Sistemas Descentralizados de Energia Inteligente MSc (DENSYS)
Stockholm, Suécia
DURAÇÃO
2 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Aug 2025
PROPINAS
EUR 9000 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para alunos de um país do programa. € 18.000: para estudantes de um país parceiro
Introdução
Os sistemas energéticos inteligentes descentralizados desempenham um papel vital na transição para uma sociedade hipocarbónica, integrando fontes de energia renováveis no sistema energético. Os alunos do programa adquirem habilidades para projetar, dimensionar, otimizar e operar esses sistemas de energia. Os graduados têm uma visão holística dos sistemas de energia descentralizados, competências especializadas em engenharia de energia e uma forte rede internacional.
Sistemas Descentralizados de Energia Inteligente em KTH
Os objetivos gerais do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus “DENSYS” são os seguintes:
- formar engenheiros altamente qualificados com abordagens multifísicas, que serão capazes de projetar, dimensionar, otimizar e operar sistemas de energia inteligentes descentralizados, com um nível suficiente de visão geral sistêmica, que permite analisar as interações complexas em sistemas de energia,
- formar futuros investigadores (tanto para os setores público como privado), uma vez que os sistemas energéticos descentralizados ainda exigem fortes investimentos em I&D, à escala do sistema (gestão inteligente), à escala dos componentes (por exemplo, otimização da vida útil, eficiência energética ou densidade) e à escala escala de mecanismos elementares.
- treinar alunos altamente qualificados para contribuir de forma otimizada para este campo, fornecendo um perfil educacional multinacional em forma de T *. A barra vertical do T representa a profundidade das habilidades e conhecimentos nas disciplinas de engenharia mecânica, química e elétrica, enquanto a barra horizontal representa uma compreensão mais geral de outras disciplinas, criando uma capacidade de explicar a complexidade dos sistemas de energia descentralizados e trabalhar com especialistas em outras áreas de especialização.
- proporcionar aos estudantes uma rede internacional, bem como uma aprendizagem verdadeiramente europeia, uma experiência cultural e linguística integrada.
O programa de 120 ECTS de dois anos é desenvolvido em conjunto com quatro parceiros acadêmicos em toda a Europa:
- Universidade de Lorraine - UL em Nancy (França)
- KTH , Royal Institute of Technology - KTH em Estocolmo (Suécia)
- Universidade Politécnica da Catalunha - UPC em Barcelona (Espanha)
- Instituto Politécnico de Torino - Polito (Itália)
O programa é reforçado por uma vasta gama de parceiros associados de universidades internacionais, PME, grandes indústrias e outros consórcios da UE. O programa inclui um esquema de mobilidade integrado, com o primeiro ano na UL, onde os alunos dominam os princípios físicos e os parâmetros que regem as principais fontes de energia renováveis, tecnologias de armazenamento de energia, sistemas de conversão entre vetores de energia aplicados ao controlo e otimização de smart multi -sistemas energéticos descentralizados. O terceiro semestre é gasto na KTH , UPC ou PoliTo, onde os alunos se especializam, respectivamente, na integração de sistemas de energia descentralizados em um sistema energético global, engenharia de energia térmica ou armazenamento de energia por power-to-X. O quarto semestre corresponde a um estágio/tese de mestrado particularmente oferecido por parceiros associados da DENSYS, quer no setor industrial, quer numa instituição de investigação. Serão organizadas duas escolas de verão conjuntas para criar redes e expandir as competências transferíveis dos alunos, como negócios e empreendedorismo, ou competências mais técnicas, como armazenamento de energia, hidrogénio ou modelação de sistemas energéticos. Além disso, uma semana imersiva na Universidade de Liège (Bélgica) proporcionará conhecimentos sólidos na utilização da inteligência artificial para gerir redes de energia. Para expandir a visão dos alunos, será proposta uma grande variedade de cursos abrangentes, incluindo ciências sociais e humanas que tratam da elaboração de políticas energéticas, geografia, aceitação social, percepção de risco, finanças, negócios, juntamente com uma experiência cultural e linguística integrada. Uma parte significativa da pedagogia basear-se-á em módulos baseados em casos e desafios (grandes projectos multidisciplinares e multi-objectivos), retirados da vida real e envolvendo parceiros da indústria e da sociedade civil (decisores políticos, intervenientes locais, associações…).
