
Mestrado em Gestão da Moda, RSE e Sustentabilidade - MIFAS
Milan, Itália
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
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PROPINAS
EUR 18 000 / per year
FORMATO DE ESTUDO
Ensino à Distância, No campus
Introdução
Marca & Gestão da sustentabilidade
A sustentabilidade, na moda e no luxo, não é uma tendência passageira, mas um verdadeiro ativo a investir, acrescentando uma dimensão valiosa a qualquer produto no sistema da moda. Este mestrado, único no mundo, dar-lhe-á acesso a competências e conhecimentos exclusivos, cada vez mais procurados pelas grandes marcas do sector, às quais poderá oferecer soluções de gestão para tornar sustentáveis e de vanguarda produtos e serviços de luxo, mesmo complexos. O mundo da moda - especialmente o luxo Made in Italy - está hoje muito atento a este aspeto, e não é por acaso que este mestrado foi concebido em conjunto com a Camera Nazionale della Moda Italiana, com base nas necessidades específicas das grandes marcas de moda.
O mestrado em Gestão da Sustentabilidade da Marca & é um dos nossos mestrados mais contemporâneos e forma figuras de gestão híbridas capazes de combinar talento, criatividade e inventividade para fazer a diferença na questão mais importante de todas.
Factos essenciaiss
Relações empresariais e coordenação para a Camera Nazionale della Moda Italiana: dr. Paola Arosio, dr. Chiara Luisi
Dia de boas-vindas: 17 de janeiro de 2025
Semana de orientação: 20-24 de janeiro de 2025
Cerimónia e início das aulas: 27 de janeiro de 2025
Fim das aulas: 17 de outubro de 2025
Estágio: a partir de outubro de 2025
Mestrado: Mestrado universitário de 1º nível, 60 ECTS
Duração do mestrado: 1 ano, 1200 horas
Localização: POR PRESENÇA no campus, Milão, e parte das aulas na Camera Nazionale della Moda Italiana, Piazza del Duomo 31, Milão. Também é possível frequentar o mestrado à distância.
Galeria
Alunos ideais
O assunto do Mestrado é altamente contemporâneo. Os candidatos ideais têm uma variedade de formações educacionais, para promover o desenvolvimento de habilidades transversais; são curiosos, criativos, apaixonados por moda e atentos à sustentabilidade e ao meio ambiente; conseguem pensar fora da caixa e são atraídos por soluções novas e originais.
Admissões
Currículo
Aquecimento: adquirindo um vocabulário básico
A unidade de treinamento compreende 40 horas dedicadas a criar nos participantes a homogeneidade de conhecimento necessária para as fases de aprendizagem subsequentes. Dependendo de suas origens, as aulas planejadas permitem que os alunos preencham algumas lacunas básicas em gestão, economia, métodos quantitativos, sociologia e design. Dadas suas diferentes origens, os alunos, em acordo com o Diretor do Mestrado, podem decidir assistir a todas ou parte das aulas programadas. Esta unidade de treinamento não prevê exames finais de aprendizagem.
Ferramentas quantitativas e ferramentas de projeto: desenvolvendo habilidades quantitativas e de projeto
O plano de ensino consiste em 20 horas: inclui o uso das plataformas Excel, Powerpoint e Canva e visa criar e desenvolver ainda mais as ferramentas quantitativas e de projeto que são indispensáveis para abordar os conteúdos dos cursos especializados do Mestrado. As aulas são divididas em didática básica e avançada em relação ao histórico individual do aluno. Exercícios e testes escritos são programados para os alunos.
Pilares da Moda: conhecendo a estrutura do setor da moda e as ferramentas de trabalho
A unidade de formação prevê 140 horas dedicadas a conhecer a estrutura do setor da moda, as empresas que o caracterizam, os diferentes modelos organizacionais, estratégias de negócio e tipos de materiais e produtos. Visa também transferir técnicas e ferramentas operacionais para planear e organizar atividades e para investigar e processar dados qualitativos e quantitativos de mercado.
