
Mestrado em Engenharia de Energia de Subsuperfície
Manchester, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
DURAÇÃO
12 Months
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2025
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
Visão geral do curso
Os alunos se concentrarão na modelagem e simulação de propriedades de subsuperfície, processos em aplicações industriais para auxiliar na transição para um sistema de energia mais limpo; captura e armazenamento de carbono; energia geotérmica; recursos hídricos subterrâneos e mecânica e estabilidade do solo.
Descrição do Curso
O Programa de Mestrado em Engenharia de Energia de Subsuperfície oferece um fascinante currículo integrado de ensino e pesquisa no contexto de energia e utilização de sistemas de subsuperfície para obter energia mais limpa e sustentável.
Estudos de pesquisa mostram que a demanda global por energia aumentará 25% até 2050. Para atender a essa demanda e ao mesmo tempo enfrentar o desafio do aquecimento global, movendo-se para uma energia mais limpa, são necessários esforços sociais multidimensionais, focados em engenharia, gerenciais e políticos. Espera-se que dois terços da energia global sejam cobertos por fontes renováveis até 2050. No entanto, a transição de combustíveis fósseis para energia renovável requer uma utilização sustentável integrada de fontes de energia existentes, incluindo combustíveis fósseis convencionais e o desenvolvimento de novas tecnologias para descarbonização e energia limpa.
Os geossistemas neste contexto desempenham um papel crítico, pois oferecem não apenas fontes de combustíveis fósseis (petróleo e gás), mas também energia renovável (por exemplo, energia geotérmica) e capacidade de descarbonização (sequestro geológico de CO2). O Mestrado em Engenharia de Energia de Subsuperfície - desenvolvido em conjunto com o Departamento de Ciências da Terra e Ambientais - dará uma oportunidade única aos alunos - com qualificação prévia em engenharia - de aprender habilidades de engenharia e modelagem necessárias, como caracterização de subsuperfície, física de rochas e fluidos , escoamento multifásico e transporte em sistema subsuperficial, modelagem e simulações de reservatórios e termodinâmica de fluidos de reservatórios. Os alunos adquirirão uma compreensão conceitual profunda e sistemática e habilidades práticas de engenharia necessárias para diversas aplicações industriais, como engenharia de reservatórios, engenharia geotérmica e sequestro de carbono. Além disso, o programa oferece oportunidades únicas para estudantes talentosos trabalharem com a indústria durante a pesquisa de mestrado.
O Manchester Engineering Campus Development (MECD), a nova casa de 400 milhões de libras construída especificamente para engenharia e ciência de materiais de The University of Manchester , está em fase de conclusão. A mudança física para o novo empreendimento está programada para ocorrer entre janeiro de 2022 e dezembro de 2022. Embora se preveja que o acesso a equipamentos ou obras em projetos para os quais tal acesso seja necessário possa ser limitado durante o período da mudança, os planos estão em andamento Para garantir que qualquer interrupção causada seja minimizada, uma ampla seleção de projetos de dissertação continuará disponível, e a excelente experiência do aluno continua sendo fundamental.
Admissões
Currículo
Detalhes da unidade do curso
Este programa está sujeito a aprovação. Prevê-se que as seguintes unidades curriculares constituem o conteúdo do programa, mas podem estar sujeitas a alterações.
Habilidades de Comunicação e Preparação de Projetos 1 e 2 (15 Créditos): O curso visa equipar os alunos com as habilidades para comunicar informações científicas, conhecimentos e ideias para um público especializado e não especializado. Duas viagens de campo baseiam-se nos conceitos ensinados ao longo do programa de mestrado. A avaliação de cada viagem concentra-se nas habilidades de campo, usando uma série de exercícios para desenvolver essas habilidades essenciais.
Fundamentos de Geociência de Subsuperfície Aplicada (15 Créditos): O curso abrange os direcionadores de negócios para coletar e interpretar dados geológicos para uma variedade de aplicações. Descrevemos os fundamentos do ambiente subterrâneo; temperatura e pressão, e as principais propriedades geológicas que são importantes na avaliação de reservatórios subterrâneos.
Principais Habilidades de Interpretação: Avaliação de Formação (15 créditos): Dados geofísicos e de poços são as únicas fontes de dados para descrever a estrutura do subsolo, suas propriedades e para reduzir a incerteza no subsolo. Os dados são normalmente usados como entrada para modelagem da subsuperfície. Esta unidade oferece uma visão geral integrada da aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos e petrofísicos de subsuperfície com aplicação a uma série de problemas de subsuperfície.
Processos de transporte físico-químico de subsuperfície (15 créditos): Esta unidade permitirá aos alunos analisar e avaliar os processos físicos e químicos fundamentais em sistemas de subsuperfície para a indústria de petróleo e gás, recuperação de energia geotérmica, armazenamento geológico de carbono. Os tópicos que serão abordados nesta unidade incluem porosidade, permeabilidade, rochas típicas de reservatórios (arenito, carbonato), teste de poço e estimativa de tamanho de reservatório e transporte reativo para processo de armazenamento de carbono e recuperação de energia geotérmica.
Fundamentos de Modelagem Numérica e Simulação (15 créditos): Esta unidade permitirá aos alunos analisar e avaliar os processos físicos e químicos fundamentais em sistemas subterrâneos para a indústria de petróleo e gás, recuperação de energia geotérmica, armazenamento geológico de carbono. Também fornecerá treinamento para escrever os modelos matemáticos necessários para resolver uma engenharia de subsuperfície e identificar e avaliar o limite adequado e a condição inicial aplicável a um estudo de caso de subsuperfície.
Propriedades dos Fluidos Subsuperficiais (15 créditos): A unidade abrange as propriedades dos sistemas de fluidos subsuperficiais, água e produtos químicos. Fornecemos as bases teóricas e empíricas para caracterizar o comportamento de fluidos subterrâneos, água e produtos químicos. Apresentamos as principais propriedades da água e produtos químicos usados para extração de calor geotérmico e processos aprimorados de recuperação de petróleo.
Mecânica de Subsuperfície e Geoengenharia (15 créditos): Todas as atividades de subsuperfície, desde mineração e perfuração até construção, desestabilizam e deformam a estrutura existente do subsolo. As teorias de tensão, deformação infinitesimal e elasticidade, e a resistência e os modos de ruptura das rochas são tópicos que devem ser compreendidos pelo engenheiro de subsuperfície praticante.
Modelagem Avançada de Subsuperfície (15 créditos): A unidade abrange tópicos relacionados à modelagem numérica de fluxo em sistemas porosos de subsuperfície, incluindo IMPES versus esquemas totalmente implícitos, aproximação de fluxo de dois pontos versus aproximação de fluxo multiponto e simulação numérica de 1D/2D simples, fluxo imiscível bifásico e multifásico (por exemplo, óleo/água, soluções de óleo/surfactante e soluções de óleo/poliméricas).
Dissertação (60 créditos)
Sobre a escola
Perguntas
Cursos Similares
Mestrado em Engenharia de Energia e Energia Sustentável
- Swansea, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Mestrado em Gestão de Engenharia Sustentável
- Swansea, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
MSc Electrical Energy Systems
- Cardiff, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte