
Mestrado em Empreendedorismo — clássico/cooperativo
Worms, Alemanha
DURAÇÃO
3 up to 4 Semesters
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
O Mestrado em Empreendedorismo é um programa internacional e consecutivo de gestão de empresas em língua inglesa com forte foco empreendedor.
O “Mestrado em Empreendedorismo” oferece a oportunidade de desenvolver competências empreendedoras e uma mentalidade empreendedora. Os alunos irão adquirir as competências e os conhecimentos necessários para iniciar o seu próprio negócio ou para acrescentar valor a uma pequena ou média empresa privada ou familiar já estabelecida. Os alunos também terão poder para serem bem-sucedidos como “empreendedores” nas empresas após a graduação e para dominar a transformação empreendedora.
O programa oferece um currículo orientado para a prática e ensina competências e estratégias eficazes para a gestão de empresas diversificadas e a construção de novos negócios. O programa promove e fomenta o desenvolvimento pessoal e a identidade profissional de modo a desenvolver uma mentalidade empreendedora ao mesmo tempo que é capaz de navegar na economia global.
As aulas serão lecionadas inteiramente em inglês. Além disso, os alunos irão otimizar as suas competências interculturais graças à internacionalidade e heterogeneidade dos participantes do curso.
Ecossistema de startups no campus
Os alunos do programa podem aceder a um ecossistema de startups bem desenvolvido no campus. Existe uma gama completa de serviços de consultoria no campus para estudantes interessados em fundar os seus próprios negócios e que gostariam de ir além da formação curricular e iniciar um negócio durante os seus estudos.
Oportunidades de carreira
Pessoas que possam pensar e agir de forma empreendedora, tanto como empregadores como empregados, especialmente empresários qualificados e dinâmicos, são cada vez mais necessárias para criar e garantir as bases para um bom crescimento económico e para o futuro desenvolvimento das nossas sociedades. Para qualificar empregadores e empregados, em particular para qualificar empresários, para fazer face aos desafios actuais e futuros e para criar o pensamento e a acção empreendedores, bem como o espírito empreendedor na sociedade, é necessário ter uma visão adequada do empreendedor qualificado.
Os graduados do programa de Mestrado em Empreendedorismo terão conhecimento especializado amplo e prático. Para além da gestão empresarial e da expertise empreendedora, são ensinadas importantes competências analíticas, competência de liderança (e capacidade de desenvolvimento de empresas), competência metodológica, competência intercultural e outras soft skills, que garantem uma elevada “empregabilidade” no mercado de trabalho nacional e internacional. após a formatura.
Além da experiência em gestão de negócios, os graduados também terão experiência para projetar e atingir metas de negócios de forma independente. Mesmo em situações de informação limitada, serão capazes de compreender contextos complexos e de apresentar cursos de ação alternativos em situações específicas.
Além disso, desenvolverão uma visão holística das empresas. Isto inclui a capacidade de resolver conflitos de objectivos e prioridades, bem como de fazer compromissos na tomada de decisões, a fim de garantir o potencial de diferenciação para uma presença e sobrevivência sustentáveis no mercado.
Os egressos do programa de mestrado
- ser capaz de criar e implementar inovações, especialmente inovações que envolvam novidades e saltos quânticos, uma vez que estas estão a tornar-se cada vez mais importantes para todo o progresso económico regional
- demonstrar responsabilidade ética, social e corporativa
- ser capaz de criar uma cultura corporativa inovadora, o que é importante para o sucesso, especialmente para a realização de inovações
- ter a compreensão intercultural necessária e as habilidades de comunicação que lhes permitam administrar empresas culturalmente diversas
O programa de mestrado em Empreendedorismo não treina os alunos para uma descrição de cargo específica do setor. Os campos de aplicação são múltiplos e incluem empresas nacionais e internacionais, mas especialmente start-ups e empresas familiares. Durante o programa, os alunos serão totalmente preparados para iniciar o seu próprio negócio e para uma carreira em pequenas e médias empresas inovadoras ou em grupos nacionais ou internacionais.