Nas 140 horas previstas no Fashion Pillars, falaremos sobre:
Gerenciamento de Projetos
O objetivo do curso de Gestão de Projetos para Moda é fornecer aos alunos as metodologias básicas de Gestão de Atividades e Processos (Planejamento, Cronograma, Objetivos, Recursos, Responsabilidades, Produção, Relação Custo/Benefício) aplicáveis aos diferentes tipos de projetos característicos do setor da Moda (Área de Marca e Produto, Área de Varejo e Comercial, Área de Pesquisa e Comunicação). Os conteúdos sobre metodologias e ferramentas serão ladeados por conteúdos organizacionais (características do gerente de projeto, motivação da equipe, marketing do projeto) que permitam contextualizá-los corretamente na empresa.
Modelos de negócios de moda
O curso tem como objetivo apresentar uma visão geral dos diferentes Modelos de Negócios dentro das indústrias de Moda e Luxo, de uma perspectiva estratégica sobre Marcas de Luxo, Marcas de Design, Marcas Industriais e Comerciais, até a gestão do posicionamento na indústria da moda e as diferentes abordagens para a gestão da criatividade, desde a identidade estilística até diferentes estratégias de produtos. O curso se concentrará nas alavancas que as empresas podem implementar de forma diferente em termos de comunicação, imagem e identidade comercial.
Métodos e tendências de pesquisa
O curso tem como objetivo oferecer uma visão ampla dos diferentes métodos e ferramentas de pesquisa úteis para investigar mercados e consumidores de moda. Pesquisa de metaprojetos e pesquisa de tendências: os processos, ferramentas e artefatos que caracterizam a pesquisa de design de moda (pesquisa blue sky, pesquisa visual, pesquisa de produto). Ferramentas e fases da pesquisa: do brainstorming ao conceito de coleção. Pesquisa sociocultural e de cenário por meio de coolhunting: os métodos de investigação sociocultural (pesquisa social, pesquisa de mesa, coolhunting). Ferramentas e fases da investigação: do briefing ao relatório. Atores na análise de tendências: empresas de moda, agências de pesquisa, freelancers. Pesquisa de marketing qualitativa e quantitativa: análise de mesa e de campo (grupos focais, pesquisas, insights de clientes de comunidades online). Diferença entre o uso de dados primários e secundários. Diferença entre pesquisa de marketing exploratória e confirmatória. Em seguida, uma visão geral e explicação das principais tendências, seus processos de disseminação, conteúdos e previsões serão introduzidos, com foco em indústrias relacionadas à moda e não relacionadas à moda.
O Sistema de Moda Italiano
O curso visa fornecer uma visão geral inicial do setor da moda (cadeia de suprimentos da moda, principais participantes do sistema da moda, ciclos sazonais) e dos tipos de modelo de comportamento das empresas de moda (produto, mercado, produção, estratégias de comunicação), com ênfase particular nas relações entre processos criativos e gerenciais. Além disso, os principais modelos operacionais do setor serão examinados em profundidade, também em relação ao posicionamento de mercado diferente do produto: o modelo planejado, o modelo de moda pronta para vestir, o modelo de produto contínuo e os modelos híbridos. Atenção particular será dedicada à aquisição de um vocabulário inicial específico para o setor, caracterizado por suas próprias terminologias e linguagens, cujo domínio é fundamental para começar a adquirir conhecimento e compreensão.
Marketing de Moda e Gestão de Marca
O curso de Marketing de Moda e Gestão de Marcas tem como objetivo apresentar aos alunos as principais técnicas de marketing no campo da moda e o enquadramento do processo de formulação, implementação e monitoramento da identidade e posicionamento da marca. Este processo identifica duas áreas de aplicação diferentes, mas conectadas: a primeira visa o conhecimento da estrutura e das diretrizes das quais os processos de marketing operacional 'sensíveis à marca' são derivados; a segunda visa a gestão direta de marcas como recursos estratégicos intangíveis, que são conectados a processos de gestão específicos. O curso foi formulado dentro de três áreas de aplicação diferentes, mas relacionadas: gestão e design de marca como um recurso intangível; a estrutura e as diretrizes para processos operacionais; e a perspectiva sociológica da marca.
