Keystone logo
Université Côte d’Azur (UniCA) Mestrado em Gestão de Perigos e Riscos Ambientais
Université Côte d’Azur (UniCA)

Mestrado em Gestão de Perigos e Riscos Ambientais

2 Years

Inglês

Tempo integral

Solicitar prazo de inscrição

Solicitar a data de início mais próxima

EUR 5500 / per year *

No campus

* o valor da propina pode variar de acordo com a sua nacionalidade, nomeadamente se for nacional de um país da UE ou de um país fora da UE

Introdução

O M.Sc. fornece competências na área da gestão do risco, e mais particularmente na modelação de riscos, para melhor prever e gerir os perigos e riscos ambientais.

  • Grau: Mestrado
  • FI (formação inicial)
  • Duração: 2 anos
  • Localização: Institut Méditerranéen du Risque de l'Environnement et du Développement Durable, Nice
  • Língua: Inglês

O ambiente mediterrânico combina altas densidades populacionais, mudanças rápidas na cobertura do solo e eventos climáticos extremos num hotspot de mudanças climáticas globais do IPCC. A região está sujeita a inundações devastadoras e a incêndios florestais, para além de uma vasta gama de riscos ecológicos. A proximidade aos Alpes e ao Mar contribui para uma maior exposição da população aos riscos geográficos, tais como movimentos de massa, sismos, e inundações costeiras/tsunamis. Poucas regiões do mundo se concentram em tantos perigos e riscos ambientais como o Sudeste de França, pelo que é um contexto ideal para conhecer a gestão dos riscos.

Na região da Côte d'Azur de Nice, uma série de sítios de campo podem ser investigados para descobrir estratégias de vigilância e mitigação aplicáveis em todo o mundo. Além disso, existe uma vasta gama de dados digitais disponíveis: imagens aéreas e de satélite de alta resolução, Modelos Digitais de Elevação, bases de dados SIG raster e vectorial que descrevem o coberto do solo, as unidades construtivas, a vegetação, as redes de fluxos... O contexto é, por isso, propício à modelação de riscos e riscos tanto espacial como temporalmente utilizando SIG e detecção remota.

Globalmente, a rápida expansão urbana está a expor mais pessoas a uma série de riscos e riscos ecológicos e naturais. Sismos, inundações e outros eventos extremos estão a afetar mais pessoas todos os anos. Os habitats terrestres e ecológicos estão sob pressão da poluição e espécies invasoras, e os eventos extremos ameaçam os ambientes naturais e urbanos em todo o mundo. As alterações ao nível da ocupação do solo, particularmente o crescimento urbano, podem reforçar os impactos negativos das alterações climáticas e contribuir para a transformação dos ambientes naturais e humanos a ritmos sem precedentes.

Estratégias adaptadas podem mitigar alguns dos impactos das mudanças globais. O planeamento urbano e suburbano integra a engenharia civil e soluções baseadas na natureza e o zonamento adequado, e o tratamento rápido de dados espaciais de alta resolução combinado com a modelação de risco pode melhorar os sistemas de alerta e salvar vidas. Para além destas estratégias, foram desenvolvidos pela Europa serviços de acesso livre e gratuito para apoiar os atores operacionais na gestão do risco (charter Internacional Space& Major desastres, programa Copernicus, etc.), e estes serão explorados no Mestrado.

Resultado do programa

Oportunidades de carreira

Currículo

Admissões

Taxa de matrícula do programa

Bolsas de estudo e financiamento

Sobre a escola

Perguntas