Mestre em Agroecologia e Sistemas Regenerativos de Alimentos
Valle de Bravo, México
DURAÇÃO
4 Semesters
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo integral, Meio período
PRAZO DE INSCRIÇÃO
30 Nov 2023
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
01 Oct 2023
PROPINAS
MXN 309 600 *
FORMATO DE ESTUDO
Misturado
* não incluindo taxas de graduação
Introdução
Vamos aprender a cultivar a saúde do solo, da sociedade e do ecossistema
Aprenda a integrar a produção de alimentos saudáveis com um ambiente regenerativo e a promoção da equidade social.
O Mestrado em Agroecologia e Sistemas Regenerativos de Alimentos explora novas estruturas de produção de alimentos que são eficazes no gerenciamento de agroecossistemas biodiversos, têm alta resiliência às mudanças ambientais e são energeticamente eficientes. Isto implica combinar os avanços tecnológicos com os conhecimentos tradicionais locais, a agricultura regenerativa, os princípios da economia solidária e a compreensão sociopolítica dos sistemas agroalimentares.
Propósito
Desenvolver um paradigma agroalimentar baseado na saúde das pessoas, solos e ecossistemas, para co-desenhar propostas de manejo agroecológico que sejam sustentáveis e justas.
Da UMA, ajudamos você a encontrar acomodação no Valle de Bravo durante os workshops presenciais
Um dos maiores atrativos que nossos alunos encontram ao vir para a UMA é conhecer o Valle de Bravo; um lugar que permite a conexão com a natureza e com uma comunidade vibrante nas questões socioambientais.
O dia a dia no Valle de Bravo oferece paz e tranquilidade, além de uma rica oferta social, eventos públicos e a prática de esportes como parapente, vela, esqui, mountain bike ou escalada.
Sendo um local turístico, o Valle de Bravo possui uma grande variedade de acomodações para diferentes gostos e bolsos.
Alunos ideais
A quem se destina o nosso mestrado?
Procuramos grupos interdisciplinares, por isso o Mestrado é direcionado a profissionais com diferentes perfis e áreas de atuação, por exemplo:
- Produção: Integra os princípios da agroecologia na gestão dos agroecossistemas, focando-os na produção de alimentos saudáveis.
- Gestão: Desenvolve e aplica planos de gestão territorial abrangentes com uma abordagem participativa.
- Empreendedorismo: Receber apoio no desenvolvimento de iniciativas e inovações baseadas na produção agroecológica, com amplo entendimento do sistema agroalimentar.
- Comercialização: Reduz a distância entre produtores e consumidores através de processos de comercialização em redes curtas e com identidade regional.
Bolsas de estudo e financiamento
Na UMA oferecemos dois tipos de bolsas:
Procuramos apoiar pessoas com elevado potencial de agência de mudança que tenham interesse em cursar o Mestrado, mas que se encontrem numa situação económica que não lhes permite pagar a totalidade da propina. Temos um número limitado de bolsas e estas são distribuídas para aqueles que mais precisam e que melhor atendem aos critérios especificados abaixo.
Dentro do nosso formulário de admissão você encontrará uma seção onde poderá se candidatar à bolsa que necessita (ver aba Processo de Admissão), deverá indicar o tipo e percentual de bolsa que procura. Se você estiver interessado em uma bolsa, lembre-se que poderá obter um percentual maior se enviar sua inscrição na primeira rodada de inscrição.
a) Bolsas parciais: Bolsas de 10% a 20% do custo do mestrado, não incluindo custos de graduação.
b) Bolsas de intercâmbio: Bolsas de 25% a 40% do custo do mestrado, não incluindo custos de graduação. Estas bolsas são concedidas em troca de tempo para apoiar atividades da coordenação do Mestrado ou da comunidade UMA. Você pode escolher entre diferentes atividades de apoio, que podem ser realizadas em qualquer lugar e em horários flexíveis.
Desconto para pagamento integral do Master: 15%.
Aplica-se se você pagar antecipadamente todo o mestrado.
Desconto para pagamento antecipado de um ano: 10%.
Aplica-se se você pagar com um ano inteiro de antecedência.
Desconto para pagamento antecipado de semestre: 5%.
Aplica-se se você pagar antecipadamente um semestre inteiro.
Caso seja bolseiro, qualquer um destes descontos é aplicado ao valor a pagar, tendo em conta a percentagem de bolsa atribuída.
Taxa de matrícula do programa
Admissões
Rankings
Os prêmios recebidos nos reconhecem como uma das melhores inovações educacionais da América Latina.
Currículo
O Currículo do Mestrado em Agroecologia e Sistemas Alimentares Regenerativos foi co-desenhado por um grupo interdisciplinar de especialistas e agentes de mudança com vasta experiência e visão, resultando num desenho curricular integrado que evolui a cada semestre de acordo com a experiência.
O Plano de Estudos é composto por quatro semestres, decorrendo em dois anos em modalidade semipresencial. O programa é composto por 76 créditos que são cursados em 402 horas presenciais com professor e 814 horas não presenciais ou independentes, totalizando 1.216 horas.
