Mestrado em Transição e Governança de Energia Global Nice-Berlin
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
30 Jun 2025
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Oct 2025
PROPINAS
EUR 9800 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* Inclui alojamento em Berlim, despesas de viagens relacionadas com o programa e viagens de estudo.
Introdução
"Compreender a complexidade das atuais transformações energéticas na Europa e em todo o mundo"
O Mestrado em Transição e Governança de Energia Global é direcionado a alunos que concluíram seus estudos de graduação. O seu objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da complexidade das atuais transformações energéticas na Europa e em todo o mundo. O programa ocorre em Berlim e Nice, oferecendo uma abordagem única e multidisciplinar que o distingue de outros cursos de mestrado na área de estudos de energia. Ele analisa as ligações entre os diferentes níveis de governança energética , de um nível internacional a um nível local , oferecendo aprendizagem focada em problemas na encruzilhada da teoria e da prática .
O programa de um ano se estende por três períodos e ocorre em dois locais de estudo: Nice e Berlim .
Admissões
Currículo
Grau e reconhecimento
Os alunos que concluem com sucesso o programa recebem duas certificações no final do ano letivo:
- Mestrado em Transição Energética e Governação Global: Este é o diploma de CIFE , que certifica a conclusão bem sucedida do currículo académico e concede 60 créditos ECTS ao nível de Mestrado.
- A qualificação de grau Encarregado de Missão em Organizações Européennes et Internationales (Policy Officer em Organizações Europeias e Internacionais): Esta qualificação é reconhecida pelo estado francês como um grau de mestrado (nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações EQF).
Visão geral do ano letivo
O primeiro período (outubro-dezembro) em Nice engloba aulas sobre os fundamentos dos quatro módulos de energia: Conflitos Energéticos Internacionais , Governança e Mercados Econômicos da Energia , Transições de Energia Limpa na UE e Cidades e Cidadãos na Transição Energética . Cada módulo é complementado por seminários que tratam de questões energéticas atuais. Um especialista acadêmico ou profissional é convidado para cada evento.
Para o segundo semestre (janeiro-março), os alunos se mudam para Berlim , onde são oferecidos workshops para os quatro módulos. Cada módulo organiza um workshop de meio dia com um especialista. Os alunos preparam os workshops em trabalho de grupo entregando trabalhos sobre temas ligados ao tema do seminário (negociações climáticas, bolsa de energia, o papel das interligações da UE no mercado energético europeu, os fundos da UE e a política energética territorial). Para melhor compreender os desafios energéticos locais no âmbito do Campo Alemão de Transição Energética, serão também organizadas visitas em cooperação com instituições e empresas locais. Outro foco deste semestre será colocado nas aulas de metodologia: uma dedicada à pesquisa e dissertação de mestrado, e a segunda à gestão de projetos.
Durante este período, os alunos farão também uma viagem de estudo a Bruxelas , para visitar instituições da UE e conhecer especialistas na área da energia.
Em abril, os alunos voltam a Nice. O terceiro mandato (abril-junho) visa aprofundar os seus conhecimentos sobre os quatro módulos de energia. É dado especial enfoque ao apoio metodológico ao trabalho dos alunos na sua tese, incluindo reuniões individuais com os orientadores académicos. Durante este período, um jogo de simulação permitirá que os participantes testem suas habilidades de negociação.
Durante este período, os alunos finalizarão seu trabalho em sua tese em contato próximo com seus supervisores acadêmicos. A tese será entregue em meados de junho e defendida no final de junho.
Módulos de ensino
- Conflitos Energéticos Internacionais
Este módulo fornece o conhecimento teórico sobre as principais questões e conflitos internacionais relacionados à energia (maldição de recursos, neo-institucionalismo, desenvolvimentismo, estados fracos/fortes etc.).
Também fornece aos participantes exemplos concretos do surgimento e regulação de conflitos energéticos em todo o mundo, a fim de analisar melhor como eles exercem pressão sobre a segurança e a diversificação do fornecimento de energia. (8 ECTS)
- Governança Econômica de Energia e Mercados
Fundamentos econômicos e de mercado são aplicados ao setor de energia para entender as múltiplas energias de baixo carbono nacionais, regionais e locais atuais Pathways no mundo.
O módulo examina como os diferentes mercados são regulados e como eles influenciam as transições de combustíveis fósseis para energias renováveis. A perspectiva econômica destacará o papel da liberalização, privatização e regulação do setor. (8 ECTS)
- Transições de energia limpa na UE
O objetivo deste módulo é destacar as prioridades da UE e seu processo de tomada de decisão em relação à transição para energia limpa na Europa, ajudando assim a entender os fatores de economia política que a inibem e aceleram. Ao mesmo tempo em que se concentra em como as diferentes políticas da UE desafiam as arquiteturas institucionais e os esquemas de governança multinível, o módulo fornece informações sobre questões atualmente enfrentadas pelos formuladores de políticas europeias, como aceitação social, sustentabilidade de energias renováveis, bem como rápido avanço em tecnologias de energia limpa. (8 ECTS)
- Cidades e Cidadãos na Transição Energética
Os participantes examinarão como as regiões e cidades da UE e, em geral, os territórios desenvolvem sua própria estratégia de baixo carbono na encruzilhada de muitas políticas (habitação, gestão de resíduos, transporte, pobreza de combustível, meio ambiente e energia) e no âmbito de um sistema de governança multinível.
Serão apresentados exemplos concretos de estratégias locais e regionais para analisar as alavancas e os obstáculos para uma maior descentralização. (8 ECTS)
- Competências Profissionais e Metodologia
Os alunos irão adquirir competências em metodologia de investigação, gestão de projetos energéticos e elaboração de estratégias energéticas. Eles experimentarão concretamente diferentes ferramentas metodológicas: primeiro, através do trabalho de pesquisa para sua tese e segundo, graças às ferramentas metodológicas de gerenciamento de projetos. Os alunos serão envolvidos numa simulação em que terão de decidir sobre a construção de um parque eólico num território. Em um jogo de negociação, os participantes terão que elaborar uma estratégia comum na perspectiva da cooperação energética internacional. (9 ECTS)
- Tese
Para a sua tese de mestrado os participantes irão realizar um trabalho de investigação profundo sobre uma questão energética, escolhido e elaborado em coordenação regular com o seu orientador. A tese exigirá a aplicação das ferramentas metodológicas que os alunos adquiriram durante o programa.
O trabalho académico envolverá uma pesquisa documental aprofundada, possíveis entrevistas com parceiros externos e a redação de uma tese de aproximadamente 17.000 palavras (15 ECTS). Os candidatos defenderão a sua tese numa prova oral. (4 ECTS)
Galeria
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
O mercado de trabalho de energia oferece um grande potencial para a futura geração de políticos no desenvolvimento de energia. As perspectivas de emprego estão na encruzilhada dos setores público, privado, de pesquisa ou não governamental e de diferentes níveis de governança, do local ao internacional.
- Analista de energia
- Gerente de projetos de energia em autoridades públicas, empresas, ONGs
- Consultor de energia para tomadores de decisão em nível internacional, da UE, nacional, regional e local
- Responsável pela política energética em organizações europeias e internacionais
- Bolsista de Pesquisa em Desenvolvimento Energético
Program delivery
Um programa de um ano + estágio profissional opcional (máximo de 3 meses a ser concluído até 30 de setembro)
- Outubro a dezembro: Nice
- Janeiro a março: Berlim
- Abril a junho: Nice