História da Moda
Do modernismo, celebrando a arte e a moda, ao terceiro milênio, o curso visa fornecer uma visão histórica das principais transformações da moda. Especificamente: os "loucos anos 20"; art déco e a estética da máquina; o surgimento das mulheres "couturier": Madeleine Vionnet, Elsa Schiaparelli, Gabrielle "Coco" Chanel; cinema e moda de Hollywood na década de 1930; 1950 e existencialismo; 1960: otimismo, arte 'pop' e moda de rua de Londres; década de 1970: punk e antimoda nas ruas de Londres; década de 1980 e pluralismo da moda; década de 1990; pós-modernismo e globalização no terceiro milênio.
Moda Digital
Preparando os novos profissionais da moda para a inovação digital. Uma visão 360° sobre como a revolução digital está impactando empresas de moda, luxo e estilo de vida, em diferentes processos: do desenvolvimento de produtos e cadeia de valor à comunicação e omnicanal, até as formas mais evoluídas de monetização e as novas fronteiras de NFTs, metaverso e gerenciamento de conteúdo digital.
Processos de Moda: saber gerir os processos de criação e desenvolvimento de produtos
A unidade de treinamento oferece 180 horas dedicadas aos principais processos de valorização e promoção da identidade da marca, implementação e gestão de processos de desenvolvimento de produtos de moda.
Sustentabilidade para a Moda
O objetivo do módulo é explicar o que significa sustentabilidade nas diferentes disciplinas e, acima de tudo, os diferentes significados que a sustentabilidade assume no setor da moda; ambiental, econômico, social e de produção. A sustentabilidade é um dos insights que serão feitos durante o módulo para entender melhor como as empresas italianas de moda de luxo estão envolvidas. Durante o curso, será explicado o que significa gerenciar a sustentabilidade no setor da moda e vários exemplos de empresas da abordagem multissetorial de uma empresa de moda responsável serão analisados.
Fibras, Materiais e Acessórios
O objetivo do módulo é examinar em profundidade as questões relativas aos materiais e sua geração dentro das cadeias de produção, especificando, tanto a montante quanto a jusante do processo, como as empresas italianas de acessórios têxteis-moda operam do ponto de vista da sustentabilidade. Um foco específico será abordado no aspecto químico dos materiais, acabamento e tingimento por meio de depoimentos diretos de especialistas do setor. Além disso, outro aspecto que será tratado é o das nanotecnologias aplicadas aos tecidos que transformam suas características físicas e mecânicas.
Gestão da Inovação de Materiais
O módulo abordará, por meio do depoimento direto de especialistas da empresa e outros, os tópicos de criação de novos materiais para sustentabilidade de produtos e processos. Durante o módulo, haverá uma oportunidade de aprender mais sobre como um material inovador é criado e "projetado" por meio de um curto workshop de geração de materiais.
Gestão da Comunicação CSR
O tema da responsabilidade social corporativa é agora um elemento que se enraizou dentro de empresas e organizações. Um fenômeno que também está evoluindo no campo da moda. O curso se aprofundará nas coordenadas teóricas e nos principais atores da RSC no campo da moda, com exemplos concretos de campanhas eficazes e menos eficazes. Durante o curso, os princípios da comunicação responsável na moda serão discutidos e exemplos corporativos de boas práticas serão analisados.
Gestão da Cadeia de Valor, Inovação Digital e Responsável
Este curso se aprofunda no cenário intrincado da cadeia de valor da indústria da moda, enfatizando metodologias estratégicas e abordagens orientadas por KPI essenciais para uma gestão eficaz de marca e negócios. Os alunos exploram os processos de ponta a ponta enquanto ganham insights sobre questões de eficiência e aprimoram a criação de valor em cada estágio. Com foco específico no setor da moda, o currículo integra estruturas de KPI adaptadas para medir métricas de desempenho em diferentes etapas da cadeia de valor por meio de estudos de caso e aplicações práticas.
Design de Ciclo de Vida (LCD): Teoria, Métodos e Ferramentas
O objetivo do módulo é fornecer todas as análises, ferramentas de cálculo e legislação atual sobre sustentabilidade na Itália. Por meio do observatório/rede LENS, mostrar as ferramentas de medição existentes (LCA) para avaliar o risco do impacto ambiental e do ciclo de vida de um produto; como o Design, após uma avaliação correta do impacto ambiental, pode gerar saídas do sistema de produto-serviço mais adequadas para os usuários finais.