O graduado do programa estará apto a criar e/ou administrar e desenvolver uma pequena ou média empresa ou uma unidade de uma organização maior. Módulos como “Empreendedorismo Internacional”, “Gestão de Empresas Familiares” ou “Empreendedorismo Corporativo” reforçam estas competências.
Os graduados bem-sucedidos poderão iniciar ou continuar uma carreira como profissionais autônomos (novos empreendimentos), bem como líderes empreendedores ou gestores em empresas (empreendedorismo corporativo), organizações sociais e sem fins lucrativos e outros setores industriais. Ao mesmo tempo, os graduados também terão oportunidades de seguir uma carreira acadêmica.
Galeria
Currículo
Como todos os outros programas de graduação do departamento do IBA, o programa de Mestrado em Empreendedorismo oferece flexibilidade em termos de como o programa pode ser concluído. Os alunos podem optar pelo programa clássico tradicional ou, em alternativa, podem preferir o programa cooperativo . A diferença entre ambos pode ser vista no plano de estudos abaixo. Informações adicionais sobre o programa de graduação cooperativa podem ser encontradas na seção “Informações sobre Estudos Cooperativos”. Além disso, é possível reduzir o período padrão de estudo de 4 semestres para 3 semestres, excluindo o semestre de colocação. Após a conclusão bem sucedida do programa, os alunos receberão um título de Mestre em
- 4 semesters with 120 CP or in
- 3 semesters with 90 CP.
A estrutura do programa de mestrado segue o ciclo de vida empreendedora. No primeiro semestre os alunos irão adquirir conhecimentos, aptidões e competências relativas ao tema “Fundação de uma empresa”; no segundo semestre no tema “Crescimento” e no último semestre no tema “Desenvolvimento avançado e formas especiais de empreendedorismo”.
Portanto, o programa pode ser dividido nas seguintes seções:
1 ǀ Semestre 1: Fundando uma empresa
As disciplinas centrais são organizadas de acordo com o ciclo de vida empreendedora e são ampliadas e desenvolvidas ao longo do programa.
“Abrir um negócio” é o foco dos módulos “Empreendedorismo Internacional” e “Criatividade e Inovação” do primeiro semestre. Os alunos desenvolvem competências para iniciar o seu próprio negócio, desenvolver um plano de negócios, identificar oportunidades empreendedoras e apresentá-las a investidores. Empreendedorismo, modelo de negócios e desenvolvimento de planos de negócios, compensações de modelos de negócios, inovação, criatividade e geração de ideias, bem como elementos de design thinking são o foco principal.
Intimamente relacionado com isto, o módulo “Estratégias de Internacionalização” dota os alunos com as ferramentas e competências de gestão estratégica para liderar, desenvolver, mudar e reestruturar uma empresa. O correto posicionamento estratégico em mercados altamente competitivos e o desenvolvimento de vantagens competitivas são particularmente importantes para as startups.
A competência de liderança é reforçada nos módulos “Psicologia Empresarial” e “Liderança e Gestão Intercultural”. Eles fornecem aos alunos a competência para vincular com sucesso seu conhecimento teórico de gestão à aplicação prática. No entanto, eles também aprendem a lidar com situações desafiadoras típicas do ciclo de vida corporativo, bem como a lidar com o fracasso de start-ups e a lidar com erros. A gestão do fracasso e a resiliência são fatores críticos de sucesso para os fundadores. Assim, o programa Empreendedorismo não é apenas ser empreendedor, mas também ser empreendedor.
Em “Gestão de Projetos e Mudanças”, os alunos do programa clássico reforçam a capacidade de planear, estruturar e implementar mudanças nas empresas, pois estas competências são essenciais para o dia a dia empresarial em empresas com mudanças rápidas e frequentes. Além disso, os alunos praticam o trabalho conjunto em diversos projetos, aprendendo como lidar com potenciais conflitos em equipes internacionais. O programa cooperativo garante que os alunos recebam resultados de aprendizagem equivalentes durante a fase prática na empresa.
