Mestrado em Ciências Sociais em Vida Digital Sustentável, Sociedades Sustentáveis e Digitalização
Tampere, Finlândia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
03 Jan 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 12 000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* por ano acadêmico para alunos não pertencentes à UE / EEE com um sistema de bolsa de estudos para alunos pagantes
Introdução
Criando um futuro digital para todos
O programa Vida Digital Sustentável visa tornar a vida digital mais sustentável e acessível para todos, valorizando a diversidade e combinando o pensamento crítico com uma mentalidade criativa.
O mundo moderno é permeado e moldado por tecnologias digitais em todas as áreas da vida: comunicação, aprendizagem, brincadeira, criatividade, namoro, terapia – você escolhe.
O programa de mestrado em Vida Digital Sustentável (SDL) concentra-se em melhorar nossas vidas digitais: os sistemas digitais que nos rodeiam, bem como as formas de usá-los, regulá-los e projetá-los. O programa oferece um portfólio de cursos exclusivo na interseção de ciências sociais, design e mídia. O programa forma especialistas interdisciplinares que entendem a sociedade digital do ponto de vista da cultura e da ética, bem como compreendem os sistemas digitais e como eles são produzidos.
O Programa de Mestrado em Sociedades Sustentáveis e Digitalização centra-se na consciência da diversidade das culturas digitais. Depois de concluir o Programa de Mestrado, os alunos compreendem o papel da mídia digital e da tecnologia de comunicação na sociedade atual e futura e reconhecem seus riscos éticos e sociais. O programa consiste nas seguintes especializações academicamente independentes com perfis de estudo distintos:
- Acessibilidade e Diversidade em Serviços Digitais (ADDS)
- Vida Digital Sustentável (SDL)
- Inteligência Artificial para Sociedades Sustentáveis (AISS) (Programa Conjunto de Mestrado Erasmus Mundus)
O programa
- Visa formar especialistas criativos, analíticos e críticos em mídia digital e tecnologia de comunicação e informação; especialistas que são capazes de renovar a sociedade, idealizando, projetando e avaliando serviços digitais que sejam eticamente sustentáveis, acessíveis a todos e atentos à diversidade social e cultural.
- Concentra-se na sustentabilidade não apenas relacionada com coisas digitais, mas também na forma de aprender: garantimos que os futuros especialistas possuam competências adaptativas, de longo alcance e transformadoras numa variedade de campos.
- Tem especial enfoque na acessibilidade: aprender a compreender a diversidade de utilizadores e formas de utilização dos sistemas digitais, como avaliar a acessibilidade dos sistemas existentes e como ter em conta a acessibilidade no design.
- É genuinamente multidisciplinar: os professores do programa representam diversas disciplinas acadêmicas.
- Os cursos básicos do programa incluem alfabetização digital, fundamentos de design de serviços, design sustentável, cultura digital diversificada, acessibilidade e gamificação.
Sustentabilidade na Tampere University
- Acreditamos que promover e educar o desenvolvimento de tecnologia sustentável é uma abordagem necessária para alcançar o objetivo da sustentabilidade.
- Como arauto da bolsa de estudos, nossa universidade reconhece que a sustentabilidade é um imperativo fundamental para várias entidades sistêmicas essenciais.
- A sustentabilidade destaca a interconexão dos processos econômicos, sociais e ecológicos.
- A Vida Digital Sustentável concentra-se especialmente no estudo da mudança estrutural de longo prazo nos sistemas digitais e sociais para manter a coesão social e a solidariedade, reconhecendo ao mesmo tempo a necessidade de reduzir o consumo ambiental e de recursos a um nível sustentável.
- Existem muitas entidades às quais pertence a necessidade de sustentabilidade: natureza, sociedades e culturas, a humanidade. Queremos valorizar a diversidade e resiliência dentro de tudo isso.
- Considerando a vida digital moderna, alguns desenvolvimentos e tendências recentes precisam de ser abordados na busca da sustentabilidade, tais como a crescente pegada de carbono da computação, o aumento do poder das empresas de Internet, os desafios na regulação do desenvolvimento tecnológico, a homogeneização da cultura digital, o sentimento das pessoas de perderem o controlo das suas vidas digitais, da dependência da informação, do aumento da solidão e do isolamento e da radicalização através da tecnologia.
- Considerando a vida digital moderna, a perspectiva dos utilizadores da tecnologia integrada nas suas práticas quotidianas exige competências críticas como literacias em tecnologia. Do ponto de vista da sustentabilidade, trata-se de alfabetização digital ecológica.
Admissões
Currículo
Conteúdos de estudo
O programa Vida Digital sustentável visa tornar a vida digital mais sustentável e acessível para todos, valorizando a diversidade e combinando o pensamento crítico com uma mentalidade criativa.
