
Mestrado Interinstitucional em Agricultura Protegida
Aguascalientes, México
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Jul 2023
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
O Mestrado Interinstitucional em Agricultura Protegida é um programa educacional criado através da colaboração entre a Universidade Autônoma de Aguascalientes, a Universidade de Colima, a Universidade de Guadalajara, a Universidade de Guanajuato, a Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, a Universidade Autônoma de Nayarit e da Universidade Autônoma de Sinaloa. Através do trabalho interinstitucional, pretende-se unir as valências académicas e administrativas de cada instituição, para oferecer um programa de mestrado de qualidade que permita a formação de profissionais competentes em diagnóstico, gestão do clima, água e nutrientes, inovação e planeamento, que atuem em fortalecer o desenvolvimento de sistemas de produção de hortaliças, morangos, plantas ornamentais e viveiros em ambientes protegidos.
A agricultura protegida constitui um sistema de cultivo com grandes vantagens produtivas e de mercado, face aos sistemas tradicionais, uma vez que permite a obtenção de produtos de qualidade tanto para o mercado nacional como para exportação.
Apesar da importância deste item agrícola, existem limitações no seu desenvolvimento ligadas à insuficiente assistência técnica e à ausência de programas de capacitação profissional para dispor de recursos humanos qualificados em processos técnicos, operacionais, gerenciais e comerciais. Nesse sentido, o Mestrado Interinstitucional em Agricultura Protegida é uma proposta educacional que visa promover o desenvolvimento da agricultura no país.
objetivos
Formar profissionais com alto grau de especialização, competitivos, capazes de inovar e aplicar técnicas e tecnologias nos sistemas de produção de hortaliças, morangos, culturas ornamentais e viveiros em túnel, casa de sombra e estufa de alta tecnologia, que atendam às demandas da fruticultura hortícolas da região e que contribuam para aumentar a qualidade da produção através de uma atitude empreendedora, responsável, trabalho em equipa e respeito pelo meio ambiente.
perfil de pós-graduação
O egresso do Mestrado Interinstitucional em Agricultura Protegida será um profissional com bases técnico-científicas, competente em diagnóstico; gestão do clima, água, nutrientes, gestão fitossanitária e segurança; inovação e planejamento, para contribuir com o fortalecimento do desenvolvimento dos sistemas de produção de hortaliças, morangos, plantas ornamentais e viveiros em túneis de alta tecnologia, casas de sombra e estufas. As habilidades deste profissional permitirão que eles trabalhem em empresas agrícolas protegidas no nível de produção ou gerencial, empresas de assessoria ou consultoria, programas governamentais e autônomos.
Para a realização de um exercício profissional competente, o Mestre em Agricultura Protegida deverá desenvolver os seguintes conhecimentos teóricos, metodológicos e axiológicos.
Conhecimento sobre:
- Fundamentos legais e regulamentares de manuais de qualidade para implementação de programas de boas práticas agrícolas durante o processo de produção em casa de vegetação.
- Bases técnico-científicas dos diferentes sistemas de produção em agricultura protegida em solo ou em sistemas hidropónicos.
- Princípios ecofisiológicos e agronômicos para o manejo de cultivos protegidos, bem como suas fases fenológicas.
- Fatores bióticos e abióticos que influenciam a produção agrícola em ambientes protegidos e seus efeitos no crescimento, desenvolvimento e qualidade dos produtos colhidos.
- Procedimentos padronizados para análises físicas e químicas de solo, substratos, água e plantas.
- Exigências climáticas e nutricionais das culturas.
- Sistemas de irrigação pressurizada, componentes, bem como sua operação manual e automatizada.
- Operação de sistemas de resfriamento e aquecimento que podem ser usados em estufas, seus componentes e custos operacionais.
- Projeto e materiais usados na construção de estruturas para agricultura protegida.
- Indicadores de colheita e fatores que afetam a vida pós-colheita para manter a qualidade do produto.
- Distinguir as condições ideais de pré-resfriamento e resfriamento para frutas, vegetais e produtos ornamentais.
- Modelos de negócio e metodologias de análise económica que permitem calcular os custos de investimento e produção de sistemas agrícolas protegidos.
- Gestão comercial e processos logísticos utilizados em fazendas comerciais de agricultura protegida, para aumentar a competitividade da empresa.
- Aspectos relacionados com os processos de gestão e administração de recursos humanos e seu impacto nas diferentes actividades que decorrem nos processos produtivos de culturas protegidas.
- Princípios técnicos para a utilização de software especializado e recursos informáticos para a gestão de informação técnico-científica que permita resolver problemas de produção e promover a inovação de produtos e processos.
- Novas tecnologias, sistemas automatizados e robóticos existentes no mercado atual para uso na produção em estufa, suas vantagens, limitações e custos de implantação.
Habilidades:
- Implementar programas de boas práticas agrícolas na produção de cultivos protegidos, para obtenção de produtos seguros e de alta qualidade comercial, considerando a influência dos fatores climáticos na fisiologia dos cultivos.
- Melhorar a produção através da implementação e avaliação de alternativas adequadas de manejo agronômico da água, clima, solo, substratos, nutrição e controle fitossanitário, nas diferentes fases fenológicas das culturas.
- Diagnosticar e intervir em sistemas de produção protegidos conhecendo os fatores controláveis e incontroláveis.
- Diagnosticar pragas e doenças nas lavouras, aplicar métodos de controle físico, químico e biológico e preservar a segurança dos produtos colhidos.
- Desenhar programas de nutrição vegetal em culturas de acordo com o seu estado fenológico, com base nos resultados das análises físicas e químicas da água, do solo, do substrato e da planta.