Aos alunos que optem por realizar o 3º semestre na KTH , serão atribuídos mestrados duplos da UL e KTH .
Admissões
Currículo
Sistemas de Energia Inteligente Descentralizados em KTH
Os objetivos gerais do Mestrado Conjunto Erasmus Mundus “DENSYS” são os seguintes:
- formar engenheiros qualificados com abordagens multifísicas, que serão capazes de projetar, dimensionar, otimizar e operar sistemas de energia inteligentes descentralizados, com um nível suficiente de visão sistêmica, que permite analisar as interações complexas em sistemas de energia,
- formar futuros pesquisadores (para os setores público e privado), pois os sistemas descentralizados de energia ainda exigem fortes investimentos em P&D, na escala do sistema (gerenciamento inteligente), na escala do componente (por exemplo, otimização da vida útil, eficiência energética ou densidade) e na escala do mecanismo elementar.
- treinar estudantes altamente qualificados para contribuir de forma otimizada para este campo, fornecendo um perfil educacional multinacional “em forma de T*”. A barra vertical do T representa a profundidade das habilidades e conhecimentos nas disciplinas de engenharia mecânica, química e elétrica, enquanto a barra horizontal representa uma compreensão mais geral de outras disciplinas, criando uma capacidade de explicar a complexidade dos sistemas de energia descentralizados e de trabalhar com especialistas em outras áreas de especialização.
- proporcionar aos alunos uma rede internacional, bem como aprendizagem europeia genuína e uma experiência cultural e linguística integrada.
O programa de 120 ECTS de dois anos é construído em conjunto com quatro parceiros acadêmicos em toda a Europa:
- A Universidade de Lorraine - UL em Nancy (França)
- KTH, Royal Institute of Technology – KTH em Estocolmo (Suécia)
- Universidade Politécnica da Catalunha - UPC em Barcelona (Espanha)
- Instituto Politécnico de Torino - Polito (Itália)
O programa é reforçado por uma ampla gama de parceiros associados de universidades internacionais, PMEs, grandes indústrias e outros consórcios da UE. O programa inclui um esquema de mobilidade integrada, com o primeiro ano na UL, onde os alunos dominam os princípios físicos e os parâmetros de governo das principais fontes de energia renováveis, tecnologias de armazenamento de energia e sistemas de conversão entre portadores de energia aplicados ao controle e otimização de sistemas inteligentes sistemas de energia descentralizados de múltiplas operadoras. O terceiro semestre é gasto em KTH , UPC ou PoliTo, onde os alunos se especializam, respectivamente, na integração de sistemas de energia descentralizados em um sistema de energia global, engenharia de energia térmica ou armazenamento de energia por power-to-X. O quarto semestre corresponde a um estágio/tese de mestrado particularmente oferecido por parceiros associados da DENSYS, quer no setor da indústria quer numa instituição de investigação. Duas escolas de verão conjuntas serão organizadas para networking e para expandir as habilidades transferíveis dos alunos, como negócios e empreendedorismo, ou habilidades mais técnicas, como armazenamento de energia, hidrogênio ou modelagem de sistemas de energia. Além disso, uma semana imersiva na Universidade de Liège (Bélgica) proporcionará um conhecimento sólido do uso de inteligência artificial para gerenciar redes de energia. Para expandir a visão dos alunos, uma ampla gama de cursos será proposta, incluindo ciências sociais e humanas que lidam com formulação de políticas energéticas, geografia, aceitação social, percepção de risco, finanças e negócios, juntamente com uma experiência cultural e linguística integrada. Uma parte significativa da pedagogia assentará em módulos baseados em casos e desafios (grandes projetos multidisciplinares e multiobjetivos), retirados da vida real e envolvendo parceiros da indústria e da sociedade civil (legisladores, stakeholders locais e associações).
