaram temporariamente no teatro do Parque Nacional.
Foi assim que personalidades ilustres viram com interesse o espírito transbordante que se podia ver neste grupo de alunos e com determinação, entraram a apoiar a iniciativa.