- Estimar o consumo de água pelas plantas de acordo com as necessidades das culturas durante suas fases fenológicas, com base no sistema de produção.
- Selecione e gerencie o sistema de resfriamento ou aquecimento, operação manual ou automática em casa de vegetação com base nas exigências das culturas estabelecidas e na relação custo-benefício.
- Selecione o tipo, desenho e material mais adequado para a construção de estruturas para agricultura protegida de acordo com as condições da região.
- Aplicar boas práticas de manejo pós-colheita, que permitam preservar a qualidade dos produtos colhidos, até o consumidor final.
- Utilizar um sistema logístico eficaz desde a colheita dos produtos até o processo de seleção, embalagem e expedição.
- Desenhar e executar projetos técnicos de agricultura protegida com base na análise do ambiente macro e microeconômico.
- Elaborar planos de negócios e projetos de inovação para cultivos protegidos que permitam melhorar e aumentar a produtividade e lucratividade da empresa.
- Implementar um sistema de certificação de qualidade e rastreabilidade dos produtos colhidos para exportação e mercado nacional.
- Determinar as necessidades de pessoal para atender às diferentes tarefas do processo de produção de cultivos protegidos e implementar técnicas para melhorar seu desempenho.
- Gerir a informação técnico-científica, através da utilização de ferramentas informáticas, para promover a inovação de produtos e processos.
- Gestão adequada do software para operar sistemas de fertirrigação pressurizada e sistemas de aquecimento e resfriamento em casa de vegetação, dependendo dos requisitos das culturas protegidas.
Atitudes e Valores:
- Atitude empreendedora e capacidade de trabalhar em equipa.
- Responsabilidade profissional e respeito pela legalidade na utilização de métodos físicos, químicos e biológicos aplicados a sistemas de produção em ambientes protegidos, que previnam a degradação ambiental.
- Criatividade para gerar soluções alternativas para problemas agronômicos, relacionados ao manejo de cultivos.
- Responsabilidade na tomada de decisões, na gestão dos recursos económicos e ambientais.
- Desenvolver capacidade de liderança, respeito e imparcialidade na gestão de pessoas.
Requisitos para obter o diploma
De forma a proporcionar flexibilidade na obtenção do grau, o programa propõe três opções, que respondem à formação quer à profissionalização do curso, quer à promoção da investigação científica.
1. Modalidade de transferência e inovação tecnológica
Tem como objetivo apresentar uma proposta, resultante de formação teórica e prática, que pode ser orientada para uma das seguintes áreas:
- Validação, transferência e adaptação de tecnologia. É o processo pelo qual o conhecimento gerado na investigação é transmitido em seu campo de aplicação ao usuário final.
- Tecnologia para economia e uso eficiente de água e/ou energia. Processos voltados para o uso eficiente de água e energia, nos processos produtivos da agricultura protegida.
- Pacote tecnológico. Conjunto de técnicas de inovação tecnológica, para melhorar as condições produtivas dos agricultores.
- Inovação e desenvolvimento de novos produtos e processos. Seu objetivo é validar novas tecnologias nos processos produtivos da agricultura protegida.
- Tecnologia ecológica de ponta, inovação verde e sustentabilidade e sustentabilidade. Trata-se da incorporação de tecnologias inovadoras e de baixo impacto ambiental, aos processos produtivos da agricultura protegida com a filosofia de sustentabilidade e sustentabilidade do agrossistema.
2. Estudos de produtividade e competitividade, novos modelos de negócios
De forma a manter a flexibilidade na obtenção do grau, o programa propõe as seguintes opções de trabalho de licenciatura em estudos de produtividade e competitividade, novos modelos de negócio, que respondem à formação quer à profissionalização do curso quer à promoção à investigação científica.
- 1. Estudos de produtividade: O aluno poderá apresentar um trabalho final resultante de uma proposta ou candidatura de melhoria dos seus sistemas de Gestão Empresarial (Administração, Finanças ou Marketing) a uma empresa produtora ou comercializadora de produtos agrícolas protegidos, podendo obter os produtos seguintes.
- Análise de viabilidade financeira: Trabalho onde é proposto a uma empresa um estudo de viabilidade de projetos de investimento na empresa, de forma a contribuir para a tomada de decisão.
- Análise de viabilidade comercial: Um trabalho onde é proposto a uma organização um estudo sobre a viabilidade comercial de uma empresa de produção ou comercialização de Agricultura Protegida, de forma a saber se o desempenho do mercado atual ou potencial se ajusta às necessidades da mesma.
- Proposta ou aplicação de estratégia comercial: Será desenvolvido um trabalho onde se pretende desenvolver uma proposta de melhoria de estratégias comerciais que permitam às empresas posicionarem-se no seu mercado atual ou potencial para aumentar o seu desempenho no mesmo e permitir o atingimento dos objetivos objetivos objetivos comerciais definidos pela empresa.
- Proposta ou aplicação de melhoria de sistemas de gestão: Será realizado um trabalho em que é feito um diagnóstico para identificar áreas de oportunidade de melhoria nos sistemas de gestão da empresa, ou a aplicação de uma proposta desenvolvida pela empresa que suporta os sistemas de gestão atuais da organização, que incluirá as diferentes funções do negócio, como as áreas financeira, marketing, produção e recursos humanos.
3. Tese
A tese é um trabalho de investigação individual inédito, cujo objetivo é que o aluno demonstre os conhecimentos e competências adquiridos na utilização de métodos e técnicas de investigação, gestão de fontes de consulta e informação, bem como coerência argumentativa e clareza na redação .