Keystone logo
ITESO -  Universidad Jesuita de Guadalajara Mestrado em Projetos de Construção Sustentável
ITESO - Universidad Jesuita de Guadalajara

Mestrado em Projetos de Construção Sustentável

Tlaquepaque, México

4 Semesters

Espanhol

Tempo integral

Solicitar prazo de inscrição

Solicitar a data de início mais próxima

Solicitar propinas

No campus

* entre em contato para receber informações sobre as mensalidades semestrais do programa de seu interesse

bolsas de estudo

Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos

Introdução

O Mestrado em Projetos de Construção Sustentável é destinado a profissionais interessados em reduzir o impacto ambiental do projeto e construção de edifícios, formulando avaliações, identificando problemas críticos e sugerindo soluções abrangentes que considerem o contexto físico, econômico e social.

Este programa está listado no Registro Nacional de Programas de Qualidade do CONACYT, como no programa de desenvolvimento.

Até 2030, as 80 áreas urbanas do México deverão adicionar 10 milhões de novas casas e 415 milhões de metros quadrados de área de produção para apoiar o crescimento do emprego.

Embora essa demanda represente oportunidades de negócios para o setor de construção, os diferentes tipos de impacto socioambiental que se pode esperar desse nível de construção serão irreversíveis e devastadores se não forem tomadas medidas de curto prazo para mitigá-las.

Diante desses desafios, o ITESO promove programas de pós-graduação em Sustentabilidade no Departamento de Habitat e Desenvolvimento Urbano, a fim de usar uma abordagem interdisciplinar para abordar a crescente deterioração ambiental e social dos espaços urbanos nos níveis local, nacional e global.

O Mestrado em Projetos de Construção Sustentável é destinado a profissionais interessados em reduzir o impacto ambiental do projeto e construção de edifícios, formulando avaliações, identificando problemas críticos e sugerindo soluções abrangentes que considerem o contexto físico, econômico e social.

Perfil do candidato

Bacharel ou Especialização em Design, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Planejamento Urbano ou áreas afins.

  • Habilidades de comunicação oral e escrita de nível profissional.
  • Capacidade de usar o Word, Excel, AutoCAD, ArcView ou ArcGris e Power Point.
  • Disposição para lidar com questões críticas do mundo real.
  • Disposição para enfrentar problemas complexos.
  • Interesse em trabalhar em ambientes profissionais multidisciplinares.
  • Capacidade de participar de debates críticos e fazer reflexões bem fundamentadas.
  • Capacidade de identificar problemas latentes e gerar perguntas importantes.
  • Habilidade na elaboração de propostas coerentes e relevantes para a solução de problemas.
  • Disposição para construir projetos em colaboração com equipes interdisciplinares.
  • Fortes habilidades de inglês.

Razões para estudar este programa de graduação

Você ingressa em uma rede profissional de organizações sociais nacionais e internacionais e entidades governamentais que estudam tópicos urbanos há mais de 40 anos.

  • Você participa de programas, iniciativas e projetos de pesquisa e intervenção que se concentram na sustentabilidade social do habitat.
  • Você desenvolve um projeto que propõe soluções reais.
  • Você estuda com um corpo docente formado por pesquisadores e professores com experiência nas áreas de sustentabilidade, gestão social, espaços públicos, governança urbana, planejamento urbano e design, processos participativos, entre outros.
  • Você obtém acesso a acordos de colaboração com universidades pertencentes à Associação de Universidades Confiadas à Sociedade de Jesus na América Latina (AUSJAL, em suas iniciais em espanhol).
  • Você estuda em um campus ecologicamente correto com mais de 3.000 árvores, áreas de trabalho ao ar livre totalmente equipadas, edifícios inteligentes e instalações adaptadas para pessoas com diferentes habilidades.
  • Você pode usar laboratórios como os Workshops de Design Inovador, localizados em um edifício sustentável que atenda às especificações para certificação em Liderança em Design Ambiental e de Energia (LEED), concedido pelo US Green Building Council e válido em todo o mundo.
  • Saiba mais sobre a experiência da ITESO fazendo um tour virtual por seu campus paisagístico.

O ITESO possui uma ampla oferta de especializações, mestrados e doutorados que podem ajudá-lo a se tornar um melhor profissional e a fazer contato com acadêmicos ilustres, líderes de organizações civis, funcionários do governo e empresários. Nenhuma outra universidade privada no oeste do México tem mais pesquisadores pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores, e muitos de nossos programas estão listados no Registro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Qualidade.

Os programas de pós-graduação do ITESO oferecem acesso a redes de conhecimento, nas quais pesquisadores, especialistas e estudantes compartilham projetos acadêmicos, profissionais, sociais, culturais e econômicos. Ao estudar no ITESO poderá ver de perto o trabalho de investigadores conceituados que compreendem a dimensão humana das questões que assumem, que estão genuinamente interessados em dar contribuições relevantes para o conhecimento e oferecer soluções viáveis para questões concretas. Estas são as razões pelas quais a ITESO é reconhecida como a universidade privada mais importante do oeste do México.

Nossos professores são especialistas em suas áreas de conhecimento; eles lideram projetos com pesquisadores do ITESO e de outras universidades. Eles participam ativamente de projetos de pesquisa e divulgação e estão comprometidos com os valores e fundamentos de nosso projeto educacional.

