Mestrado Em Gestão De Moda
IED – Istituto Europeo di Design Barcelona
Informação chave
Localização do campus
Barcelona, Espanha
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
11 Meses
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 24 700 *
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
18 Jan 2025
* Taxa de inscrição 4.000 € + mensalidade 20.500 €.
Introdução
O Mestrado em Gerenciamento de Moda ensina especialistas sobre inovação no mundo da moda, incluindo gerenciamento de projetos, planejamento estratégico e princípios básicos de gerenciamento de negócios.
Este curso fornece o conhecimento teórico e prático para superar os desafios atuais do mercado de moda e gerenciar com eficiência todo o ciclo - desde a conceituação do produto até a prateleira e a sacola de compras do cliente. Além de palestras, conferências e workshops, o curso inclui duas viagens a cidades da Europa, como Florença ou Paris, terminando com um projeto final de pesquisa pessoal.
A moda é um sistema complexo e a roupa é apenas uma parte dele. Nesse contexto, o papel de um gerente de moda é identificar as necessidades do alvo e transformá-las em oportunidades, tendo em mente a produção, distribuição, marca, marketing, comunicação e serviço.
Objetivos
O programa intensivo de um ano tem como objetivo fornecer aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos necessários, além de ferramentas e experiência para se tornarem profissionais de gerenciamento de moda.
- Permitir que os profissionais de Design de Moda, Marketing, Produto e Gestão de Negócios superem as fronteiras disciplinares para se tornarem os principais impulsionadores do sucesso organizacional.
- Desenvolver a compreensão dos alunos sobre o ecossistema completo por trás do negócio da moda, para torná-los capazes de enfrentar os desafios reais do mercado de moda, agregando valor aos seus conhecimentos e habilidades profissionais previamente adquiridos.
- Ajude designers de moda, comunicadores, gerentes e profissionais de marketing interessados em moda a se tornarem gerentes de moda, gerentes de moda se tornarem líderes de moda e líderes de moda se tornarem líderes de organizações do futuro.
- Desenvolva-se em líderes capazes de combinar criatividade, habilidades gerenciais e mentalidade empreendedora dentro das limitações das realidades do Fashion Business.
- Faça com que os futuros gerentes de moda entendam o poder de desenvolver estratégias, criar marcas e fornecer produtos e serviços centrados no consumidor com sucesso.
- Proporcionar aos alunos ferramentas de Gestão de Moda e Negócios que lhes permitam tornar-se poderosos colaboradores chave na Cadeia de Criação de Valor, dentro do ambiente corporativo ou como profissionais independentes, que podem se adaptar perfeitamente ao ambiente de negócios através de uma compreensão mais profunda de sua realidade e cultura.
- Desenvolver proficiência no uso das ferramentas fornecidas. Os alunos serão capazes de identificar o uso apropriado dessas ferramentas para equilibrar o conhecimento acadêmico e prático, a eficiência na comunicação e a capacidade de avaliar os trade-offs necessários quando enfrentarem desafios reais de negócios.
- Expandir os papéis e capacidades dos alunos no trabalho com equipes de inovação.
- Incentivar o pensamento crítico para permitir que os alunos sejam cidadãos ativos da nossa sociedade global.
Metodologia
No IED Barcelona Fashion Management é ministrado por um corpo docente de profissionais de Moda e Negócios, através da análise de estudos de caso e da execução de projetos reais da indústria encomendados por empresas multinacionais que competem na economia global, ou empresas locais que competem nos mercados internacionais . Todos os conteúdos, metodologias e ferramentas são ministrados a partir da especificidade da indústria da moda. Esta abordagem facilita o treinamento na tomada de decisão, colocando os alunos em um contexto real de inovação e experimentação.
Com o objetivo de oferecer uma ampla e completa preparação para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais no mercado da moda, os alunos são treinados em diferentes e complementares áreas. A complexidade de gerenciar um negócio de moda requer o conhecimento adequado de diversas ferramentas e a capacidade de aplicar análises críticas para reagir rapidamente a um cenário em mudança.
Os gerentes de moda devem gerenciar o ciclo completo da moda, desde a conceituação do produto até que o produto seja colocado na loja e embalado em uma sacola de compras do consumidor. A experiência no mercado da moda é abordada a partir das principais disciplinas envolvidas no sistema da moda. Especialistas nessas áreas transmitirão aos alunos sua experiência em tendências da moda, um processo de design e produção de produtos, branding, varejo e visual merchandising. A conscientização da cultura da moda, complementada com semiótica, pesquisa de mercado e tendências, fornecerá a conscientização adequada para entender a meta.
