
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo de Negócios Gastronômicos
L'Hospitalet de Llobregat, Espanha
DURAÇÃO
12 Months
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
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PROPINAS
EUR 8100 / per year
FORMATO DE ESTUDO
Ensino à Distância
Introdução
Objetivos do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo de Negócios Gastronômicos
Objetivos gerais
O principal objetivo do Mestrado é formar profissionais capazes de liderar, criar e propor novas opções ligadas à gastronomia num contexto globalizado e inovador, mas, ao mesmo tempo, preocupados com aspectos fundamentais da alimentação como a sustentabilidade, as tradições culinárias, e em geral, a identidade alimentar das regiões.
Objetivos específicos
O Mestrado em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Gastronómicos permitirá:
- Conhecer o setor empresarial ligado à gastronomia: construir uma sólida base de conhecimentos tanto do setor agroalimentar como da gastronomia, numa perspetiva internacional e sempre de gestão.
- Visão global: formar profissionais orientados para a gestão de empresas inovadoras na área gastronómica capazes de obter os resultados esperados a nível global.
- Desenvolva suas habilidades para poder apresentar seu projeto diante de rodadas de investimento.
- Inovação e criatividade: desenvolver a capacidade de criatividade e inovação na criação de empresas ligadas à gastronomia através de formação abrangente e especializada.
- Liderança e formação de líderes: desenvolver as competências necessárias de um empreendedor e empresário ligado à gastronomia para garantir o desenvolvimento de um trabalho colaborativo, assertivo e participativo entre todos os membros da equipe, além de saber reter talentos em uma equipe.
- Criar, projetar e gerenciar empresas nos setores de gastronomia e alimentação.
- Assegurar uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar da gastronomia.
- Incentivar o desenvolvimento de um pensamento criativo, reflexivo e inovador sobre o valor da gastronomia em um contexto global e sustentável.
- Conheça as novas tendências de comunicação e as ferramentas que estão sendo utilizadas no ambiente atual para poder desenvolver seu próprio plano de Comunicação e RP.
- Favorecer a combinação de inovação, visão de negócio e competências organizacionais em iniciativas empreendedoras nos campos da gastronomia.
apresentação
No atual panorama gastronómico internacional, em que a gastronomia, os produtos e as tradições locais são reconhecidos como património cultural; gera uma demanda significativa por profissionais criativos, proativos e comprometidos, capazes de seguir o caminho da constante transformação e inovação gastronômica.
Imerso numa mudança de paradigma, denominada Revolução 4.0 e que chegou em 2020, o mundo acelerou. A digitalização e a sustentabilidade explodiram, o consumidor mudou e o setor gastronómico foi revolucionado. Para isso, este Master aproxima você dessas mudanças e fornece as ferramentas, bem como o conhecimento para empreender, com seu próprio selo inovador.
Com o mestrado em inovação e empreendedorismo gastronômico em negócios, encontre a ponte que todo empreendedor do mundo Foodtech precisa para estabelecer bases sólidas de sua ideia com o uso da metodologia Lean startup. Aprenda as práticas para testar e chegar ao mercado com visão global.
Desenvolva sua liderança, aprenda a gerenciar equipes e aplique o pensamento lateral que levou unicórnios conhecidos ao próximo estágio. Conseguir tudo isso com um objetivo final claro: Apresentar o projeto que irá revolucionar o cenário gastronômico a uma de nossas aceleradoras colaboradoras para ser financiado e levado ao sucesso. Você que vai perder?
Endereçado a
Pessoas e/ou profissionais com ideias de negócios disruptivas, com vontade de empreender, contribuir com seu valor para o mundo foodtech e revolucionar o panorama gastronômico com grandes ideias, de diversos setores.
Equipe de ensino
A equipe docente do mestrado em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Gastronômicos é formada por profissionais que atuam nas áreas de sustentabilidade, criação de negócios inovadores, marketing, finanças e gestão econômica de novos negócios.
Por que estudar no BCH?
- Reconhecimento Internacional e Profissional
- Especialidade entre culinária e gestão
- Barcelona, nosso ponto de encontro
- Visão Global
- Rede internacional de contatos
- Colaboração com empresas do setor
Currículo
Obtenha um total de 60 créditos ECTS.
Módulo 1 - 10 ECTS
Sistemas e ambientes gastronômico-culinários inovadores
Inovação e Visão Integral da Indústria Gastronómica
Conhecer o setor empresarial e as indústrias ligadas à gastronomia, para construir o mapa e esquema da cadeia de valor do setor gastronómico. Nesta disciplina você vai entender e saber o que é inovação, suas tipologias e metodologias. Bem como as principais ferramentas para começar a desenvolver a sua própria empresa gastronómica e inovadora.