O Mestrado está centrado num processo de projetos semestrais, através dos quais se aplicam os conhecimentos e ferramentas adquiridos nos seminários, se explora o desenvolvimento profissional e se investiga a vocação. Cada aluno desenvolve seu próprio processo de acordo com suas possibilidades, dúvidas e contexto. No último ano do mestrado é concebido e implementado um projeto final, que constitui o trabalho de licenciatura.
A) Eixos e Linhas Curriculares
O Currículo está organizado em três eixos curriculares: o eixo de conteúdos especializados, o eixo de agência de mudança e o eixo de projetos. Estes três eixos refletem a proposta educativa da UMA para o desenvolvimento de profissionais (eixo especializado), para participarem na transformação para a sustentabilidade (eixo agência de mudança), através do aprender fazendo (eixo projeto).
eixo especializado
Este eixo é disciplinar, pelo que é realizado apenas por alunos do Mestrado em Agroecologia e Sistemas Alimentares Regenerativos. Seu objetivo é que os alunos adquiram as ferramentas e habilidades necessárias para desenvolver com sucesso projetos de agroecologia. Isto implica articular as três grandes dimensões da agroecologia: a sua dimensão disciplinar e desenvolvimento sistemático do conhecimento, a sua dimensão prática e implementação de tecnologias ecológicas, e a sua dimensão social e mobilização cidadã em favor da segurança e soberania alimentar.
Linhas curriculares:
• Processos agroprodutivos : Fornecem o conhecimento, as ferramentas e as perspectivas de atitude e valores, bem como as disciplinas e estratégias que constituem a base da prática agroecológica; como as origens e fundamentos da agroecologia, estratégias produtivas nos diferentes âmbitos de ação agroecológica, desenho e implementação de práticas regenerativas ecossistêmicas e desenvolvimento de estratégias produtivas para a competitividade das iniciativas produtivas.
Agroecologia e alimentação: Fornece conhecimentos, ferramentas e perspectivas de atitudes e valores que surgem da aplicação de conceitos e princípios ecológicos na concepção e gestão de agroecossistemas e da análise dos fenômenos socioculturais que ocorrem em seu campo. A produção agrícola é considerada como uma autêntica cultura agrícola enriquecida a partir de diferentes perspectivas, exigindo a transferência e apropriação contínua de tecnologias agrícolas de e para as sociedades rurais e urbanas; permitindo desenvolver a compreensão da relação entre o planeamento e desenho de paisagens produtivas e a ecologia paisagística.
• Oficina de práticas agroecológicas: Fornece os elementos práticos, técnicos e tecnológicos necessários para realizar o manejo e as atividades agrícolas e de restauração no âmbito agroecológico. Permite a apropriação das atividades de campo nas boas práticas e gestão, bem como a reflexão necessária para revalorizar e ajustar o seu processo produtivo. As oficinas são acompanhadas pela componente teórica das outras duas linhas curriculares, com as quais se complementam e sinergizam. Estas oficinas práticas ocupam um dia adicional nos encontros presenciais a cada semestre, portanto, ao contrário de outros mestrados, os encontros duram 5 dias em vez de 4 (sexta a terça).
Eixo agência de mudança Este eixo é interdisciplinar, pelo que é partilhado pelos diferentes mestrados da UMA. Seu objetivo é fornecer ferramentas e conceitos essenciais ao agente de mudança socioambiental, independentemente da sua especialidade.
Linhas curriculares:
• Estruturas de pensamento: Desenvolve estruturas de pensamento sistêmico, crítico, evolutivo e ético para ações socioambientais.
• Marcos socioambientais: Desenvolve as bases para conceituar sustentabilidade e problemas socioambientais, promovendo uma visão regenerativa e enfatizando a importância de considerar os aspectos humanos e ecológicos como um sistema único
Eixo Projeto Neste eixo são desenvolvidas práticas e projetos que aplicam e interligam os conteúdos abordados nos outros dois eixos, de acordo com as possibilidades e contexto de cada aluno. Constitui um espaço de experimentação e reflexão, individual e coletiva. Utiliza como metodologia a pesquisa ativa, que desenvolve a capacidade de investigar formalmente nossas ações, em um processo cíclico que permite ações cada vez mais complexas informadas pela experiência.
Linhas curriculares:
- Pesquisa profissional ativa: Nos grupos disciplinares do mestrado, cada aluno desenha e implementa experimentos e projetos profissionais que permitem aplicar novos conhecimentos e ferramentas e investigar a vocação socioambiental; refletindo sobre a experiência coletivamente.
- Pesquisa pessoal ativa: Em grupos interdisciplinares entre mestrados, cada aluno projeta e implementa processos de capacitação para desenvolvimento pessoal, aprendizagem autodirigida e liderança; refletindo sobre a experiência coletivamente.
Os grupos são integrados semestralmente num formato de comunidade de prática, cada um com cerca de 9 alunos, e são coordenados por Facilitadores com experiência no apoio a processos grupais e individuais.
Oportunidades de carreira
Ao terminar o Mestrado você será capaz de:
- Integrar processos de gestão de agroecossistemas com métodos agroecológicos e de permacultura.
- Compreender a gestão de sistemas agroflorestais com uma abordagem participativa.
- Vincular a estreita relação entre produção de alimentos e saúde.
- Preparar biofertilizantes e outros insumos para um manejo agroecológico integral.
- Gerir projetos agroalimentares a partir dos princípios da economia solidária e com compreensão das cadeias de valor.