Keystone logo
Politécnico de Portalegre

Politécnico de Portalegre

Politécnico de Portalegre

Introdução

O Politécnico de Portalegre é uma instituição pública de Ensino Superior que integra a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPPortalegre), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPPortalegre), a Escola Superior de Saúde (ESS-IPPortalegre), em Portalegre, e a Escola Superior Agrária(ESAE-IPPortalegre), em Elvas.

As atividades das quatro Escolas Superiores são coordenadas pelos Serviços Centrais, estando os Serviços de Ação Social (SAS) orientados para apoiar o estudante, nomeadamente nas questões relacionadas com a alimentação, alojamento, apoio psicológico e atividades desportivas e recreativas.

O Politécnico de Portalegre conta ainda com uma incubadora de base tecnológica (BioBIP) , um Gabinete de Investigação e Inovação (GII), um Gabinete de Empreendorismo e Emprego (GEE), um Centro de Línguas e Culturas (CLIC) e um Gabinete de Relações Internacionais (GRI).

No intuito de estar cada vez mais próximo da comunidade e contribuir para o seu desenvolvimento sustentado, oferece diversos serviços quer através dos seus laboratórios, quer através de parcerias e apoio à investigação aplicada.

Procura acima de tudo um ensino de qualidade, aberto à vertente internacional, valorizando cada vez mais a região e as pessoas.

Missão, Visão e Estratégia

Missão

O Politécnico de Portalegre é uma Instituição Pública de Ensino Superior que cria, transmite e difunde o conhecimento, orientado profissionalmente, através da formação e qualificação, de alto nível, para públicos diferenciados, em momentos vários dos percursos académico e profissional, e da investigação e desenvolvimento tecnológico para a promoção das comunidades, em cooperação com entidades regionais, nacionais e internacionais.

Valores

  • Excelência (espírito critico, criatividade, inovação e empreendedorismo)
  • Responsabilidade (ética, transparência e subsidiariedade)
  • Proximidade (inclusão e cooperação)

São valores do Politécnico de Portalegre:

  • Excelência organizacional – Exceder as expectativas das partes interessadas externas com elevado padrão motivacional dos colaboradores.
  • Ética e transparência – Vínculo dos colaboradores do IPP a uma conduta de rigor, zelo e transparência, estimulando o diálogo e a partilha de informação.
  • Subsidiariedade – O IPP acredita na capacidade e na autonomia das partes interessadas, internas e externas, para manterem a ordem social e o bem comum, intervindo apenas na incapacidade destas.
  • Envolvimento e orientação para as partes interessadas – Trabalhar sempre e com as partes interessadas.
  • Desenvolvimento sustentável – Alcançar de maneira equilibrada o crescimento do IPP e o bem-estar das partes interessadas, fazendo um uso racional dos recursos disponíveis.

Visão

Um Politécnico Próximo e Comprometido

Um Politécnico âncora do desenvolvimento regional, onde o conhecimento resulte fundamentalmente da articulação entre a formação especializada e a investigação aplicada, bem como da interação entre a sua comunidade académica - próxima e comprometida - e os diferentes parceiros das empresas e das organizações. Um Politécnico capaz de se autorrenovar criticamente com a contribuição ativa dos seus diplomados e dos seus parceiros do tecido económico, social, político, cultural e educativo.

Estratégia

No sentido de contribuir para alcançar esta VISÃO, bem como a missão, os princípios e os valores consignados no artigo 1º dos Estatutos do Politécnico de Portalegre, definiram-se 4 objetivos estratégicos:

  1. Ter um ensino de qualidade e uma formação diferenciadora;
  2. Ser uma comunidade de investigação e desenvolvimento tecnológico promotora de conhecimento e de respostas regionais inovadoras;
  3. Ser uma organização aberta com um ambiente internacional;
  4. Ter um politécnico inclusivo e sustentável;

O Plano Estratégico de Desenvolvimento assenta nestes quatro objetivos, cada um com três eixos estratégicos e diversas linhas de ação, e alguns indicadores e metas a alcançar durante o quadriénio. Este documento será revisitado e aprofundado com planos anuais de atividades da responsabilidade das diferentes unidades orgânicas e articulado com o Projeto Educativo, Científico, Cultural e Desportivo (PECCD) a rever em função da nova realidade do Politécnico.

A nossa história

O Politécnico de Portalegre é uma instituição pública de Ensino Superior. Integra quatro Escolas: a Escola Superior de Educação (ESECS), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Saúde (ESS), em Portalegre, e a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).

Nas suas quatro Escolas, o Politécnico oferece vários cursos de licenciatura e de mestrado, bem como curso técnicos superiores profissionais (CTeSP) e pós graduações.

A oferta formativa do Politécnico abarca áreas diversificadas do saber, de acordo com a matriz formativa de cada uma das suas escolas. A educação/formação, a acção social, o turismo, o jornalismo/comunicação, a gestão, a engenharia, a informática, o design, o marketing, a agricultura, a equinicultura, a enfermagem e as tecnologias da saúde são as áreas fundamentais do saber que sustentam a formação, a investigação e a intervenção do Politécnico e das suas escolas.

O Politécnico de Portalegre tem como uma das suas grandes preocupações o desenvolvimento regional, tendo uma forte relação com a comunidade envolvente. Por outro lado, preocupa-se em acompanhar a inserção profissional dos seus alunos, criando condições para a sua fixação na região. Apesar desta forte aposta regional, o Politécnico não descura o intercâmbio e as relações externas nacionais e internacionais.

Neste sentido, projectos como a Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação (C3i), o Centro de Línguas e Culturas (CLIC), o Gabinete de Empreendedorismo, as Relações Externas e Cooperação e o Gabinete Europe Direct, são apostas fortes e consolidadas de unidades de intervenção do Instituto Politécnico de Portalegre.

A preocupação social tem sido lema e aposta do Politécnico, desde a sua fundação. A criação e aprofundamento dos serviços de ação social (SAS), o desenvolvimento de ensino de qualidade e de excelência, o apoio à comunidade escolar, o apoio aos diplomados na inserção na vida ativa e a interacção com o meio envolvente são preocupações dominantes. Mas também a inclusão social, a criação de condições para a prática desportiva, a preocupação com a saúde e a segurança de alunos, docentes e funcionários são práticas sociais do Politécnico que se vão afirmando institucionalmente.

De forma coerente com as suas preocupações e princípios, o Politécnico vai criando condições cada vez mais sustentáveis de apoio à comunidade, favorecendo a prática do voluntariado de alunos e colaboradores, bem como criando condições para fazer frente a situações internas de emergência social, nomeadamente desenvolvendo o Gabinete de Apoio Psicopedagógico, que possui um conjunto alargado de programas de trabalho e de intervenção.

Localizações

  • Portalegre

    Praça do Município, 11 | 7300-110 Portalegre, 7300, Portalegre

    Perguntas