Keystone logo
National University of the Northeast (Universidad Nacional del Nordeste)

National University of the Northeast (Universidad Nacional del Nordeste)

National University of the Northeast (Universidad Nacional del Nordeste)

Introdução

Entre 1920 e 1955, a vida universitária no Nordeste foi constituída pelo funcionamento de Faculdades, Carreiras e Institutos criados e subordinados às Universidades Nacionais do Litoral e de Tucumán.

Dentre as Faculdades que o compunham, a UNL era a Faculdade de Agricultura, Pecuária e Indústrias Afins, com sede na cidade de Corrientes. Aí, por iniciativa de um grupo de professores e em resposta às necessidades do meio ambiente, surgiu o Instituto Nacional de Professores, cujo funcionamento foi autorizado pela Reitoria da Universidade Nacional do Litoral em 6 de junho de 1951.

Em 30 de abril de 1951, foi emitida a Resolução nº 262 da Universidad Nacional del Litoral, que autorizou a Faculdade de Ciências Econômicas, Comerciais e Políticas a criar na cidade de Resistencia uma divisão de primeiro ano do curso de Contador Público e Especialista . Divisor. Surgiu em resposta ao pedido que o Governador do Território Nacional do Chaco - atendendo à preocupação do então Diretor da Escola Nacional de Comércio de Resistencia - dirigiu ao Ministério da Educação da Nação.

A Faculdade de Medicina foi criada em Corrientes, em 5 de março de 1953, pela Resolução nº 79 da Reitoria da Universidade Nacional do Litoral, ad referendum do Conselho Universitário, que confirmou pela Resolução nº 234 de 24 de março de no mesmo ano, como dependente da Faculdade de Ciências Médicas, Farmácia e Ramos Menores da referida Universidade.

Em 1937, por iniciativa do Reitor da Universidade Nacional de Tucumán, decidiu-se criar naquela casa um corpo de pesquisa dedicado ao estudo de diferentes facetas da realidade da região norte do país, incluindo a saúde. Esse órgão, criado em 6 de novembro de 1937, passou a se chamar Departamento Regional de Pesquisa e incluía seis órgãos com fins semelhantes, sendo um deles o Instituto de Medicina Regional, criado pela Resolução nº 315/73, de 7 de dezembro de 1937. Em 1954 , foi deliberado pela Resolução nº 1221/226/954, a transferência da sede do Instituto de Medicina Regional para o município de Resistência.

Em 2 de abril de 1955 foi criada a Faculdade de Direito, dependente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad Nacional del Litoral, com funcionamento na cidade de Corrientes.

Localizações

  • 868

    25 de Mayo,868, W3400, 868

    Programas

      A instituição também oferece:

      Perguntas