Mestrado em Engenharia Biomecânica e Dispositivos Médicos
Leganés, Espanha
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês, Espanhol
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
31 Jan 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
PROPINAS
EUR 7200 *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* estudantes não pertencentes à UE: 7.200 EUR | estudantes nacionais e da UE: 4.800 EUR
Introdução
O Mestrado em Engenharia Biomecânica e Dispositivos Médicos tem uma orientação profissional e de investigação aplicada, com o objetivo de formar especialistas capazes de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em biomecânica e dispositivos médicos. O programa responde às necessidades actuais do sector da saúde e biomédico, promovendo a criação de produtos e tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e a eficácia dos tratamentos.
Este mestrado foi concebido para aqueles que desejam:
- Compreender e aplicar conceitos avançados de biomecânica do sistema locomotor e da anatomia funcional do sistema músculo-esquelético, essenciais para a conceção e otimização de dispositivos médicos e próteses.
- Analisar e selecionar biomateriais, avaliando a sua biocompatibilidade e aplicabilidade no desenvolvimento de produtos médicos inovadores e personalizados.
- Aprender técnicas avançadas de conceção, fabrico e análise 3D de imagens médicas, que são essenciais para o desenvolvimento de dispositivos de alta precisão e de diagnósticos avançados.
- Adquirir competências na gestão e otimização de processos na área biomédica, com uma visão orientada para a eficiência e sustentabilidade dos sistemas de saúde.
- Integrar técnicas de ensaio e medição para avaliação biomecânica e métodos de planeamento e avaliação de intervenções médicas, contribuindo assim para melhorar os resultados clínicos e personalizar o tratamento.
- Conceber produtos e dispositivos médicos seguros e ergonómicos adaptados às necessidades clínicas actuais, tendo em conta a regulamentação em vigor e as boas práticas de fabrico.
- Desenvolver competências em inovação e empreendedorismo para identificar e explorar oportunidades no sector da engenharia biomédica, numa perspetiva de digitalização e tecnologias emergentes.