Finalmente, nossa universidade pertence ao Sistema Universitário Jesuíta, que no setor de educação privada possui a maioria dos programas listados no Registro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Qualidade (PNPC, em suas iniciais em espanhol) do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT, em suas iniciais em espanhol).

Perfil de pós-graduação

Os graduados serão capazes de:

  • Os graduados desse programa de mestrado terão adquirido as competências para projetar e implementar projetos, produtos e sistemas que ajudam a melhorar a qualidade de vida e atender às necessidades de habitabilidade, promovendo a equidade social e o respeito ao meio ambiente.
  • Identifique, quantifique e preveja os impactos causados por edifícios e infraestrutura.
  • Use diferentes ferramentas metodológicas para monitorar, modelar e gerar indicadores que medem os impactos do ambiente construído.
  • Calcular o consumo de energia dos edifícios e a pegada ambiental.
  • Calcular as emissões de gases de efeito estufa.
  • Identifique tecnologias alternativas para reduzir impactos e promover seu uso entre diferentes atores.
  • Projetar e desenvolver projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano sustentável ou de baixo impacto.
  • Utilizar materiais de construção e sistemas com baixo consumo de energia, baixa geração de resíduos e alta capacidade de reciclagem.
  • Projetar e construir moradias com características ecológicas.
  • Projetar sistemas alternativos para gerenciamento abrangente de água, solo, ar e energia em projetos de habitat e fornecer consultoria em sua construção.
  • Consulte e acompanhe na construção de processos de certificação.
  • Estimar os impactos ambientais, custos econômicos e apropriação social da implementação de tecnologias alternativas.
  • Gere evidências econômicas demonstrando os benefícios dos processos de apropriação de tecnologia e a redução dos impactos ambientais.

Plano de estudo

O Programa de Mestrado em Projetos e Construções Sustentáveis foi pensado para pessoas interessadas em reduzir os diferentes impactos que o desenho e a construção de nosso habitat têm sobre o meio ambiente, formulando diagnósticos, identificando problemas críticos e propondo soluções integrais que considerem o aspecto físico, econômico e contextos sociais.

Estima-se que até o ano 2030, nas 80 áreas urbanas do México, serão construídas cerca de 10 milhões de unidades habitacionais, além de 415 milhões de metros quadrados de área produtiva para os empregos que serão criados.

Embora essa demanda represente oportunidades para esse setor da economia, os diferentes impactos socioambientais que se podem esperar desse nível de construção serão irreversíveis e altamente prejudiciais se medidas de mitigação não forem tomadas no curto prazo.

Para lidar com esses desafios, a ITESO, por meio de seu Departamento de Habitat e Desenvolvimento Urbano, desenvolveu seus programas de pós-graduação em Sustentabilidade. O objetivo é formar profissionais que possam desenvolver respostas interdisciplinares à crescente deterioração ambiental e social nos espaços urbanos nos níveis local, nacional e global.

O Programa de Mestrado em Projetos e Construções Sustentáveis foi pensado para pessoas interessadas em reduzir os diferentes impactos que o desenho e a construção de nosso habitat têm sobre o meio ambiente, formulando diagnósticos, identificando problemas críticos e propondo soluções integrais que considerem o aspecto físico, econômico e contextos sociais.

Objetivo geral:

Formar especialistas capazes de abordar as diferentes questões socioambientais que surgem no ato de construir, por meio de uma análise sistêmica e minuciosa das dimensões da sustentabilidade, possibilitando identificar, desenvolver e implementar sistemas construtivos que consigam reduzir a impacto ambiental do habitat humano.

Objetivos específicos:

Este programa se concentra em:

  • Formar profissionais com consciência do enorme impacto do ser humano no meio ambiente e com capacidade de gerar espaços que, do ponto de vista da sustentabilidade, possam contribuir para melhorar a qualidade de vida e corrigir as condições de desigualdade em nossa sociedade.
  • Equipar nossos graduados com o conhecimento, instrumentos e ferramentas, tanto diagnósticas quanto analíticas, para projetar e construir um habitat sustentável.
  • Desenvolver linhas de pesquisa em nível de pós-graduação que expandam e aprimoram o conhecimento relacionado à sustentabilidade e ao ambiente construído.

Sistema de apoio consultivo

  • O sistema de apoio consultivo busca construir pontes entre os interesses de pesquisa, inovação e desenvolvimento dos alunos e as Linhas de Geração e Aplicação de Conhecimento de cada programa de pós-graduação, bem como sua inter-relação com os outros programas de pós-graduação da universidade.
  • Esse sistema de suporte consultivo centrado na pessoa dá prioridade a cenários de produção coletiva. Promove a interação entre alunos e orientadores, com a intenção de criar espaços de aprendizagem colaborativa, onde a dissonância advinda de críticas construtivas favorecerá um processo reflexivo e a construção coletiva do conhecimento.
  • O apoio acadêmico é concebido como um sistema que integra as diferentes dimensões da formação (individual, social e histórica) em cada um dos períodos curriculares do programa. Também são possíveis processos de suporte por pares e individuais.

Sobre a escola

Perguntas

Cursos Similares

  • Master Designer in Sustainable Innovation
    • Nice, França
  • Engenheiro em Ciência e Tecnologia de Madeira e Materiais de Origem Biológica (Mestrado)
    • Nantes, França
  • Mestrado Especializado em Compósitos Bioresource: Inovação e Eco-design
    • Nantes, França