
Università LUM - School of Management
Mestrado em Artes e Gestão de Design (MADEM)Milan, Itália
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
30 Nov 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 8000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Promoção Early Bird - 15% de desconto até 31.05.2025
Introdução
A cultura e a criatividade terão um papel cada vez mais importante na economia italiana e no seu mercado de trabalho. É por isso que é necessário formar profissionais capazes de gerir e desenvolver com uma abordagem sustentável e inovadora as empresas que trabalham na indústria criativa e cultural.
Neste contexto, o Mestrado Universitário em Artes & Gestão do Design em Organizações Criativas oferece um percurso de formação avançada destinado a formar profissionais capazes de gerir o crescimento de empresas culturais, capazes de praticar princípios e ferramentas de design e capazes de construir parcerias inovadoras entre o mundo da arte e do design e os ambientes industriais tradicionais.
O Mestrado Universitário em Artes & Gestão do Design em Organizações Criativas (MADEM) é um programa nacional de formação avançada para licenciados em humanidades e gestão económica e para profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em organizações dos domínios artístico, criativo e cultural (por exemplo, museus, teatros, festivais, fundações, empresas e organizações com e sem fins lucrativos, organismos públicos).
O objetivo do Mestrado Universitário é desenvolver conhecimentos e competências técnicas e especializadas, liderança e soft skills para pessoas dispostas a desempenhar funções de maior responsabilidade ou a trabalhar como consultor ou empreendedor em arte, cultura e criatividade, estando também interessadas em desenvolver colaborações e interações. entre estas áreas e as empresas tradicionais, numa lógica de valorização da inovação e de estímulo ao novo empreendedorismo.
Neste contexto, o objetivo do Mestrado é analisar e desenvolver – num diálogo multidisciplinar, especializado e integrado – modelos, técnicas, abordagens e ferramentas de gestão orientadas para o negócio, e também diretrizes para adoção; tudo isto para apoiar a inovação nas “organizações artísticas” e para criar e desenvolver colaborações de criatividade, artes e cultura com o mundo empresarial, de modo a responder às crescentes necessidades de formação e know-how que as administrações públicas, as empresas, os gestores e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nessas áreas mostram hoje.
Será dada especial atenção à melhoria da utilização do capital tangível e intelectual, à melhoria do processo de aprendizagem e ensino do conhecimento especializado e geral, à identificação e gestão de elementos úteis ao crescimento e à inovação e ao desenvolvimento pessoal e profissional. crescimento dos recursos humanos, ao marketing e orientações para o mercado, gestão de projetos e recursos económicos; será também dada importância ao papel e ao impacto da digitalização, às oportunidades de financiamento e angariação de fundos, a fim de melhorar a organização e aos impactos da organização artística a nível sociocultural, ocupacional e territorial.
Os alunos seguirão caminhos educacionais para:
- desenvolver conhecimentos técnico-especializados com uma abordagem de gestão económica na cultura e nas artes;
- criar e gerir parcerias e colaborações entre arte, cultura, design e criatividade, e negócios tradicionais e novos;
- desenvolver e utilizar métodos e técnicas para apoiar as competências de inovação das empresas e organizações;
- desenvolver orientações que apoiem profissionais e empreendedores (ou aspirantes a empreendedores) na definição e prática de estratégias e ações de gestão para a sua organização, com especial atenção à inovação e à melhoria da qualidade dos serviços;
- identificar onde agir para apoiar e incentivar a inovação em ações e comportamentos.
Programa
- Introdução à gestão das indústrias criativas: foco nas artes e no design clássico, moderno e contemporâneo
- Gestão estratégica e internacionalização nos sectores artístico, criativo e cultural
- Planeamento de negócios em organizações de artes e design
- Marketing, gestão de marcas e CRM
- Marketing digital para as indústrias criativas
- Design Thinking e design empresarial
- Parcerias criativas e gestão de eventos
- Financiamento e angariação de fundos
- Gestão de projectos e iniciativas baseadas nas artes
- Colecções, casas de leilões e prémios de arte
Admissões
Currículo
Estrutura do curso
A quantidade de horas é dividida da seguinte forma:
- 360 horas de palestras
- 590 horas de estudo e discussão
- 200 horas para treinamento, seminários, workshops, etc.
- 350 horas de estágio ou trabalho de projeto
Galeria
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
O programa de mestrado destina-se a todos aqueles interessados em atuar, em consonância com uma perspectiva de gestão econômica, nas áreas de arte, cultura e criatividade. De forma mais geral, destina-se a todos aqueles interessados em atuar numa lógica de motores e catalisadores de inovação, mesmo em cadeias de suprimentos tradicionais, bem como àqueles que desejam assumir funções de responsabilidade na área de gestão das artes e do patrimônio cultural. Um exemplo de possível colocação pode ser encontrado abaixo:
• especialistas em gestão ligados a iniciativas culturais;
• especialistas na organização de eventos e exposições;
• curadores ou gestores de museus em fundações, empresas, associações e empreendimentos culturais;
• profissionais de apoio a empresas privadas, com ou sem fins lucrativos, administrações públicas