2 ǀ Semestre 2: Crescimento
Desenvolvimento antecipado, consolidação e crescimento são os focos empreendedores do segundo semestre com os módulos “Gestão e Marketing de Inovações” e “Gestão de Empresas Familiares”. Isto inclui estratégias para processos de crescimento, manutenção e expansão do impulso inovador em empresas jovens, mas também o desenvolvimento de estrutura e organização em pequenas empresas. As empresas familiares confrontam frequentemente os licenciados com espírito empreendedor com desafios específicos.
Os módulos “Direitos de Propriedade Intelectual” e “Finanças Corporativas Avançadas” também constituem o foco da formação em empreendedorismo. Eles familiarizam os alunos com as regras e desafios básicos da proteção da propriedade intelectual e das opções de financiamento, por exemplo, para a expansão de start-ups.
Além dos elementos principais do programa, os alunos escolhem uma especialização adicional de um grupo cuidadosamente selecionado de módulos eletivos, aumentando assim seus conhecimentos em suas áreas preferidas. Esses módulos eletivos representam especializações de última geração em gestão de negócios e refletem as atividades relevantes do processo de agregação de valor de uma empresa internacionalmente ativa.
Esses módulos eletivos obrigatórios incluem:
- E-Commerce
- Controladoria Internacional Avançada
- Global Careers, Employee Motivation & Organization Design
- Strategic Marketing & Relationship Marketing
- International Supply Chain Management
- Analytics and Digital Consulting
Os módulos eletivos são todos, sem exceção, de orientação internacional e, graças aos pequenos grupos, permitem um ensino muito prático. Trabalhos de projeto, workshops ou excursões a empresas e/ou organizações internacionais são frequentemente oferecidos.
Finalmente, o segundo semestre do programa de graduação clássico inclui um formato especial de alta aplicação: o “Boot Camp de Empreendedorismo”. Aqui, os alunos estarão intensamente envolvidos na criação de conceitos de start-ups e trabalharão ativamente em problemas de start-ups selecionadas em diferentes estágios de desenvolvimento. O programa cooperativo garante que os alunos recebam resultados de aprendizagem equivalentes durante a fase prática na empresa.
3 ǀ Semester 3: Placement semester
The third semester is designed as an internship semester. It comprises a continuous period of at least 20 weeks and must be completed in a company in Germany or abroad. The goal is to apply the acquired specialized business knowledge and skills and entrepreneurial competencies in practice and to implement them in a professional way.
It is possible to shorten the standard period of study from 4 semesters to 3 semesters by excluding the placement semester. These have to be proven by one of the following options:
- Proof of relevant professional work experience of at least one year after the successful completion of the Bachelor's degree and prior to the commencement of the Master's degree program.
This proof has to be submitted as a certificate from the employer and must include the type, duration and scope of the employment as well as the main focus of the professional activity, both individually and in total. - Proof of a Bachelor's degree with at least 210 CP.
The shortening must be notified by the time of registration for the Master's thesis.
It is recommended to complete an internship semester as this is where the knowledge gained can be deepened and important contacts for the further career can be made. The duration of 20 weeks ensures a comprehensive insight into the company and the work areas.
4 ǀ Semestre 4 (3): Desenvolvimento avançado e formas especiais de empreendedorismo
Mudança, maior desenvolvimento e questões empresariais especiais são o foco do quarto (terceiro) semestre. O “Empreendedorismo Social” representa uma área em rápido crescimento no panorama das start-ups e requer uma forma modificada de pensar e conceber as start-ups, especialmente quando se ponderam objetivos financeiros e não financeiros. O “Empreendedorismo Corporativo” fortalece a educação intraempreendedora dos estudantes e permite-lhes transferir abordagens empreendedoras para as estruturas de grandes empresas existentes ou instituições públicas e privadas.
O último semestre é também reservado à redação da Dissertação de Mestrado sob a forma de um tema de investigação relacionado com uma área selecionada do empreendedorismo ou da gestão da inovação. A dissertação de mestrado pode ser redigida em empresa, onde os alunos aplicam os seus conhecimentos numa empresa. Por fim, a redação da dissertação de mestrado permite aos alunos aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridos durante os estudos a problemas corporativos da vida real dentro de um período de tempo especificado.