Kedge em números
A comunidade KEDGE é composta por 14.800 alunos (23% dos quais são estudantes estrangeiros), 172 professores permanentes (45% dos quais são internacionais), 274 parceiros acadêmicos internacionais e 72.000 graduados em todo o mundo.
A KEDGE Business School é uma instituição de ensino superior privada de topo, sem fins lucrativos, sob contrato com o governo francês, reconhecida com a acreditação tripla .
Formado em 2013 a partir da fusão da BEM (anteriormente ESC Bordeaux) e da Euromed Management (anteriormente ESC Marseille), o KEDGE ganhou uma reputação de excelência, classificando-se entre as 1% das melhores escolas de negócios a nível mundial com a prestigiada acreditação tripla de AACSB, EQUIS e AMBA.
Designada como uma EESPIG (Instituição de Ensino Superior de Interesse Público), KEDGE está classificada em 29º lugar entre as melhores escolas de gestão da Europa e em 7º lugar em França, de acordo com as classificações do Financial Times de dezembro de 2023.
O KEDGE tem quatro campus em França (Paris, Bordéus, Marselha e Toulon), quatro campus internacionais (dois na China e dois outros) e quatro campus associados (Avignon, Bastia, Bayonne e Mont-de-Marsan). A comunidade KEDGE inclui 15.600 estudantes (28% dos quais são internacionais), 220 membros permanentes do corpo docente (45% internacionais), 329 parceiros académicos globais, e uma rede de mais de 85.000 antigos alunos em todo o mundo.
A KEDGE oferece 38 programas em gestão, disponíveis a tempo inteiro ou através de estágios, abrangendo áreas como finanças, gestão da qualidade, imobiliário, marketing, aprovisionamento, comércio internacional, gestão da cadeia de fornecimento, vinho e indústrias criativas. A escola também fornece soluções de formação à medida para empresas, tanto à escala nacional como internacional. O KEDGE atribui diplomas reconhecidos ou acreditados pelo Estado, desde os níveis de licenciatura até aos níveis de mestrado (3 a 6 anos de ensino superior).
A comunidade KEDGE é composta por 14.800 alunos (23% dos quais são estudantes estrangeiros), 172 professores permanentes (45% dos quais são internacionais), 274 parceiros acadêmicos internacionais e 72.000 graduados em todo o mundo.
O novo campus de Bordeaux foi projetado para ser um espaço vital. Distribuído por 35.000 m2, tem salas dedicadas de trabalho e chat, e áreas desportivas e de relaxamento. O campus em Bordeaux foi projetado levando em consideração as mudanças de hábitos e preferências dos estudantes de hoje e como essas mudanças afetam seus espaços de vida.
Kedge Business School investe continuamente em recursos logísticos substanciais, tanto em infraestrutura educacional quanto em recursos tecnológicos de ponta. O campus em Marselha está dividido entre diferentes locais: o campus Luminy, situado à beira do Parque Nacional de Calanques, e o campus Joliette, localizado no coração da cidade.
Em 2015, o grupo criou um novo estabelecimento em Paris (12º arrondissement), um vibrante centro de atividades onde estudantes, professores e empresas podem se encontrar, trocar e interagir. A KEDGE decidiu permanecer no centro da cidade para facilitar a mobilidade do público entre os seus diferentes locais, estar perto de empresas, beneficiar do seu dinamismo e prestar um serviço de alto nível.
O campus de Toulon está idealmente localizado no coração da cidade, no novo “distrito de criatividade e conhecimento” e em frente à estação de trem desde janeiro de 2020.
O campus principal está localizado no distrito de Xuhui, em Xangai, e abriga várias instituições educacionais. Os edifícios demonstram uma mistura de influências arquitetônicas americanas com o estilo chinês. A KEDGE tem dois campi em Xangai: o campus da Shanghai Jiao Tong University e o campus do Instituto Franco-Chinês.
A abertura do campus de Suzhou em 2010 fez parte de uma política contínua que começou em 2003 para desenvolver a nossa atividade na China, e mais especificamente para contribuir para a criação do Instituto Franco-Chinês (Instituto Sino-Francês) em parceria com a Universidade Renmin da China, uma das universidades mais prestigiadas do país, fundada em Pequim em 1937.
Kedge Business School em Dakar recebe estudantes desde 2008. O campus está idealmente localizado no dinâmico distrito de Sacré Cœur III. Dakar administra dois programas de ensino superior, o curso de bacharelado KEDGE e um mestrado em gestão, juntamente com programas de educação executiva.
O campus de Abidjan abriu as suas portas em setembro de 2020, impulsionado pelo Presidente do grupo BEM já presente em Dakar, Dr Pape Madické Diop. A ambição da escola é expandir mais amplamente no continente africano. A Business School, repetidamente nomeada a melhor escola de negócios da África francófona pela revista Jeune Afrique, oferece programas de educação inicial e executiva do nível de bacharelado ao doutorado.
Kedge Business School é a maior escola de negócios independente da França. Consistentemente classificada entre as 40 melhores instituições de negócios e gestão da Europa e as 8 melhores da França pelo Financial Times, é triplamente credenciada pela EQUIS, AMBA e AACSB e faz parte da Conferência das Grandes Écoles.
"Passagem de emprego para o mercado internacional" FANNY VANDENBERGE Gerente de compras e logística do Grupo chez Catering International & Services CIS
No setor de compras, o produto está no centro da estratégia da empresa com novos desafios em termos de inovação e sustentabilidade. As noções de qualidade e preço são os elementos fundamentais do nosso trabalho como compradores, e a terceira chave é o tempo necessário para disponibilizar as mercadorias.
Internacionalmente, a logística de entrada ou saída é, portanto, um dos componentes do preço final. É uma importante alavanca de otimização e economia e exige domínio de todos os aspectos, principalmente aduaneiros e legais. Este processo de aprendizagem requer treinamento.
Num mundo onde 80% do comércio internacional é feito por via marítima, é bastante natural que tenha escolhido um dos melhores cursos de formação nesta área, "o Msc International Trade & Logistics". O treinamento é muito prático e fornece a base teórica necessária para adquirir conhecimentos na área de transporte internacional. É também o acesso a uma rede profissional dinâmica com programas como o de mentoring que me levou à empresa onde ingressei após o mestrado.
Hoje, sou o gerente de compras e logística do grupo CIS, com sede em Marselha, que gera 100% de seu faturamento internacionalmente.
Nesse contexto, pude adquirir e consolidar expertise na África, Oriente Médio, Eurásia e América do Sul. Lidero uma equipa internacional com a qual implementamos e gerimos a estratégia de compras em mais de vinte países.