Keystone logo
© Stellenbosch University
Stellenbosch University

Stellenbosch University

Stellenbosch University

Introdução

A Universidade de Stellenbosch (SU) está firmemente empenhada na busca de conhecimento, investigação e inovação, ao serviço da sociedade. Proporcionamos um centro de aprendizagem e desenvolvimento de classe mundial, que é globalmente relevante, mas enraizado na elevação e transformação das nossas comunidades locais. As nossas acções são orientadas por valores e atributos fundamentais, e possibilitadas por pessoal e estudantes excepcionais, sistemas operacionais sólidos e um profundo sentido de propósito.

A SU alberga uma comunidade académica de mais de 32 500 estudantes, incluindo mais de 3 700 estudantes internacionais de 104 países. A SU tem 4 658 funcionários permanentes e com contratos a termo certo, incluindo 1 393 académicos.

As nossas dez faculdades (Ciências Agrárias, Artes e Ciências Sociais, Ciências Económicas e de Gestão, Educação, Engenharia, Direito, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Militares, Ciências e Teologia), bem como a Escola de Estudos Climáticos, a Escola de Ciência de Dados e Pensamento Computacional e a Escola de Gestão de Stellenbosch estão localizadas em cinco campus na província do Cabo Ocidental, na África do Sul.

De acordo com os dados oficiais do Departamento de Ensino Superior e Formação (DHET) divulgados em 2022, a SU encontra-se entre as três universidades sul-africanas com maior intensidade de investigação, tanto per capita como em termos de produção total de investigação.

A SU conta agora com um total de 20 investigadores com classificação A - o nosso número mais elevado até à data - tendo recebido nove novas classificações A na ronda de classificação de 2021.

Acolhemos 44 cátedras de investigação - 23 no âmbito do programa SARChI do DSI-NRF e 21 cátedras dotadas ou financiadas pela indústria. Em 2012, esse número era de 16. As cátedras de investigação contribuem de forma muito significativa para os resultados da investigação, o impacto e os rendimentos da SU, enquanto instituição próspera e com grande intensidade de investigação.

O número de bolseiros de pós-doutoramento aumentou de 154 em 2012 para mais de 340 bolseiros de investigação de pós-doutoramento registados na SU em 2022.

Excelência académica, investigação e inovação

De acordo com os números oficiais do Departamento de Ensino Superior e Formação (DHET) divulgados em 2022, a SU está entre as três principais universidades de investigação intensiva da África do Sul, tanto per capita como em termos de produção total de investigação. A SU agora ostenta um total de 20 pesquisadores com classificação A - nosso maior número até agora - tendo recebido nove novas classificações A na rodada de classificação de 2021. Acolhemos 44 cátedras de investigação - 23 no âmbito do programa SARChI da DSI-NRF e 21 cátedras dotadas ou financiadas pela indústria.

Em 2012, esse número era de 16. As cátedras de investigação contribuem de forma muito significativa para os resultados da investigação, o impacto e os rendimentos da SU, enquanto instituição próspera e de investigação intensiva. O número de bolseiros de pós-doutoramento aumentou de 154 em 2012 para mais de 340 bolseiros de investigação de pós-doutoramento registados na SU em 2022.

A SU está a cimentar a sua reputação como uma instituição de classe mundial. De acordo com o Times Higher Education World University Rankings, a SU é uma das 300 melhores universidades do mundo e está entre as 20 melhores nos países BRICS. Também figura entre as instituições de elite do mundo em 10 das 36 disciplinas apresentadas no QS World University Rankings by Subject para 2015. A SU foi também incluída no CWTS Leiden Ranking de 2014, que mede o desempenho científico de 750 grandes universidades de todo o mundo.

Com 18 cátedras de pesquisa sob a Iniciativa de Cátedras de Pesquisa Sul-Africana da NRF (SARChi), a Universidade é considerada líder nas áreas de pesquisa e gerenciamento de tuberculose biomédica, biotecnologia do vinho, ciências animais e biociências matemáticas. Outra cadeira SARChi, na área de biologia de invasão, é compartilhada entre a SU e a Universidade de Venda. Esta constitui apenas uma das muitas parcerias da SU, tanto locais como internacionais. Como parceiro de pesquisa preferencial, a SU também participa de várias redes acadêmicas internacionais.

Nossa visão

A Universidade de Stellenbosch será a principal universidade africana de investigação intensiva, reconhecida mundialmente como excelente, inclusiva e inovadora, onde promovemos o conhecimento ao serviço da sociedade.

