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Universidad de Murcia Mestrado em Áreas Protegidas, Recursos Naturais e Biodiversidade
Universidad de Murcia

Mestrado em Áreas Protegidas, Recursos Naturais e Biodiversidade

Murcia, Espanha

1 Years

Espanhol

Tempo integral

06 Sep 2024

Sep 2024

EUR 2168 / per year *

No campus

* € 3488,92: estudantes internacionais. Os dados que aparecem nesta página não são oficiais, apenas indicativos. Para mais informações, entre em contato com o secretariado do centro correspondente.

Introdução

O Mestrado em Áreas Protegidas, Recursos Naturais e Biodiversidade (MAPRNB) é apoiado por mais de 30 anos de experiência contínua de ensino nos graus de Biologia e Ciências Ambientais, com seu terceiro ciclo correspondente, e nos graus de Biologia, Ciências Ambientais e Biotecnologia isso acontece com eles, bem como na extensa atividade de pesquisa das sete áreas envolvidas (Biologia Celular, Botânica, Cristalografia e Mineralogia, Ecologia, Ciência do Solo e Química Agrícola, Toxicologia, Zoologia). Sua formação direta é composta por dois mestrados ministrados no ano acadêmico de 2008/09 a 2014/15: o de Gestão da Biodiversidade em Ambientes Mediterrâneos e o de Uso Sustentável e Proteção do Solo em Ambientes Mediterrâneos .

A MAPRNB abrange, a partir de uma abordagem multidisciplinar, linhas de pesquisa e treinamento técnico-profissional relacionados a aspectos essenciais da gestão do território, incluindo elementos e recursos essenciais, como terra ou áreas protegidas, terrestres e marinhas (incluindo sua influência nos recursos extrativos como mineração ou pesca), atividades como agricultura ou turismo, em cenários de desenvolvimento condicionados por processos de exploração com forte impacto ambiental e necessidades de restauração e fenômenos globais como mudanças climáticas. Tudo isso se concentrou na região de Múrcia, um território relativamente pequeno, mas com uma importante infraestrutura de pesquisa e com uma projeção evidente para o restante da Península Ibérica e outras regiões européias, norte-africanas e latino-americanas.

A oferta de treinamento nesses sujeitos raramente apresenta, como neste caso, uma orientação que integra aspectos relacionados à biodiversidade, patrimônio edafológico, geológico e seu manejo sob um prisma unificador, como redes espaciais com o mesmo título. infra-estrutura natural do território (Natura 2000) e estratégias horizontais de integração ambiental (política agrária, desenvolvimento rural), bem como oportunidades e mecanismos para seu financiamento.

Mestrado

Centro de ensino: Faculdade de Biologia
Tipo de ensino: Presencial
Língua: Espanhol
Duração: Um ano
Créditos ECTS: 60
Título: Mestrado em Áreas Protegidas, Recursos Naturais e Biodiversidade
Bolsas, subsídios e mobilidade: Nacional / Internacional
Preço por crédito:
  • No 1º registo: 35,24 €
  • 2º registo: 57,28 €
  • No 3º registo: 66,09 €
  • No 4º ou sucessivo: 66,09 €

Justificação

O Mestrado em Áreas Protegidas, Espaços Naturais e Biodiversidade (doravante MAPRNB) baseia-se, por um lado, em mais de trinta anos de experiência contínua no ensino do Bacharelado em Biologia e, posteriormente, em Ciências Ambientais, com seu terceiro ciclo correspondente , nos graus de Biologia, Biotecnologia e Ciências do Ambiente que se seguem ao ano acadêmico de 2009-10, e na extensa atividade de pesquisa das sete áreas envolvidas (Biologia Celular, Botânica, Cristalografia e Mineralogia, Ecologia, Edafologia e Química Agrícola, Toxicologia, Zoologia).

