

UCM chile
A Universidad Católica del Maule assume a formação profissional de seus alunos para a região, o país e o mundo, os quais serão formados à luz dos princípios e fundamentos da Instituição.
Nesse Modelo de Formação são explicitados os fundamentos teórico-conceituais, a abordagem pedagógica, as diretrizes do exercício operacional e as definições curriculares, tudo em consonância com o Projeto Educacional Institucional (PEI).
Com sentido prático, este Modelo permite o desenvolvimento e ancoragem de roteiros de formação, desde a sua concepção e implementação, à sua avaliação, acompanhamento e acompanhamento.
No âmbito das políticas públicas educacionais, aqui se reúnem as demandas atuais da comunidade local e nacional, expressas pelos diversos atores e organizações sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas.
Neste cenário, são definidos quatro eixos formativos: Qualidade Integral, Identidade Sociocultural Regional, Responsabilidade Social Inclusiva e Construção do Conhecimento, tendo a Inovação como elemento transversal destes eixos formativos.
Constituem os alicerces dos itinerários formativos da UCM e se operacionalizam num currículo orientado para as competências e resultados de aprendizagem, que promove a formação de profissionais competentes, autônomos, reflexivos e com ações éticas de acordo com a visão cristã da UCM. .
O Modelo de Formação UCM deve garantir os princípios da pertinência, coerência e relevância do currículo, considerando a flexibilidade, adaptabilidade e ajustamentos temporais exigidos pela sociedade do conhecimento.
Este é um documento norteador do processo formativo da Universidade, que se articula com o PEI para promover o diálogo entre os diferentes atores: acadêmicos, estudantes, funcionários, comunidade local e nacional.
- Talca
Talca, Chile