Aos alunos que optem por realizar o 3º semestre em KTH , serão atribuídos graus de mestre duplo pela UL e KTH .
Bolsas de estudo e financiamento
KTH oferece quatro oportunidades diferentes de bolsas de estudo para estudos de mestrado. A bolsa KTH cobre a mensalidade de um programa de mestrado de um ou dois anos. A bolsa de um ano KTH é destinada a alunos atuais do programa de mestrado KTH e cobre a mensalidade do segundo ano de estudos. A bolsa de estudos do programa conjunto KTH é destinada a alunos de determinados programas conjuntos e cobre a mensalidade do período de estudo passado no KTH . A bolsa KTH Índia é destinada especificamente a estudantes da Índia.
- Bolsa KTH
- Bolsa KTH de um ano
- Bolsa do Programa Conjunto KTH
- Bolsa KTH Índia
Instituto Sueco
O Instituto Sueco (SI) oferece uma série de bolsas de estudo para estudantes de países-alvo que vêm para a Suécia.
Organizações bolsistas associadas KTH
KTH coopera com as seguintes organizações, oferecendo oportunidades de bolsas de estudo para futuros alunos KTH .
- COLFUTURO (Programa Crédito Beca) para estudantes da Colômbia
- LPDP (Indonesia Endowment Fund for Education) para estudantes da Indonésia
- FUNED para estudantes do México
Portais de bolsas de estudo
Base de dados IEFA
O banco de dados IEFA oferece uma pesquisa abrangente de bolsas de estudo, lista de bolsas e programas de empréstimos estudantis internacionais.
Portais de estudo
O banco de dados de bolsas Studyportals lista mais de 1.000 bolsas de estudo e subsídios para estudantes de todo o mundo que se candidatam a estudos na UE.
Estudiosos4dev
Bolsas para o Desenvolvimento é um banco de dados de bolsas abertas a estudantes de países em desenvolvimento.
WeMakeScholars
WeMakeScholars ajuda estudantes da Índia a obter empréstimos educacionais de bancos e NBFCs. Eles também listam mais de 26.000 bolsas internacionais de diferentes fundos, fundações e governos. corpos.
Adiamento de empréstimos estudantis nos Estados Unidos
KTH é uma instituição credenciada no Departamento de Educação dos EUA e possui o status Título IV de 'Apenas Adiamento' (OPE ID 03274300). Os estudantes dos EUA podem adiar pagamentos de contas federais de empréstimos estudantis existentes enquanto estiverem matriculados em um programa de mestrado na KTH . O status 'Apenas adiamento' não permite que os alunos contraiam empréstimos estudantis federais para matrícula no KTH . No entanto, o credenciamento facilita oportunidades de bolsas e empréstimos para estudantes dos EUA, já que muitas instituições privadas de crédito estudantil nos EUA usam essa designação como requisito para conceder novos empréstimos. Os estudantes que desejam adiar os pagamentos devem entrar em contato com a instituição de crédito nos EUA.
Várias opções de bolsas de estudo estão disponíveis. Consulte o site do instituto para mais informações.
Galeria
Oportunidades de carreira
Vários parceiros associados uniram forças com o programa DENSYS Erasmus Mundus, os alunos terão a possibilidade de trabalhar com eles durante e após o currículo do programa.
Empresas
- ArcelorMittal, França
- ENGIE EPS, Itália
- IREN, Itália
- IRESEN, Marrocos
- John Cockerill, Bélgica
- KEMIWATT, França
- NATURGIA, Espanha
- Ranator, Suécia
- Sintéticos, Suécia
- Termofluidos, Espanha
- Vattenfall, Suécia
- EUA, Bélgica
- EIT Innoenergy