As habilidades de negócios são ensinadas da perspectiva do negócio da moda. Marketing, vendas, finanças, distribuição e cadeia de suprimentos são abordados a partir da especificidade dos negócios de moda, da perspectiva da grande empresa, mas também oferecendo ferramentas para empreender projetos iniciais como empreendedores.
Seguindo a metodologia de aprender fazendo, os alunos estão constantemente desenvolvendo projetos em equipe. Os alunos do Master em Gerenciamento de Moda são hospedados em uma sala de aula dedicada, um espaço que se transforma em um estúdio de design inovador, onde os alunos experimentam novas ferramentas e conhecimentos, com a orientação do corpo docente. Pequenos grupos de alunos da turma facilitam a aplicação dessa metodologia prática.
Os gerentes líderes precisam ter fortes habilidades pessoais para dirigir projetos envolvendo equipes heterogêneas de pessoas. Eles devem ser capazes de ser a referência para a equipe de trabalho, mas também transmitem confiança para posições seniores e investidores. Marca pessoal, gestão de pessoas e liderança criativa serão então integrados durante o desenvolvimento das aulas.
Os líderes de moda devem ser capazes de comunicar muito claramente seus conceitos, seja para a equipe de negócios ou para a equipe de trabalho, a fim de alcançar os resultados desejados. Portanto, os alunos aprendem um conjunto muito diversificado de ferramentas, para treinar suas habilidades a um nível em que possam se comunicar bem.
Com o objetivo de criar sinergias entre futuros profissionais, algumas atividades transversais serão realizadas para a troca de conhecimentos com alunos de diferentes programas, fazendo parte da filosofia do IED.
Projeto Pessoal de Pesquisa
O Projeto de Pesquisa Pessoal é o trabalho escrito mais importante que os alunos realizam durante o seu Programa de Estudo de Pesquisa do RSP. O PRP é o culminante do Mestrado e deve demonstrar que o aluno adquiriu habilidades, conhecimentos e capacidades analíticas.
O projeto é uma peça original de pesquisa envolvendo coleta de dados primários cujo objetivo é realizar um trabalho individual que atenda aos requisitos descritos nestas diretrizes, a fim de alcançar uma nota de aprovação.
Os objetivos do processo de tese são os seguintes:
- Identificar um projeto viável na área de estudo do aluno;
- Estabelecer objetivos claramente definidos e / ou questões a serem investigadas;
- Conceber e implementar uma metodologia apropriada (pesquisa / processo de design);
- Entender a proposta de valor agregativo (conceito);
- Criar um plano de desenvolvimento de negócios baseado no conceito anterior;
- Criar propostas de design viáveis e concretas;
- Demonstrar habilidades analíticas e produzir resultados válidos;
- Aplicar teoria à realidade prática;
- Tirar conclusões e recomendações apropriadas, quando necessário;
- Para produzir um documento final bem organizado e bem escrito e uma apresentação oral eficaz da tese.
Estágio
Depois de terminar as aulas e apresentar os dois projetos reais das indústrias, os alunos têm a oportunidade de implementar e comprovar todo o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas em um estágio de três meses.
No mesmo período, os alunos estão trabalhando em seu PRP para que possam optar por concentrar sua investigação em um projeto pessoal ou conectá-lo ao estágio.
Viagens de campo
Para dar aos alunos uma compreensão mais ampla do estado da arte do mercado, duas viagens de campo estão programadas no currículo do curso, uma para Milão e outra para Paris.
Com a orientação de professores e coordenação, os alunos irão explorar diferentes mercados e contextos profissionais na Europa.
Viagens de campo levam estudantes por 4 dias para as capitais européias de moda para trocar conhecimentos em diferentes ambientes. Após estes dias dedicados a atividades acadêmicas, os alunos têm a oportunidade de descobrir a cidade por conta própria.
Perfil do aluno
O mestre reconhece e acolhe estudantes de várias origens:
graduados em disciplinas das áreas de negócios, comercial, marketing e comunicação, design de moda e distribuição em massa; ou profissionais da área de gestão de negócios, do setor de varejo ou moda em geral, e campos teóricos, interessados em implementar e liderar projetos inovadores no contexto do mercado da moda.
O IED Barcelona estrutura o programa de maneira flexível para atrair estudantes com diferentes especialidades e com diversas origens. Isso cria um ambiente multidisciplinar para os alunos durante o curso, para o desenvolvimento de uma visão completa através da gestão da moda.