Sustentabilidade no Varejo
O objetivo deste módulo é mostrar como a sustentabilidade pode mudar as escalas do design e abranger espaços de varejo e showrooms, até arquiteturas complexas totalmente sustentáveis. Além disso, o objetivo do módulo é mostrar a fertilização cruzada de design que existe entre diferentes campos de design e como o campo da moda pode influenciar a área de design da arquitetura e vice-versa.
Todos os módulos incluem aulas teóricas e atividades práticas e incluem avaliações finais de aprendizagem.
Curiosidade
O módulo será dividido em uma série de seminários com o objetivo de fornecer uma visão ampla da evolução sociocultural da moda, com alguns insights interdisciplinares importantes sobre as principais marcas italianas. Atenção especial também será dedicada a alguns fenômenos contemporâneos significativos, como a disseminação de tendências globais, a hibridização de estilos, o surgimento de novas formas de produção e estilos de consumo sustentáveis, e o sucesso de novos métodos de comunicação vinculados a novas mídias.
Projetos de campo
Estão previstos dois projetos, cada um com duração de cinco semanas em tempo integral, coordenados por uma equipe multidisciplinar de professores. Cada módulo consiste na preparação de um projeto sobre um estudo de caso real fornecido por empresas líderes diretamente envolvidas pelo corpo docente no experimento de ensino. Partindo do briefing do projeto fornecido pela empresa, a equipe trabalhará em conjunto com os professores na realização de uma proposta que forneça respostas viáveis aos objetivos definidos pela empresa. O objetivo é chegar a projetos integrados que identifiquem estratégias de marca, produto, varejo e comunicação com alto conteúdo de inovação e aderentes à realidade da empresa cliente, simulando processos de trabalho o mais próximo possível da realidade dos contextos profissionais. A avaliação desta fase ocorre no final do curso de formação presencial, por meio da apresentação colegial do trabalho realizado. Os projetos serão discutidos por um comitê composto pelos professores do módulo e avaliados na presença de representantes das empresas envolvidas. As empresas terão uma oportunidade antecipada de selecionar potenciais estagiários entre os alunos para a fase final do curso de mestrado.
Seminários
Seminários especializados sobre os tópicos de caracterização mais relevantes, liderados por gerentes, designers e profissionais líderes da indústria. Expertise prática e aprofundada, um diálogo com alunos MFI , para encorajar a exploração de mudanças, tendências e fenômenos importantes da indústria.
Empreendedorismo e Start-Up Sustentável
Este curso tem como objetivo introduzir os alunos às questões relacionadas ao processo de iniciar um novo empreendimento e à compreensão dos principais “blocos de construção” necessários para criar uma startup e um processo de planejamento de negócios realista: da identificação de oportunidades empresariais às ferramentas de análise, formulação de estratégia e posicionamento, definição de modelo de negócios, definição de financiamento e projeções econômicas, até o “elevator's pitch” final. No geral, o curso é focado nos princípios “lean” e seus resultados em termos de maximização da criação de valor.
Os cursos incluem palestras, sessões de exercícios e exames finais.
Empoderamento e Gestão de Carreira
O módulo tem como objetivo fornecer as habilidades necessárias para lidar com processos de seleção de empresas, tanto em contextos de estágio quanto de colocação no mercado de trabalho. Durante o módulo, os alunos serão colocados em contato tanto com Head Hunters especializados nos setores de moda e design, quanto com os gerentes de seleção das empresas mais importantes e significativas que operam no setor de moda, a fim de entender a dinâmica da seleção e aprimorar seu perfil profissional.
O Estágio
O estágio é uma das experiências mais qualificadoras do curso de mestrado; coordenado pelo Diretor do curso de mestrado, consiste em experimentar, em um contexto corporativo, as habilidades aprendidas durante o curso de mestrado, com base em um projeto de treinamento acordado colegialmente pelo Milano Fashion Institute e a empresa anfitriã.