Macrotendências e Sustentabilidade Aplicadas à Gastronomia
Nesta disciplina irá estudar o atual ecossistema de Inovação aplicado ao setor gastronómico (culinária, restauração, agroalimentar.) bem como o papel da sustentabilidade através de casos relevantes e novos conceitos do panorama atual.
Módulo 2 - 10 ECTS
Gestão Estratégica, Logística e Operações no Lançamento de Projetos Gastronômicos
Direção, Desenho e Estratégia de Projetos Gastronômicos
Você aprenderá como criar e desenhar um plano de negócios, bem como dimensionar os recursos necessários para sua implementação, como elaborar um plano de negócios e tudo sobre a visão estratégica e as principais fontes de financiamento.
Logística e Operações para o Sucesso Empresarial
O que é rota para o mercado? Nesta disciplina você conhecerá sua definição, os fatores que influenciam a logística e as operações necessárias à implantação de um projeto gastronômico, bem como sua rastreabilidade e legislação de segurança alimentar.
Módulo 3 - 10 ECTS
Gestão Analítica e Financeira Aplicada à Implementação de Projetos Inovadores no Setor Gastronômico e de Restauração
Estratégia de Financiamento e Definição do Plano Económico Financeiro para o Lançamento de Novas Empresas
Irá definir a estratégia de financiamento, bem como conhecer os principais agentes do ecossistema de inovação (empreendedores, investidores e empresas) com o objetivo de definir o plano económico-financeiro para o lançamento de novas empresas.
- Definição da estratégia de financiamento
- Principais agentes do ecossistema de inovação
- Realização do plano económico-financeiro
- Método de inicialização enxuta
Gestão e Análise de Finanças de Novos Negócios
Aprenderá a gerir com sucesso o seu projeto através da definição dos principais Kpi's e rácios do seu projeto gastronómico que permitem a sua sustentabilidade económica. Neste assunto abordaremos:
- Análise e acompanhamento da Conta Operacional
- Definição de KPIs
- Controle dos principais índices econômicos
Módulo 4 - 10 ECTS
Lançamento de Marca Gastronômica: Relações Públicas, Marketing e Comunicação
Desenvolvimento, Estratégia e Marketing para Novas Marcas Gastronômicas
Você aprenderá sobre o desenvolvimento de um plano de marketing para lançar seu produto ou serviço, seja B2B ou B2C: seu processo de inovação, pesquisa de mercado, proposta de valor, branding/naming, estratégia, posicionamento, plano de marketing e marketing digital.
Comunicação e Relações Públicas no Lançamento de Novos Conceitos/Produtos Gastronómicos
Você descobrirá tudo sobre as novas tendências em comunicação e as ferramentas que estão sendo utilizadas no ambiente atual para poder desenvolver seu próprio plano de Comunicação e RP.
Módulo 5 - 10 ECTS
Recursos Humanos, Gestão de Equipes e Habilidades de Gestão em Ambientes de Alta Inovação
Gestão de RH e Equipes no Setor Gastronômico
Quais são os principais aspectos na gestão do RH de uma empresa? Descubra-os nesta disciplina e conheça o valor da terceirização em projetos inovadores, o futuro do trabalho ou o papel da robótica no setor gastronômico.
Liderança e Coaching em Projetos de Inovação e Empreendedorismo
As pessoas são o maior patrimônio da sua empresa. Saber liderar e reter com sucesso os talentos da sua empresa ou como aplicar a disciplina do coaching para aumentar o desempenho é o objetivo desta disciplina.
Módulo 6 - 10 ECTS
Projeto Final de Mestrado
A dissertação final de mestrado será desenvolvida aplicando o Business Model Canvas e o aluno terá a opção de escolher entre 2 TFM possíveis:
- Elaboração de um Plano de Negócios para o lançamento de uma iniciativa empreendedora, disruptiva e inovadora ligada ao Foodtech.
- Projeto de investigação: Análise e melhoria de um projeto existente na área da inovação gastronómica e/ou alimentar.
Resultado do programa
- Diretor de projetos criativos e inovadores, em gastronomia e culinária.
- Supervisor operacional e criativo de centros comunitários gastronômicos/alimentares
- Consultor/Formador especialista em Inovação e Sustentabilidade gastronómica
- Empreendedor do setor gastronômico, alimentício ou Foodtech
- Designer de serviços inovadores e sustentáveis, aplicados à gastronomia