Requisitos de admissão
Para entrar no processo de validação, todos os candidatos devem enviar a seguinte documentação: 2 anos de experiência profissional após a conclusão dos estudos universitários; Carta de motivação em inglês e currículo em inglês, especificando o nível de idiomas e conhecimentos de informática e o nível intermediário de inglês, correspondente a um documento TOEFL 550 ou IELTS 6,5.
Caso você não tenha nenhuma qualificação, será necessário avaliar seu nível por meio de uma entrevista pessoal ou do Skype.
Oportunidades de emprego
Os alunos que participam deste curso agregarão valor à sua experiência profissional, integrando equipes multidisciplinares ou empreendendo de maneira independente e inovadora seus próprios negócios; Eles podem desenvolver sua carreira nas áreas de gerenciamento de projetos e estratégia em empresas relacionadas à área de moda e varejo.
Coordenador
Teresa Buhigas
Licenciado em Administração de Empresas com MBA pela prestigiada escola de negócios ESADE. Desde 1990, participa de projetos estratégicos de consultoria para diversas áreas da indústria da moda com empresas privadas e associações públicas. Buhigas é membro do comitê de educação do Departamento de Marketing e Gerenciamento da ESADE. Desde 1998, como membro fundador da FACTO Estrategia, ela continua trabalhando com o setor profissional como consultora estratégica, além de colaborar com o IED Barcelona em vários projetos educacionais.
Galeria
Alunos ideais
O mestre reconhece e acolhe estudantes de várias origens:
graduados em disciplinas das áreas de negócios, comercial, marketing e comunicação, design de moda e distribuição de massa; ou profissionais da área de gestão empresarial, do varejo ou da indústria da moda em geral, e de áreas teóricas, interessados em implementar e liderar projetos inovadores no contexto do mercado da moda.
O IED Barcelona estrutura o programa de forma flexível para atrair estudantes com diferentes especialidades e origens diversas. Isso cria um ambiente multidisciplinar para os alunos durante o curso, para o desenvolvimento de uma visão completa através da gestão da moda.
Admissões
Currículo
No IED Barcelona Fashion Management é ministrado por um corpo docente de profissionais de Moda e Negócios, através da análise de estudos de caso e da execução de projetos reais da indústria encomendados por empresas multinacionais que competem na economia global, ou por empresas locais que competem nos mercados internacionais. . Todos os conteúdos, metodologias e ferramentas são ministrados a partir da especificidade da indústria da moda. Esta abordagem facilita a formação na tomada de decisões, colocando os alunos num contexto real de inovação e experimentação.
Para dar uma preparação ampla e completa para desenvolver sua carreira profissional no mercado da moda, os alunos são formados em áreas diversas e complementares. A complexidade da gestão de um negócio de moda requer conhecimento adequado de diversas ferramentas e a capacidade de aplicar análises críticas para reagir rapidamente a um cenário em mudança.
Os Gestores de Moda devem gerenciar o ciclo completo da moda, desde a conceituação do produto até que o produto seja colocado na loja e embalado na sacola de compras do consumidor. A expertise no mercado da moda é abordada a partir das principais disciplinas envolvidas no sistema da moda. Especialistas nessas áreas transmitirão aos alunos sua experiência nas tendências da moda, no processo de design e produção de produtos, branding, varejo e visual merchandising. O conhecimento da Cultura da Moda complementado com Semiótica, Estudos de Mercado e Tendências dará a consciência adequada para compreender o público-alvo.
Habilidades de negócios são ensinadas a partir da perspectiva do negócio da moda. O marketing, as vendas, as finanças, a distribuição e a cadeia de abastecimento são abordados desde a especificidade do negócio da moda, desde a perspetiva das grandes empresas, mas também dotando-as de ferramentas para empreender projetos de start-up como empreendedores.
Seguindo a metodologia aprender fazendo, os alunos desenvolvem constantemente projetos em equipe. Os alunos do Mestrado em Gestão de Moda ficam hospedados em uma sala de aula dedicada, espaço que se transforma em um estúdio de design inovador onde os alunos experimentam novas ferramentas e conhecimentos, com a orientação do corpo docente. Pequenos grupos de alunos na turma facilitam a aplicação desta metodologia prática.
Os gestores líderes precisam de ter fortes competências pessoais para liderar projetos que envolvam equipas heterogéneas de pessoas. Devem ser capazes de ser a referência para a equipa de trabalho, mas também transmitir confiança aos altos cargos e investidores. Marca pessoal, gestão de pessoas e liderança criativa serão então integradas durante o desenvolvimento das aulas.