Nossa missão

A Universidade de Stellenbosch é uma universidade de investigação intensiva, onde atraímos estudantes excepcionais, empregamos pessoal talentoso e proporcionamos um ambiente de classe mundial; um lugar ligado ao mundo, enriquecendo e transformando as comunidades locais, continentais e globais.

Recursos do campus

O campus principal na pitoresca cidade universitária de Stellenbosch, no coração de Western Cape Winelands, é uma grande atração para os estudantes. Stellenbosch está situada a cerca de 50 km da Cidade do Cabo e a apenas 30 km do Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo.

Oito faculdades estão no campus principal, com a Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde situada no campus de Tygerberg, adjacente ao hospital acadêmico de Tygerberg, e a Faculdade de Ciências Militares - a única desse tipo na África do Sul e uma das duas únicas em África - com sede na Academia Militar das Forças de Defesa da África do Sul, em Saldanha. A Stellenbosch Business School e outros programas de pós-graduação em negócios e planejamento da Faculdade de Ciências Econômicas e de Gestão estão localizados no campus Bellville Park.

O quinto campus da SU, em Worcester, foi inaugurado oficialmente em 2012 com o lançamento da Escola Clínica Rural de Ukwanda da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde. Aqui, os estudantes de medicina e ciências afins da saúde têm a oportunidade de concluir a sua formação clínica numa plataforma rural. Este é mais um exemplo do trabalho pioneiro da SU no domínio da inovação académica.

A cada ano, o campus também abriga um novo grupo de alunos que abandonam a escola e participam do programa de ponte entre Ciências e Matemática da Stellenbosch University (SciMathUS). O programa oferece aos estudantes de comunidades desfavorecidas em termos educacionais a oportunidade de obter acesso ao ensino superior.

    Admissões

    Familiarize-se com a Política de Admissões Stellenbosch University e nossos Termos e Condições para novas inscrições.

    Quais são os requisitos acadêmicos mínimos para um passe NSC (National Senior Certificate)?

    Para obter um passe NSC em seu ano Gr12, você deve ter no mínimo 7 disciplinas. Dessas 7 disciplinas, você deve ter:

    • Duas (2) línguas sul-africanas;
    • Matemática ou Alfabetização Matemática (1);
    • Três (3) disciplinas de 20 créditos e;
    • Orientação de Vida (1).

    Além disso, você deve passar com pelo menos:​

    • Mínimo de 40% para a sua língua materna;
    • 40% para outras duas disciplinas e;
    • 30% para duas outras disciplinas, uma das quais deve ser língua oficial no nível Primeira Língua Adicional ou Língua Doméstica e;
    • 20% na matéria final

    *A Orientação para a Vida não será considerada como parte da sua média.

    Quais são os requisitos acadêmicos mínimos para um diploma de bacharel?

    • 30% para uma língua sul-africana de aprendizagem e ensino (inglês ou africâner), e
    • Uma classificação de desempenho de 4 (50% - 59%) em quatro disciplinas de 20 créditos.

    Como calculamos a média do seu Certificado Nacional Sênior?

    Usamos a pontuação mais alta em Língua de Aprendizagem e Ensino (Eng ou Afr) + (5 x melhores resultados em disciplinas de 20 créditos, excluindo Orientação para a Vida, Matemática Avançada, Matemática 3 e quaisquer outras disciplinas não NSC). O total é então dividido por 6.

    Como avaliamos as qualificações internacionais?

    • Utilizamos os resultados escolares finais do Currículo Internacional (Cambridge International, International Baccalaureate, etc.), incluindo a Escola do Amanhã.
    • Clique aqui para conhecer os requisitos mínimos para currículos internacionais. (Cambridge A-levels, AS-levels, GCSE/IGCSE/O-levels; Diploma IB; American School e Abitur)
    • Além disso, atenda a outros requisitos específicos do(s) programa(s) de sua escolha, conforme estabelecido nos esboços do programa nas diversas Faculdades.

    ​Quais são os requisitos básicos de admissão para estudar na Stellenbosch University ?

    • Um certificado de conclusão escolar do National Senior Certificate (NSC) ou do Independent Examinations Board (IEB), certificado pela Umalusi para admissão em estudos de bacharelado.
    • Requisitos específicos do corpo docente

    Requisitos de visto

    Visto de estudo antes da chegada

    Os estudantes internacionais são obrigados a ter um visto de estudo válido para estudar na Stellenbosch University (SU).

    A SU não está autorizada a registrar um estudante sem um visto de residência temporária válido.

