Mestrado especializado em Design para Arquitetura
Milan, Itália
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
10 Sep 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Nov 2025
PROPINAS
EUR 12 000
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
Os futuros designers, arquitectos e engenheiros enfrentarão os grandes desafios do sector do design e da construção em constante mudança a nível local e global, em termos de concorrência, desenvolvimento e modernização.
Eles serão capazes de desenvolver novas ideias na área imobiliária, projetando soluções que incorporem componentes de construção avançados e exibam designs de layout inovadores. Em particular, o campo de interesse diz respeito a edifícios temporários e eventos, reconversão de edifícios e projeto de componentes de construção.
Nesta perspetiva, o Mestrado de Especialização em Design para Arquitetura tem como objetivo
- Combinar competências multidisciplinares para criar currículos avançados;
- Envolver empresas e profissionais para tornar a experiência educacional o mais prática possível;
- Fazer referência aos bens culturais e económicos italianos para enriquecer as competências de conceção;
- Ensinar como desenvolver conceitos altamente inovadores, com base em resumos de design fornecidos por empresas reais;
- Ofereça um ambiente multicultural para aprimorar o entendimento das questões globais.
Título liberado
No final do curso, após aprovação no exame final, será atribuído o diploma "Design for Architecture".
O Mestrado de Especialização foi criado para reunir as competências de dois sectores de excelência em Itália: o design e a produção de componentes de construção. Permite aos estudantes conjugar a estética e a funcionalidade dos produtos com a eficiência produtiva em termos industriais e de instalação, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir competências específicas do Design Industrial baseadas na qualidade do design/produção italiano e aplicáveis ao mercado internacional, o que é fundamental para enfrentar a evolução do sector. O Curso de estudo é composto por aulas de iniciação, palestras de especialistas dos vários sectores profissionais, ateliers de desenho em trabalho de equipa ou individual, visitas guiadas a empresas parceiras e participação em eventos e feiras próprias do sector. O programa termina com um atelier de conceção final e um estágio num gabinete de conceção ou de arquitetura ou numa empresa do sector da construção.
Resultado do programa
O programa destina-se a formar profissionais com competências de design aplicadas à conceção de produtos industriais que possam interagir ou ser integrados com o ambiente construído, ou componentes de macrossistemas cada vez mais industrializados, como os edifícios.
O objetivo do programa é aliar o conhecimento proveniente de dois setores de excelência em Itália: design e produção de componentes para a indústria da construção, áreas que já são reconhecidas internacionalmente ao melhor nível, mas que podem encontrar novas oportunidades de desenvolvimento, tanto em Itália como no exterior.
O aspeto que o nosso país tem uma tradição de elevada qualidade no fabrico de elementos acabados para a construção é particularmente interessante, por exemplo no domínio dos materiais de construção (tijolos, agregados, etc.) e revestimentos (artigos de cerâmica, mosaicos, etc.), assim como existem empresas de excelência na produção de estruturas e sistemas. Assim, o programa oferece competências de Design Industrial com base na qualidade de projeto/produção italiana que podem ser aplicadas ao mercado internacional. Os profissionais formados neste programa poderão gerir a complexidade de design do produto industrial para o ambiente construído, em relação à sua inclusão no edifício, em empresas de diferentes setores produtivos que incluem a produção de uma vasta gama de componentes de construção, pré-fabricação leve e pesada, produtos de construção para envolvente de edifícios, sistemas de instalação e equipamentos funcionais do ambiente construído. Os alunos podem trabalhar em empresas, ou em empresas de design e engenharia que pedem a sua interação com o mundo empresarial. A formação proporcionada por este Mestrado inclui a realização de palestras, seminários, exercícios e workshops.
Oportunidades de carreira
Os alunos serão designers especialistas, com conhecimentos teóricos combinados com experiências significativas aplicadas à indústria da construção, e gestores de produto, com uma forte atitude multidisciplinar, envolvidos no desenvolvimento de novos produtos e na sua inclusão no ambiente construído.
Galeria
Currículo
Plano Didático
O programa inclui três áreas formativas que tratam de diferentes aspectos do Desenho Industrial:
- Cultura do Design: história e evolução do design, com especial referência à evolução estética e à relação cada vez mais estreita que se tem vindo a desenvolver ao longo dos anos entre produto e espaço de construção.
- Tecnologia de Design: estudo das diferentes tecnologias, materiais e ferramentas necessárias para conceber e realizar produtos que se combinam em um ambiente construído.
