
O Instituto
Um organismo autónomo da ONU estabeleceu em 1963, o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (www.unitar.org) é um braço de treinamento do Sistema das Nações Unidas, e tem o mandato para melhorar a eficácia da ONU através da formação diplomática, e aumentar o impacto das acções nacionais através de parcerias público de campanhas de sensibilização, educação e formação dos agentes de políticas públicas.
UNITAR proporciona actividades de formação e de desenvolvimento de capacidades para ajudar os países em desenvolvimento, principalmente, com especial atenção aos Países Menos Desenvolvidos (PMD), Pequenos Estados Insulares (SIDS) e outros grupos e comunidades que são mais vulneráveis, incluindo aqueles em situações de conflito em desenvolvimento. O Instituto abrange temas nas áreas amplas de apoio à capacidade para 2030 Agenda, reforço do multilateralismo, promover a sustentabilidade ambiental e desenvolvimento verde, melhorar a resiliência e assistência humanitária, promoção da paz sustentável e promover o desenvolvimento econômico e inclusão social.
Ele também realiza pesquisas em abordagens de aprendizagem inovadoras, métodos e ferramentas, bem como a investigação aplicada para abordar questões críticas, como a redução do risco de desastres e emergências humanitárias.
Em 2015, a UNITAR entregues 487 atividades individuais, incluindo a formação, aprendizagem e partilha de conhecimentos eventos, beneficiando cerca de 40.000 participantes - quase 80% dos quais eram de países em desenvolvimento, incluindo os países menos desenvolvidos.
Setenta e oito por cento das atividades do Instituto são entregues face-a-face, enquanto que vinte e dois por cento são entregues através da plataforma de e-Learning da UNITAR. A maioria das actividades face-a-face do UNITAR ter lugar a nível do país, enquanto alguns são realizadas da sede da UNITAR, em Genebra, bem como através de seus escritórios em Nova York e Hiroshima.
UNITAR é regida por um Conselho de Curadores e é dirigido por um director executivo.
O Instituto é uma organização baseada em projetos e não recebe quaisquer fundos do orçamento regular das Nações Unidas. UNITAR ser financiado exclusivamente por contribuições voluntárias provenientes principalmente dos Estados-Membros da ONU, outras agências da ONU, organizações internacionais e intergovernamentais, fundações ONGs e do setor privado.
Trabalhamos no espírito de deixar ninguém para trás e nós nos esforçamos para alcançar o mais distante em primeiro lugar. Para alcançar este objectivo, o nosso plano de formação depende também do apoio dos doadores. Fazemos um apelo aos países doadores e outras entidades doadoras para nos ajudar para que possamos projetar e fornecer treinamento de alta qualidade, especialmente para os países em situações especiais.

Nossa Visão
"Um mundo em que o poder de conhecimento pessoas, instituições e organizações a obterem resultados para superar desafios globais."
A visão para que o Instituto tem como objectivo reflecte uma unidade de resultados e de programação para desenvolver as capacidades dos indivíduos, instituições e organizações, com vista à superação de desafios globais.

Nossa Missão
"Para desenvolver capacidades para melhorar a tomada de decisão global e apoiar a acção a nível do país para moldar um futuro melhor."
Nossos Principais Funções
O Instituto:
- projeta e distribui formação inovadora para atender às necessidades de indivíduos, organizações e instituições;
- facilita o conhecimento e intercâmbio de experiências através de processos em rede e inovadoras;
- conduz pesquisas sobre e pilotos estratégias de aprendizagem inovadoras, abordagens e metodologias; e
- aconselha e apoia os governos, as Nações Unidas e outros parceiros com serviços relacionadas com o conhecimento de base tecnológica.

Hoje, o âmbito da programação UNITAR é verdadeiramente global com um alcance que abrange todos os membros das Nações Unidas e com mais de 40.000 indivíduos que beneficiam da entrega de cerca de 500 formação e eventos relacionados anuais. Nunca antes a programação do Instituto sido tão diversa como é atualmente, com uma vasta gama de aprendizagem e outros tipos de eventos abordando temas nas áreas amplas de multilateralismo; desenvolvimento econômico e inclusão social; sustentabilidade ambiental e desenvolvimento verde; paz sustentável; e aplicações de pesquisa e tecnologia.
O Instituto também diversificou muito a prestação da formação, com cursos de e-Learning agora responsável por um terço de todos os eventos e com mais de 5.000 alunos de todos os cantos do mundo beneficiando do ambiente virtual de aprendizagem do Instituto em 2012. No cumprimento da sua missão, o Instituto naturalmente coloca muita ênfase na entrega de produtos e serviços relacionados com a aprendizagem, sobre a transferência de conhecimento, dando-lhes competências e sensibilização com o objectivo de provocar mudanças de comportamento, e para desenvolver outras capacidades dos seus beneficiários.
Paralelamente à aprendizagem, o Instituto também se engaja em serviços relacionados com formação e outra de apoio consultivo para os governos a alcançar resultados de desenvolvimento sociais e econômicos mais amplos, tais como o desenvolvimento de capacidades institucionais.