PhDLawBachelorMBAHealthcareCoursesOnlineMaster
Keystone logo
Tampere University Mestrado em Ciências Sociais em Vida Digital Sustentável, Sociedades Sustentáveis e Digitalização
Tampere University

Mestrado em Ciências Sociais em Vida Digital Sustentável, Sociedades Sustentáveis e Digitalização

Tampere, Finlândia

2 Years

Inglês

Tempo integral

03 Jan 2025

Aug 2025

EUR 12 000 / per year *

No campus

* por ano acadêmico para alunos não pertencentes à UE / EEE com um sistema de bolsa de estudos para alunos pagantes

Introdução

Criando um futuro digital para todos

O programa Vida Digital Sustentável visa tornar a vida digital mais sustentável e acessível para todos, valorizando a diversidade e combinando o pensamento crítico com uma mentalidade criativa.

O mundo moderno é permeado e moldado por tecnologias digitais em todas as áreas da vida: comunicação, aprendizagem, brincadeira, criatividade, namoro, terapia – você escolhe.

O programa de mestrado em Vida Digital Sustentável (SDL) concentra-se em melhorar nossas vidas digitais: os sistemas digitais que nos rodeiam, bem como as formas de usá-los, regulá-los e projetá-los. O programa oferece um portfólio de cursos exclusivo na interseção de ciências sociais, design e mídia. O programa forma especialistas interdisciplinares que entendem a sociedade digital do ponto de vista da cultura e da ética, bem como compreendem os sistemas digitais e como eles são produzidos.

O Programa de Mestrado em Sociedades Sustentáveis e Digitalização centra-se na consciência da diversidade das culturas digitais. Depois de concluir o Programa de Mestrado, os alunos compreendem o papel da mídia digital e da tecnologia de comunicação na sociedade atual e futura e reconhecem seus riscos éticos e sociais. O programa consiste nas seguintes especializações academicamente independentes com perfis de estudo distintos:

  • Acessibilidade e Diversidade em Serviços Digitais (ADDS)
  • Vida Digital Sustentável (SDL)
  • Inteligência Artificial para Sociedades Sustentáveis (AISS) (Programa Conjunto de Mestrado Erasmus Mundus)

O programa

  • Visa formar especialistas criativos, analíticos e críticos em mídia digital e tecnologia de comunicação e informação; especialistas que são capazes de renovar a sociedade, idealizando, projetando e avaliando serviços digitais que sejam eticamente sustentáveis, acessíveis a todos e atentos à diversidade social e cultural.
  • Concentra-se na sustentabilidade não apenas relacionada com coisas digitais, mas também na forma de aprender: garantimos que os futuros especialistas possuam competências adaptativas, de longo alcance e transformadoras numa variedade de campos.
  • Tem especial enfoque na acessibilidade: aprender a compreender a diversidade de utilizadores e formas de utilização dos sistemas digitais, como avaliar a acessibilidade dos sistemas existentes e como ter em conta a acessibilidade no design.
  • É genuinamente multidisciplinar: os professores do programa representam diversas disciplinas acadêmicas.
  • Os cursos básicos do programa incluem alfabetização digital, fundamentos de design de serviços, design sustentável, cultura digital diversificada, acessibilidade e gamificação.

Sustentabilidade na Tampere University

  • Acreditamos que promover e educar o desenvolvimento de tecnologia sustentável é uma abordagem necessária para alcançar o objetivo da sustentabilidade.
  • Como arauto da bolsa de estudos, nossa universidade reconhece que a sustentabilidade é um imperativo fundamental para várias entidades sistêmicas essenciais.
  • A sustentabilidade destaca a interconexão dos processos econômicos, sociais e ecológicos.
  • A Vida Digital Sustentável concentra-se especialmente no estudo da mudança estrutural de longo prazo nos sistemas digitais e sociais para manter a coesão social e a solidariedade, reconhecendo ao mesmo tempo a necessidade de reduzir o consumo ambiental e de recursos a um nível sustentável.
  • Existem muitas entidades às quais pertence a necessidade de sustentabilidade: natureza, sociedades e culturas, a humanidade. Queremos valorizar a diversidade e resiliência dentro de tudo isso.
  • Considerando a vida digital moderna, alguns desenvolvimentos e tendências recentes precisam de ser abordados na busca da sustentabilidade, tais como a crescente pegada de carbono da computação, o aumento do poder das empresas de Internet, os desafios na regulação do desenvolvimento tecnológico, a homogeneização da cultura digital, o sentimento das pessoas de perderem o controlo das suas vidas digitais, da dependência da informação, do aumento da solidão e do isolamento e da radicalização através da tecnologia.
  • Considerando a vida digital moderna, a perspectiva dos utilizadores da tecnologia integrada nas suas práticas quotidianas exige competências críticas como literacias em tecnologia. Do ponto de vista da sustentabilidade, trata-se de alfabetização digital ecológica.
Saiba mais no website da instituição da instituição

Admissões

Currículo

Bolsas de estudo e financiamento

Oportunidades de carreira

Taxa de matrícula do programa

Sobre a escola

Perguntas