Por outro lado, o título proposto tem os seguintes mestres universitários como pano de fundo direto:

  • Mestrado em Gestão da Biodiversidade em Ambientes Mediterrâneos, que foi ensinado continuamente desde o ano acadêmico de 2008/2009 até 2012/2013 e foi novamente oferecido no ano acadêmico de 2014-15, inicialmente como parte de um programa oficial de pós-graduação, e autorizado em conformidade com o disposto no Real Decreto 56/2005. No ano lectivo de 2009/2010, o Mestrado utilizou o procedimento abreviado para a verificação dos Mestrados, a fim de se adaptar ao novo quadro regulamentar estabelecido pelo Real Decreto 1393/2007.
  • Mestrado em Uso Sustentável e Proteção do Solo em Ambientes Mediterrâneos, que também é oferecido desde o ano acadêmico de 2008/2009, tendo também aceito no ano acadêmico de 2009/10 o procedimento abreviado de verificação de mestrado, a fim de se adaptar ao novo quadro regulamentar estabelecido pelo Real Decreto 1393/2007. Finalmente, em maio de 2013, as modificações propostas ao título foram aprovadas pela ANECA, que afetou basicamente o TFM, que passou de 6 para 18 créditos ECTS.

competências

Competências Básicas

  • Possuir e compreender o conhecimento que fornece uma base ou oportunidade para ser original no desenvolvimento e / ou aplicação de ideias, muitas vezes em um contexto de pesquisa
  • Que os alunos sabem aplicar o conhecimento adquirido e sua capacidade de resolução de problemas em ambientes novos ou pouco conhecidos em contextos mais amplos (ou multidisciplinares) relacionados à sua área de estudo
  • Que os alunos são capazes de integrar conhecimentos e enfrentar a complexidade de formular julgamentos a partir de informações que, incompletas ou limitadas, incluem reflexões sobre as responsabilidades sociais e éticas ligadas à aplicação de seus conhecimentos e julgamentos.
  • Que os alunos saibam comunicar suas conclusões e os conhecimentos e razões mais recentes que os apóiam para públicos especializados e não especializados de maneira clara e inequívoca.
  • Que os alunos tenham as habilidades de aprendizado que lhes permitem continuar estudando de uma maneira que seja em grande parte autodirigida ou autônoma.

Poderes Gerais

  • Analisar e interpretar os padrões de distribuição da biodiversidade, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade e os processos e fatores envolvidos em sua formação e degradação.
  • Provar, caracterizar e monitorar populações e comunidades biológicas terrestres e marinhas, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade.
  • Obtenha informações, planeje experimentos e amostragens e interprete os resultados.
  • Identificar e diagnosticar fatores de ameaça para a conservação e manejo da biodiversidade, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade
  • Identificar e diagnosticar áreas prioritárias de conservação e lacunas nas redes e sistemas de áreas protegidas.
  • Identifique componentes biológicos, geológicos ou edáficos de importância ou interesse no gerenciamento e use-os, conforme apropriado, como indicadores
  • Planejar o uso de recursos biológicos, geológicos e edáficos no contexto do desenvolvimento sustentável e da conservação do patrimônio natural e cultural.

habilidades específicas

  • Realizar serviços e emitir relatórios relacionados à biodiversidade, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade.
  • Dirigir, escrever e executar projetos relacionados à biodiversidade, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade.
  • Elaborar e avaliar estratégias e planos de manejo para preservar a qualidade e a integridade dos valores e recursos biológicos, geológicos e edáficos, principalmente diante dos efeitos das mudanças climáticas.
  • Projetar e avaliar instrumentos de planejamento, projeto e gestão de áreas naturais protegidas e sistemas de reservas, com referência especial à Natura 2000 e outras redes internacionais de conservação
  • Analisar, avaliar e manter o potencial econômico dos serviços ecossistêmicos.
  • Avaliar, quantificar, corrigir e restaurar os afetos e impactos sobre a biodiversidade, solos, patrimônio geológico e outros componentes da geodiversidade.

perfil de pós-graduação

A pesquisa e / ou especialização profissional adquirida deve capacitar os graduados para pesquisas sobre questões relacionadas ao gerenciamento do patrimônio natural e da biodiversidade (através da conclusão de uma tese de doutorado), ou para o desenho e execução de programas e projetos relacionados a esses mesmos tópicos, no âmbito de diversas organizações (administração, empresas de consultoria, organizações não-governamentais, etc.). O contato com esses mundos durante todo o período de treinamento (em estágios curriculares e outras facetas do Mestrado) contribuirá para a criação de profissionais capazes de oferecer seus serviços a essas organizações.

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