Os líderes da moda devem ser capazes de comunicar com muita clareza os seus conceitos, quer ao pessoal empresarial, quer à equipa de trabalho, para alcançar os resultados desejados. Portanto, os alunos aprendem um conjunto muito diversificado de ferramentas, para treinar suas habilidades a um nível em que possam se comunicar bem.
Para criar sinergias entre futuros profissionais, serão realizadas algumas atividades transversais de troca de conhecimento com alunos de diferentes programas que fazem parte da filosofia do IED.
Projeto Pessoal de Pesquisa
O Projeto de Pesquisa Pessoal é o trabalho escrito mais importante que os alunos realizam durante o Programa de Estudo de Pesquisa RSP. O PRP é o culminar do Mestrado e deve demonstrar que o aluno adquiriu competências, conhecimentos e capacidades analíticas.
O projeto é uma pesquisa original que envolve a coleta de dados primários e visa realizar um trabalho individual que atenda aos requisitos descritos nestas diretrizes para obter uma nota de aprovação.
Os objetivos do processo de tese são os seguintes:
- Identificar um projeto viável na área de estudo do aluno;
- Estabelecer objetivos claramente definidos e / ou questões a serem investigadas;
- Conceber e implementar uma metodologia apropriada (pesquisa / processo de design);
- Entender a proposta de valor agregativo (conceito);
- Criar um plano de desenvolvimento de negócios baseado no conceito anterior;
- Criar propostas de design viáveis e concretas;
- Demonstrar habilidades analíticas e produzir resultados válidos;
- Aplicar teoria à realidade prática;
- Tirar conclusões e recomendações apropriadas, quando necessário;
- Produzir um documento final bem organizado e bem escrito e uma apresentação oral eficaz da tese.
Estágio
Depois de terminarem as aulas e apresentarem os dois projetos reais das indústrias, os alunos têm a oportunidade de implementar e comprovar todos os conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas num estágio de três meses.
No mesmo período, os alunos estão trabalhando em seu PRP para que possam optar por concentrar sua investigação em um projeto pessoal ou conectá-lo ao estágio.
Viagens de campo
Para dar aos alunos uma compreensão mais ampla do que há de mais moderno no mercado, estão programadas 2 viagens de campo no currículo do curso, uma a Milão e outra a Paris.
Com a orientação de professores e coordenação, os alunos irão explorar diferentes mercados e contextos profissionais na Europa.
Viagens de campo levam estudantes por 4 dias para as capitais européias de moda para trocar conhecimentos em diferentes ambientes. Após estes dias dedicados a atividades acadêmicas, os alunos têm a oportunidade de descobrir a cidade por conta própria.
Resultado do programa
O programa intensivo de um ano visa fornecer aos alunos as ferramentas de conhecimento teórico e prático necessárias e a experiência para se tornarem profissionais de Gestão de Moda.
- Permita que profissionais de Design de Moda, Marketing, Produto e Gestão de Negócios superem fronteiras disciplinares para se tornarem impulsionadores-chave do sucesso organizacional.
- Desenvolver a compreensão dos alunos sobre todo o ecossistema por trás do negócio da moda, para torná-los capazes de enfrentar os desafios reais do mercado da moda, agregando valor aos conhecimentos e habilidades profissionais previamente adquiridos.
- Ajude designers de moda, comunicadores, gerentes e profissionais de marketing interessados em moda a se tornarem gerentes de moda, gerentes de moda se tornarem líderes de moda e líderes de moda se tornarem líderes de organizações do futuro.
- Torne-se líderes capazes de combinar criatividade, habilidades gerenciais e mentalidade empreendedora dentro das restrições da realidade dos negócios da moda.
- Faça com que os futuros gerentes de moda entendam o poder de desenvolver estratégias, criar marcas e fornecer produtos e serviços centrados no consumidor com sucesso.
- Dotar os alunos de ferramentas de Moda e Gestão Empresarial que lhes permitirão tornar-se poderosos contribuidores-chave na Cadeia de Criação de Valor, dentro do ambiente corporativo, ou como profissionais independentes, que possam se adaptar perfeitamente ao ambiente de negócios através de uma compreensão mais profunda de sua realidade e cultura .
- Desenvolva proficiência no uso das ferramentas fornecidas. Os alunos serão capazes de identificar o uso apropriado dessas ferramentas para equilibrar o conhecimento acadêmico e prático, a eficiência na comunicação e a capacidade de avaliar as compensações necessárias quando confrontados com desafios reais de negócios.
- Expanda as funções e capacidades dos alunos no trabalho com equipes de inovação.
- Incentivar o pensamento crítico para permitir que os alunos sejam cidadãos ativos da nossa sociedade global.