Língua italiana
O módulo tem como objetivo introduzir a língua italiana a estudantes internacionais. O objetivo do ensino é a compreensão das formas mais comuns de interação e comunicação, tanto na vida cotidiana quanto no contexto profissional. Os alunos serão divididos em dois cursos paralelos, após terem feito um teste de avaliação preliminar para identificar seu nível inicial de conhecimento do idioma:
Nível intermediário de italiano B1, projetado para fornecer aos alunos as habilidades necessárias para sustentar uma entrevista de emprego em italiano, introduzir o vocabulário básico da indústria da moda e ser capaz de trabalhar corretamente em um ambiente de trabalho italiano.
Resultado do programa
O que você aprenderá
O programa de mestrado treina futuros gestores com experiência em sustentabilidade na moda e no luxo.
No programa de mestrado, você aprenderá a:
- Liderar as fases de criação e gestão de um sistema de produto/serviço .
- Interface multifuncional com Design, Produção, Marketing e CSR.
- Entenda a cadeia de valor, seus processos e atores.
- Projete a sustentabilidade a partir de uma perspectiva de comunicação e marketing . Obtenha conhecimento detalhado de critérios e questões de sustentabilidade, abordagens de design , ferramentas de análise e comunicação.
- Entenda as necessidades, os desafios e as áreas potenciais da sustentabilidade, especificamente no mundo do luxo e da moda.
- Desenvolver sistemas criativos e sustentáveis e soluções originais.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
A sustentabilidade é um dos principais pilares da estratégia da Camera Nazionale della Moda Italiana , associação pioneira na difusão dos valores da sustentabilidade e da responsabilidade social na moda de luxo, além de referência internacional , que desde 2011 criou uma Comissão de Sustentabilidade com o objetivo de apoiar suas empresas associadas na obtenção dos mais altos padrões de sustentabilidade.
O Mestrado visa, portanto, formar um profissional com um forte conhecimento da sustentabilidade ambiental, econômica, social e produtiva que caracterizará o setor da moda de luxo.
Um gestor capaz de lidar com os aspectos ambientais do negócio tanto a montante quanto a jusante do processo, para que ele ou ela possa ajudar a conscientizar sobre a necessidade de operar com maior responsabilidade e cuidado com o meio ambiente.
As figuras profissionais formadas são, portanto, perfis juniores capazes de orientar as fases de criação e gestão de um sistema de produto/serviço operando em consonância com as figuras de Design, Marketing e Produção presentes na empresa, bem como de apoiar o gestor de RSC nas atividades relacionadas com as ações desenvolvidas tendo em vista a sustentabilidade empresarial.
Desenvolvimento de carreira
Não são só aulas e workshops: para se tornar um especialista em moda você tem que enfrentar, logo de cara, o mundo do trabalho. E não só na sala de aula! A trilha de Desenvolvimento de Carreira vai te preparar para entrar com sucesso em um ambiente corporativo altamente complexo, como os das grandes marcas de Moda & Luxo costumam ser.
Seminários Itinerantes
Ao longo do ano, o treinamento no campus é complementado pelo treinamento no trabalho por meio da participação em visitas a empresas, feiras comerciais e várias realidades relacionadas ao sistema de moda. Esta é a melhor maneira de vivenciar empresas que são diversas em termos de indústria e organização interna. A participação nos seminários itinerantes é opcional, mas altamente recomendada.
Empoderamento e Gestão de Carreira
O módulo tem como objetivo fornecer as habilidades necessárias para lidar com processos de seleção corporativa, tanto em contextos de estágio quanto de colocação no mercado de trabalho. Durante o módulo, os alunos serão colocados em contato tanto com Head Hunters especializados nos setores de moda e design, quanto com os gerentes de seleção das empresas mais importantes e significativas que operam no setor de moda, a fim de entender a dinâmica da seleção e aprimorar seu perfil profissional.
English Language Requirements
Certifique sua proficiência em inglês com o Duolingo English Test! O DET é um teste de inglês online conveniente, rápido e acessível, aceito por mais de 4.000 universidades (como esta) em todo o mundo.
Requisitos de Admissão do Programa
Demonstre seu comprometimento e prontidão para ter sucesso na escola de negócios fazendo o exame GMAT – o exame mais amplamente usado para admissão, que mede suas habilidades de pensamento crítico e raciocínio.
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