- Estratégia de Design: estudo de novos processos construtivos, gestão da inovação em design e introdução do design nas estratégias corporativas das empresas do setor.
A estas será acrescentada uma quarta área: Design Studio, que incluirá trabalhos práticos em design sobre diversos temas de design como:
- projetar produtos integrados acabados, ou seja, como componentes integradores de construção;
- projetar produtos eletrônicos de consumo e produtos que economizam espaço e que sejam altamente integráveis à fabricação de edifícios;
- projetar produtos de construção em série, por exemplo, para estruturas temporárias e soluções de construção modular.
Estas tarefas podem ser individuais ou em equipa e podem prever a participação de empresas líderes no setor de referência. A avaliação obtida constituirá a base para a classificação final.
Módulos Didáticos
O curso trata dos seguintes módulos de ensino:
- História do Design e da Arquitetura: panorama geral da evolução histórica do design industrial, que destacou a relação homem-objeto-espaço. A interpretação é, na verdade, a investigação da relação entre o desenho do espaço construído e o desenho dos produtos nele contidos, integrados ou de alguma forma relacionados. Neste sentido será abordado o tema da linguagem e da produção artesanal, protoindustrial e industrial;
- Linguagem de Design de Produto
- Design e Contemporaneidade: aquisição do quadro de conhecimento necessário para confrontar a linguagem da Contemporaneidade ainda na fase de projeto. O Design é a disciplina da Contemporaneidade: a compreensão crítica das variáveis relativas ao design de novos produtos industriais - mesmo os incluídos no universo dos produtos para arquitectura -, implica um compromisso de evoluir as competências culturais e interpretativas, que tornem inteligível aquele específico significado da disciplina;
- Design e Inovação: aquisição de conhecimentos sobre o conceito de inovação na área do design através de palestras, exercícios e visitas guiadas. O tema da inovação é explorado e ampliado a partir de duas perspectivas distintas: o design e a gestão, com contribuições educacionais especializadas;
- Estratégia de Design: aquisição de competências para implementar o processo de integração do design com a organização e estratégia das empresas: o processo de desenvolvimento de novos produtos e o papel do design nesse processo; o processo de inovação da contribuição do design para o desenvolvimento de um produto inovador;
- Tecnologia de Materiais: serão analisadas as principais famílias de materiais que são aplicadas na produção industrial quanto às suas propriedades, ao potencial adquirido durante os processos de transformação, aos níveis de compatibilidade com outros materiais, às possibilidades de conexão e montagem, e à resistência e durabilidade dos elementos de construção. Fornecerá as informações necessárias para compreender as relações entre os produtos industriais e os materiais que os constituem. Além disso, serão mostradas e fornecidas as ferramentas para a seleção de materiais, como o Cambridge Engineering Selector Design version Consideration;
- Processos de Fabricação para Design de Arquitetura: adquirir a capacidade de compreender e gerenciar as considerações técnicas, tecnológicas e econômicas relacionadas aos processos de produção e fluxos logísticos de produtos industriais;
- Tecnologia do ambiente construído: aquisição de conhecimento sobre o repertório de elementos técnicos necessários para identificar e projetar produtos compatíveis e integrados em edifícios. Aquisição da capacidade de projetar componentes construtivos para interiores (divisórias interiores, metálicas, plantas, elementos decorativos) e exteriores (fechamentos verticais externos e seus acabamentos: fachadas, claraboias, materiais pétreos naturais e artificiais) a partir da sua função na edificação à restrição de implementação e custo;
- Seminários: encontro com professores e profissionais vindos do mundo empresarial. Os seminários centrar-se-ão na relação entre Design e Arquitetura e na evolução do papel do design na inovação dos edifícios;
- Design Studio: atividades de design como workshops serão divididas em três estúdios de design. A temática dos estúdios de design será definida por empresas que produzem produtos industriais para o ambiente construído. Além disso, os estúdios abordarão temas de complexidade crescente para desenvolver gradualmente habilidades de design cada vez maiores.
Estágio
Será frequentado um período de formação em consultórios profissionais de design ou arquitetura ou empresas do setor da construção.
Admissões
Rankings
- 1º na Itália
- 4º na Europa
- 8º no mundo
Politecnico di Milano - QS Ranking 2023 na categoria Arte e Design
Taxa de matrícula do programa
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.