O objetivo é formar especialistas criativos, analíticos e críticos em mídia digital, comunicação e tecnologia da informação, que sejam capazes de renovar a sociedade projetando, facilitando e avaliando serviços digitais que sejam eticamente sustentáveis, acessíveis a todos e atentos às questões sociais. e diversidade cultural. Os alunos estão conscientes da diversidade das culturas digitais e reconhecem as variedades das suas bases de valores. Eles compreendem o papel da mídia digital e da tecnologia de comunicação na sociedade atual e futura e reconhecem seus riscos éticos e sociais.
A educação é baseada em projetos, pois os alunos realizam projetos ao longo dos estudos e conectam seu aprendizado a esses projetos. Os alunos criam portfólios e identificam suas próprias habilidades durante seus estudos. os cursos básicos do programa oferecem aos alunos fundamentos de design de serviços, design sustentável, alfabetização digital, cultura digital diversificada, acessibilidade e gamificação. Os alunos estudarão cursos básicos conjuntos, juntamente com estudos opcionais nos quais poderão se concentrar em um tema. Os alunos adquirirão habilidades necessárias tanto na vida profissional quanto na academia.
O programa é genuinamente multidisciplinar; os professores dos programas representam oito campos diferentes: interação humano-tecnologia, educação para a mídia, estudos de áudio, pesquisa teatral e dramática, cultura da mídia, estudos da informação, estudos de jogos e jornalismo visual.
Estrutura de estudos
Os estudos em Vida Digital Sustentável consistem nos seguintes elementos:
- Estudos Avançados em Vida Digital Sustentável (90 ECTS) constituem o núcleo do curso. Eles permitem que os alunos adquiram conhecimentos teóricos, metodológicos e conceituais aprofundados sobre o campo. Os estudos incluem vários cursos multidisciplinares, trabalho de projeto com parceiros de colaboração e uma tese de mestrado. O programa utiliza aprendizagem baseada em projetos. Durante os dois anos, os alunos frequentarão um curso de Trabalho de Projeto e realizarão um projeto de investigação e inovação em grupo. O trabalho do projeto está integrado na Dissertação de Mestrado.
- Estudos Conjuntos (7 a 12 créditos) concentram-se na orientação geral para estudos e planejamento de estudos pessoais, estudos de idiomas e habilidades de redação acadêmica.
- Estudos de Livre Escolha (18-23 créditos)
Bolsas de estudo e financiamento
Tampere University Tuition Fee Scholarships
Tampere University tuition fee scholarship is an exclusive opportunity awarded to a limited number of the best-performing applicants in each programme.
Tampere University tuition fee scholarships awarded at admission cover 50% of the tuition fees for the programme duration.
Early bird offer
While Tampere University scholarships are available to a limited number of applicants, the early bird offer is available at admission to all fee-paying students. The early bird offer gives a 1500 € reduction on the programme tuition fee during the first year of studies.
Oportunidades de carreira
O objetivo é educar os alunos tanto para as profissões existentes quanto para as profissões futuras emergentes. Os graduados podem trabalhar, por exemplo, como designers, especialistas ou analistas nas áreas de mídia digital, serviços de informação e comunicação, diversos projetos de digitalização e aplicação de serviços de inteligência artificial.
Após a formatura, as oportunidades de emprego dependem também da especialização do aluno. Os alunos podem especializar-se em diferentes módulos, além de estudar disciplinas secundárias e, assim, criar combinações únicas de conhecimentos.
A Vida Digital Sustentável ajuda os alunos a se conectarem com a vida profissional como parte de seus estudos, colaborando com empresas e organizações. Os alunos conhecem alguns dos empregadores já durante os estudos e têm a possibilidade de realizar projetos de clientes reais dos nossos colaboradores estratégicos.
Cooperação com outras partes
Colaboração em projetos multidisciplinares
A colaboração em projetos multidisciplinares envolve três programas internacionais de mestrado: Interação Humano-Tecnologia (HTI) da Tampere University , Sociedades Sustentáveis e Digitalização e Mídia Emergente (EM) da Tampere University . Os tópicos do projeto virão de parceiros estratégicos e de longo prazo, que fornecerão problemas complexos que poderão ser explorados pelos alunos. Consideramos a aprendizagem em equipa e a aprendizagem baseada em desafios como os elementos-chave desta cooperação.
A Sustainable Digital Life tem uma colaboração estratégica de longo prazo com a YLE (empresa nacional de radiodifusão pública da Finlândia). Juntos, trabalhamos com diversos temas sociais para tornar os serviços digitais mais acessíveis e sustentáveis para todos. Na prática, a colaboração ocorre em projetos estudantis.
Foco da pesquisa
Interdisciplinaridade: As ciências sociais encontram o desenvolvimento tecnológico; a descoberta de problemas encontra a solução de problemas.
Mais oportunidades de estudo
Os alunos formados no programa Vida Digital Sustentável são elegíveis para se candidatarem aos programas de doutorado da Tampere University . Existem dois programas de doutorado particularmente adequados para graduados em Vida Digital Sustentável:
- O programa de doutorado em Mídia, Comunicação e Artes Cênicas (DPMCP)
- O Programa de Doutorado em Humanos e Tecnologias (DPHAT)