O que é a Max Planck School of Photonics (MPSP)?
A Max Planck School of Photonics (MPSP) é uma escola de pós-graduação interdisciplinar de primeira linha na Alemanha que oferece um programa integrado de mestrado e doutorado (ou apenas doutorado) em fotônica para excelentes graduados de todo o mundo. A coisa especial sobre a nossa escola? Não somos uma única universidade, mas uma rede de 19 universidades e instituições de pesquisa de ponta em toda a Alemanha . Por isso, aliamos o conhecimento dos melhores pesquisadores e oferecemos aos nossos excelentes doutores uma experiência única de pós-graduação:
- Financiamento total e sem mensalidades
- Excelentes instalações de ensino e pesquisa
- Excelente rede de bolsistas de renome mundial
- Currículo adicional agrupando o conhecimento de nossos Fellows e preparando você para sua carreira
- Muito boas conexões com a indústria
O programa de doutorado do MPSP está estruturado em duas fases. Durante a primeira fase, que chamamos de fase de estudo, você obtém um mestrado em fotônica de uma das três universidades de ensino (KIT Karlsruhe, FSU Jena ou FAU Erlangen-Nuernberg). Durante a segunda fase, chamada de fase de pesquisa, você conduz seu projeto de pesquisa de doutorado sob a supervisão de um dos 53 bolsistas MPSP em 19 instituições parceiras em toda a Alemanha.

Possíveis campos de pesquisa são: Biofotônica, Fibra Óptica, Óptica Quântica, Física de Campo Forte, Desenvolvimento de Fonte de Laser, Aceleração de Partículas por Laser, Design Óptico, Ciência de Raios-X, Nanofotônica, Comunicação Óptica, Imagem Avançada, Física Ultra-rápida.
Por que estudar no MPSP?
O campo da fotônica é uma disciplina científica dinâmica, bem como catalisador e tecnologia-chave para várias áreas de pesquisa e ramos inovadores da indústria. A Alemanha desempenha um papel central na pesquisa e educação fotônicas modernas na Europa. Pesquisadores inseridos em um cenário diverso de universidades e organizações de pesquisa revelam excelentes contribuições para todas as disciplinas relevantes relacionadas à fotônica: da física de Attosegundo à óptica quântica, da pesquisa fundamental às aplicações orientadas para a indústria.

O MPSP conecta os pesquisadores juniores mais promissores aos melhores cientistas da pesquisa alemã em fotônica. Desde o início, os alunos são integrados de maneira ativa e sustentável no sistema de pesquisa alemão. Eles são integrados a grupos de pesquisa e contribuem para a infraestrutura exclusiva de pesquisa nas diferentes instituições com seus projetos. Graças a oficinas coordenadas e programas de treinamento, é estabelecida uma rede estreita entre os vários atores, facilitando as reuniões dos mais renomados pesquisadores e cientistas emergentes da paisagem fotônica alemã. O MPSP conecta os principais pesquisadores convidados e cientistas universitários em diferentes locais, disciplinas e institutos, permitindo assim a qualificação dos melhores jovens cientistas internacionais em um ambiente de excelência.