
GRAU DE MESTRE EM PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Campeche, México
DURAÇÃO
LÍNGUAS
Espanhol
RITMO
Solicitar o ritmo
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Jul 2023
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
Globalização, cultura, sociedade e desenvolvimento são os eixos articuladores da vida moderna. Um mundo interligado por redes virtuais, onde o global incide sobre o local, o que coloca o sujeito como centro das decisões vinculadas ao seu entorno imediato, sem esquecer sua relação com o mundo e os desafios impostos por suas transformações. Patrimônio e desenvolvimento sustentável são duas áreas desse quadro sociocultural em que os atores estão vinculados ao seu ambiente natural e simbólico, impondo um compromisso incontornável de todas as sociedades.
Nesse sentido, São Francisco de Campeche, com seu centro histórico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999 pela UNESCO, se coloca como um ponto de confluência entre duas vertentes: patrimônio e desenvolvimento sustentável que requerem atenção especial e visão de futuro, porque, de outra forma , a preservação que o patrimônio implica, acabaria se transformando em exploração excessiva de recursos, além das transformações e reconfigurações que o aspecto sociocultural adquire de fenômenos como a globalização.
Nesse contexto, a Diretoria Geral de Pós-Graduação e Pesquisa (DGEPI), da Universidade Autônoma do Campeche (UAC), com base em uma análise da oferta de Programas de Pós-Graduação para a região Sul-Sudeste, e com uma visão Comprometida com o nacional e iniciativas locais na área de preservação, cuidado e educação para o desenvolvimento sustentável, cria os programas de pós-graduação: Especialização, Mestrado e Doutorado em Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável.
Este programa também faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PIDE), que em sua fundação considera necessária a promoção da pós-graduação para promover a formação e atualização de profissionais, a geração e aplicação de conhecimento, e o desenvolvimento de trabalho científico e tecnológico paralelamente. pesquisa no campo das ciências ambientais, ciências sociais, humanidades e artes criativas. A PIDE também considera que os cursos de pós-graduação da UAC devem atender às características de competitividade, qualidade e relevância que hoje são exigidas e serão exigidas no futuro. Essa tendência é fruto de processos de globalização, que implicam em desafios e oportunidades inéditas que devem ser enfrentadas com eficácia e prontidão.