    Como parte do seu pedido de visto, você deverá apresentar um atestado médico, além de quaisquer outros documentos que possam ser exigidos (consulte a missão sul-africana mais próxima de você). Você também terá que fornecer prova de reconhecimento de cobertura médica na África do Sul de um provedor registrado no Conselho Sul-Africano de Esquemas Médicos nos termos da Lei de Esquemas Médicos de 1998, conforme link a seguir Conselho Sul-Africano de Esquemas Médicos.

    Entre em contato com o Alto Comissariado Sul-africano mais próximo para confirmar o processo de inscrição e os documentos comprovativos necessários para o pedido de visto.

    Importante: Observe que pode levar até oito (8) semanas para obter um visto, mas as circunstâncias podem variar de país para país. Inicie o seu pedido de visto familiarizando-se com a documentação de apoio necessária, cuja obtenção pode ser demorada. Por favor, certifique-se de enviar um pedido completo para o seu visto.

    Esta informação serve apenas como um guia. Os requisitos para obtenção de visto para a África do Sul estão sujeitos a alterações e cada pedido é tratado como um caso individual. Sempre pergunte à Missão SA mais próxima antes de viajar para a África do Sul.

    Renovação do visto de estudo na África do Sul

    Por favor, visite a página da web para obter informações relacionadas à licença e você deve se inscrever online. Faça login no site >Página inicial > Tipos de visto> Residência temporária/Residência permanente e role para baixo para ver as diferentes categorias de licenças e seus requisitos.

    Clique na página inicial em COMPLETAR FORMULÁRIO ONLINE para se inscrever e o sistema o guiará automaticamente por todo o processo de inscrição online.

    • Crie um ID de e-mail e uma senha para poder preencher o formulário online.
    • Depois de preencher o formulário on-line, você terá as seguintes opções:
    • Pagamento online via cartão de débito/crédito através do portal online seguro
    • Pagamento EFT através do portal online seguro
    • Pré-pagamento no Standard Bank, descarregando e preenchendo o recibo bancário gerado online e depositando o dinheiro no Standard Bank mais próximo.
    • Depois de efetuar o pagamento, você poderá marcar uma data para enviar seu pedido de renovação. Você também poderá fazer sua solicitação de certificado de habilitação policial no escritório da VFS.​

    Cobertura médica

    Requisitos de cobertura médica para estudantes Stellenbosch University

    • O Departamento de Assuntos Internos da África do Sul (DHA) exige prova de cobertura médica registrada no Conselho SA para Esquemas Médicos nos termos da Lei de Esquemas Médicos de 1998 durante a duração do seu visto de estudo de um esquema registrado nos termos da Lei de Esquemas Médicos .
    • Qualquer estudante matriculado na Stellenbosch University com visto de estudo deve ter cobertura médica sul-africana desde o início do visto de estudo até 31 de dezembro do ano acadêmico específico de inscrição.
    • Se um aluno se inscrever novamente para um novo ano lectivo, a renovação da cobertura médica deverá ter início em 1 de Janeiro e até 31 de Dezembro do novo ano lectivo.
    • Nenhum aluno continuado poderá ser matriculado sem cobertura médica de janeiro a dezembro.
    • Os estudantes são fortemente aconselhados a ler atentamente o conteúdo da cobertura médica para garantir que tenham cobertura suficiente durante a sua estadia na África do Sul e negociar diretamente com o fornecedor.

    Explore suas opções:

    Observe que Stellenbosch University não é afiliada a nenhum provedor de assistência médica. A universidade aceita qualquer cobertura médica, desde que esteja registrada no SA Council for Medical Schemes. A maioria dos alunos matriculados na Stellenbosch University usa as seguintes opções:

    • Saúde dinâmica
    • Bem-estar CompCare

    Documentos de apoio da SU International

    • Carta de suporte
    • Solicitação de carta de continuação (Processo de renovação de visto para estudantes de Graduação
    • Formulário de renovação de adesão à assistência médica
    • Solicitação de carta convite

    Why study at Stellenbosch University</p>

    Começando em 1918, na histórica cidade cercada de carvalhos de Stellenbosch, Stellenbosch University tinha quatro faculdades (Artes, Ciências, Educação e Agricultura), 503 alunos e 40 docentes. Desde então, Stellenbosch University (SU) tornou-se uma comunidade vibrante e cosmopolita de mais de 32.000 estudantes e cerca de 3.500 funcionários acadêmicos e de serviços de apoio, espalhados por dez faculdades e cinco campi, com uma ampla variedade de programas de graduação à sua escolha. Nossa comunidade de estudantes de graduação e pós-graduação inclui mais de 3.000 estudantes internacionais de 100 países.

