Keystone logo
POLI.design Mestre Especializado em Conceção para a Transição
POLI.design

Mestre Especializado em Conceção para a Transição

Milan, Itália

1 Years

Inglês

Tempo integral

Solicitar prazo de inscrição

25 Nov 2024

EUR 15 500

No campus

Introdução

Ecodesign, Circularidade e Soluções Regenerativas

A crise ambiental é cada vez mais evidente, tal como as provas da responsabilidade humana pelas alterações climáticas, a perda de biodiversidade, os danos irreversíveis nos ecossistemas, o esgotamento dos solos e das matérias-primas e o aumento exponencial dos resíduos.

Neste contexto, os designers são chamados a conceber de modo a que uma transição efectiva para modelos de produção e consumo mais sustentáveis e regenerativos se torne uma realidade e não fique apenas no domínio das boas intenções.

O primeiro passo é tomar consciência dos efeitos que já ocorreram e de todas as consequências que os impactos insustentáveis da atividade humana estão a ter em todos os seres vivos e ecossistemas. É urgente aumentar a sensibilidade crítica dos profissionais da produção e do design para os problemas ambientais causados pela disseminação de padrões insustentáveis de produção, consumo e estilo de vida. É necessário demonstrar que é possível adotar uma perspetiva diferente, passando de abordagens que se centram exclusivamente nas necessidades dos utilizadores para abordagens que respeitam os ecossistemas e as necessidades de todos os seres vivos. A complexidade e as necessidades ambientais devem ser incluídas nos processos de conceção.

Para criar e aproveitar oportunidades no domínio profissional, é necessário ter consciência, conhecimentos, estratégias e ferramentas para conceber uma transição sustentável. O novo curso de mestrado oferece uma visão teórica dos conceitos e abordagens actuais para a conceção de soluções sustentáveis, proporcionando experiência prática na aplicação de estratégias e ferramentas de ecodesign e design para a sustentabilidade.

Estima-se que 80 por cento do impacto ambiental de um produto é determinado na fase de conceção, pelo que o o designer precisa de ferramentas adequadas e precisa de estar consciente dos riscos ou benefícios ambientais das suas escolhas e estratégias adequadas para encorajar decisões de conceção que satisfaçam a necessidade de produzir segundo normas mais sustentáveis, cada vez mais necessárias e socialmente exigidas.

Os designers que pretendam participar na conceção da transição devem ser capazes de fornecer soluções coerentes que tenham um impacto positivo, não só no ambiente, mas também na economia e na sociedade, considerando simultaneamente diferentes sectores de produtos e graus de intervenção. O contexto profissional contemporâneo está cada vez mais consciente do importante papel do design como promotor e facilitador da transição para uma nova dimensão sustentável e regenerativa.

Resultado do programa

Admissões

Currículo

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de carreira

Sobre a escola

Perguntas