Keystone logo
National University of La Plata

National University of La Plata

National University of La Plata

Introdução

A História da National University of La Plata começou a se delinear no final do século XIX, quando o então senador de Buenos Aires Rafael Hernández promoveu a iniciativa de criar uma Universidade que atendesse às renovadas necessidades de formação científica, técnica e cultural que os jovens expressaram. gerações que passaram a habitar a recém-fundada cidade de La Plata, a nova capital da província de Buenos Aires. Em meados de 1889, formou-se uma importante corrente de opinião a favor da criação da casa provincial de estudos que levou à sanção, em 27 de dezembro daquele ano, da lei correspondente. Em 2 de janeiro de 1890, foi promulgada pelo governador de Máximo Paz. No entanto, a regra não foi efetivamente aplicada até 8 de fevereiro de 1897, quando o governador Guillermo Udaondo decretou o cumprimento da lei e a constituição da Universidade Provincial de La Plata.

A novíssima casa de estudos foi inaugurada publicamente em 18 de abril de 1897, sob o mandato do Dr. Dardo Rocha, que foi eleito seu primeiro Reitor e estendeu sua vida acadêmica até 1905. Passou a funcionar com três faculdades - Direito, Físicomatemática , e Química e uma Escola de Parteiras.

A Universidade funcionou entre 1897 e 1905 em condições precárias devido à falta de recursos materiais e elementos para o ensino. No decorrer de 1904, o evidente declínio da Universidade Provincial não escapou à visão de intelectuais e políticos, e isso se refletiu principalmente na baixa freqüência de suas salas de aula.

Localizações

  • La Plata

    Avenida 7,nº 776, B1900, La Plata

    Perguntas