    A Universidade é o lar de alguns dos melhores e mais brilhantes acadêmicos do país. Enraizada na África, Stellenbosch University (SU) de alcance global atrai estudantes de todo o mundo. Estudantes de mais de 100 países, desde Coreia do Sul, Suíça, Austrália, Gabão e Colômbia, percorrem nossos campi, tornando a SU uma universidade verdadeiramente internacional.

    Durante sua estada na África do Sul, os estudantes internacionais são apoiados pela Stellenbosch University International. O escritório oferece uma gama de serviços, desde logísticos até acadêmicos e sociais. Estabelecido em 1993, o escritório internacional da SU atesta o compromisso de longa data da instituição com a internacionalização.

    O que dizem os estudantes internacionais “Escolhi estudar na Stellenbosch University porque, pelo que vi, a universidade é muito baseada nos interesses dos estudantes, permitindo que você seja mais do que apenas um número de estudante. Tem uma infinidade de programas e aulas e o campus em Stellenbosch é incrivelmente lindo, por dentro e por fora. Sinto que o ambiente de aprendizagem contribui para o desempenho geral do aluno." - Morgan Cornwall (Canadá)

    “ Stellenbosch University é uma instituição de classe mundial com visão internacional. Gosto dos programas excepcionais que estão sendo oferecidos. A educação sempre foi um aspecto crucial da minha vida e particularmente considero Stellenbosch University propícia à aprendizagem." - Oluwadamilola Oluwusi (Nigéria)

    “Como pesquisador da SU, você terá uma excelente experiência de aprendizado e pesquisa. Stellenbosch University é uma das universidades líderes em África e a Universidade oferece uma plataforma de última geração que é respeitada por empregadores e académicos em todo o mundo." - Dr. Astik Biswas (Índia) Investigação para Impacto A nossa agenda de investigação é otimizar a investigação científica, impacto econômico, social, acadêmico e cultural de nossa pesquisa.

    Nosso foco está na pesquisa interdisciplinar que beneficie a sociedade em escala nacional, continental e global.

    • SU é parceira fundadora da Aliança Africana de Universidades de Pesquisa (ARUA). A Aliança de 16 Universidades Africanas promove e fortalece a pesquisa no continente.
    • De acordo com dados oficiais divulgados pelo Departamento de Ensino Superior e Formação (DHET) em 2022, estamos entre as três principais universidades de investigação intensiva da África do Sul, tanto per capita como em termos de produção total de investigação.
    • A SU contava com 7 centros de excelência do Departamento de Ciência e Inovação e da Fundação Nacional de Pesquisa (DSI-NRF).
    • 504 pesquisadores com classificação da National Research Foundation (NRF). Estes incluem 17 pesquisadores com classificação A,
    • 47 cátedras de pesquisa, incluindo um dos maiores números de cátedras nacionais (SARChI) do país.

    Campus Life & Facilities

    Stellenbosch University pode acomodar cerca de 6.500 estudantes em aproximadamente 31 residências universitárias e outras acomodações universitárias no Campus de Stellenbosch. As cinco residências do Campus Tygerberg, onde está situada a Faculdade de Ciências da Saúde, abrigam mais 1.000 alunos. A maioria dos Maties que estudam nesses dois campi (há mais de 30.000 alunos no total) utilizam acomodações privadas em Stellenbosch e arredores.

    Os alunos que são colocados em qualquer uma destas residências estão sob a supervisão de um Chefe Residencial. O Chefe Residencial, por sua vez, é auxiliado por uma comissão da casa. Em cada residência também há mentores. Os mentores são alunos seniores nomeados em residências e Organizações Estudantis Privadas (estudantes que vivem em regime privado) para auxiliar os novos alunos na sua adaptação à vida universitária.

    Cada novo aluno deve ter acesso a um mentor. O mentor já desempenha um papel importante durante o período de acolhimento com atendimento geral em dúvidas da vida universitária e apoio psicossocial. Através do mentor, os novos alunos têm a oportunidade de participar no programa de Bem-Estar da Universidade, que visa melhorar o bem-estar dos alunos ao longo do ano.

    Instalações residenciais

    • Cada sala possui um ponto de rede para conectar seu próprio computador à rede da Universidade, recursos eletrônicos de informação, Internet e ferramentas de e-learning baseadas na web.
    • Lavanderia
    • Uma área comum de “sala de estar” para socializar, ver televisão ou simplesmente “passar tempo”
    • Todas as residências femininas, e algumas masculinas, dispõem ainda de uma zona lounge comum e/ou privada onde os visitantes podem ser recebidos e entretidos.
    • A maioria das residências possui lindos pátios e/ou jardins para brincar e relaxar.

    Localizações

    • Stellenbosch

      Private Bag X1, Matieland, 7602, Stellenbosch

    Perguntas