A UNIPE fundamenta seu projeto institucional na convicção de que a Educação Superior é um bem público social, um direito humano e universal e um dever do Estado, princípio endossado pelas universidades da região na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe, 2008.
De acordo com o artigo 4º da Lei do Ensino Superior, que se refere à ampliação da cobertura e democratização do acesso ao Ensino Superior, a UNIPE pretende promover o acesso às salas de aula universitária de professores e dos diversos agentes do sistema educacional nacional que, por motivos diversos, não o fizeram. considerar a possibilidade ou não ter acesso à formação universitária.
Como universidade, a UNIPE é uma instituição estadual que tem como missão viabilizar a vida acadêmica, que se organiza em torno da unidade de ensino e pesquisa. A comunidade acadêmica é formada por professores e alunos organizados em torno do desejo de conhecer e comprometidos com a construção do conhecimento e o desenvolvimento da ciência e da cultura.
Como princípio norteador pedagógico, a UNIPE busca promover entre os alunos uma relação com o saber que não é instrumental ou mecânico. Propõe-se cultivar uma atitude investigativa, de abertura, busca e construção de saberes, capaz de desafiar certas concepções que reduzem a relação dos alunos com o saber a uma série de receitas ou ferramentas para implementar algo previamente estabelecido.
Considerando a relevância, no mundo contemporâneo, de construir pontes com a cultura digital e com a linguagem audiovisual, a UNIPE fomenta a apropriação pedagógica dessas linguagens e orienta o desenho de suas carreiras com a marca distintiva da modalidade blended.