Ain Shams University
Introdução
Ain Shams University , como a terceira universidade egípcia, foi fundada em julho de 1950 sob o nome de "Ibrahim Pasha University". Participou com as duas universidades anteriores, "Cairo University" (Fua'd the 1st) e "Alexandria University" (Farouk the 1st) no cumprimento da mensagem das universidades e no atendimento da crescente demanda de jovens pelo ensino superior. Quando foi estabelecido pela primeira vez, a Ain Shams University era Ain Shams University por várias faculdades e institutos acadêmicos distintos, que depois foram desenvolvidos na universidade.
Após a revolução de 23 de julho de 1952, sugeriu-se que as universidades egípcias recebessem nomes fortemente ligados às raízes e marcos históricos do país. Assim, em 21 de fevereiro de 1954, o nome da universidade foi mudado para "Heliópolis", e depois mudou no mesmo ano para o seu nome atual "Ain Shams", o árabe para "Heliópolis", ou "O'n", que foi a universidade mais antiga da história. A Universidade "O'n" foi fundada há cerca de 5000 anos e teve fama ampla como centro de conhecimento e aprendizado, especialmente em astronomia, engenharia e medicina. Talvez um exemplo perfeito do conhecimento e habilidade dos professores "O'n" é Imhotep, o principal sacerdote, ministro e arquiteto, que em 2700 aC projetou a primeira grande estrutura de pedra conhecida na história, a Pirâmide Escalonada de Zoser em Sakkara. Papiro Westcar também afirma que o fundador da Quinta Dinastia foi o reitor da Universidade "O'n" antes de ascender ao trono. No entanto, a conquista mais importante da Universidade "O'n" foi o chamado para adorar uma única divindade, o disco solar de Aton, nas mãos de Akhenaton, que foi influenciado pelas idéias dos sacerdotes "O'n".
O emblema da universidade, o obelisco e dois falcões, estabelece uma ligação entre o nome e a história antiga da universidade. O obelisco representa a casa da vida na cidade de "O", enquanto os dois falcões são simbólicos de Hórus, o deus egípcio da época.
A universidade está agora localizada na área do Palácio de Zaafaran, construída durante o regime de Khedive Ismail. O Palácio recebeu esse nome porque a área em volta era famosa pelas plantações de açafrão (em árabe Zaafaran). O Palácio foi usado para sediar os escritórios de administração da Universidade Egípcia quando foi criado em 1925. Ele era usado pelo Ministério das Relações Exteriores (como uma casa de hóspedes) para acomodar visitantes importantes. O palácio também testemunhou a assinatura do Tratado de 1936 entre o Egito e a Grã-Bretanha. Finalmente, em 1952, passou a ser usado como sede administrativa da Ain Shams University .
Sendo uma importante instituição científica e cultural, a Ain Shams University está plenamente ciente desses desafios e tem certeza de que tem - com outras universidades egípcias - uma difícil responsabilidade pela criação da geração. Isso é consciente e orgulhoso de sua identidade e tradições e também está pronto para a criação de um futuro melhor para seu país. De fato, a Ain Shams University desempenhou um papel inegável no desenvolvimento da vida cultural e científica no Egito e no enriquecimento do conhecimento humano em geral.
A universidade inclui 15 faculdades e 2 institutos superiores. Em 1950, havia apenas oito faculdades: Faculdade de Artes, Faculdade de Direito, Faculdade de Comércio, Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Medicina, Faculdade de Agricultura e Faculdade Feminina. Em 1969, a faculdade de educação, conhecida desde 1880 como faculdade de professores, tornou-se a nona faculdade da universidade. Em 1973, a faculdade de Al-Alsun tornou-se o décimo membro da universidade. No entanto, a história desta faculdade remonta a 1835.
Em 1994, um decreto foi emitido para o estabelecimento de mais duas faculdades; a Faculdade de Farmácia e a Faculdade de Odontologia, o estudo atual foi iniciado no ano seguinte em ambas as faculdades. No mesmo ano, decidiu-se estabelecer a faculdade de Computadores e Ciências da Informação, e o estudo começou no ano seguinte. A última faculdade a ingressar na universidade é a Faculdade de Educação Específica, em 1998. A Faculdade de Enfermagem foi fundada em 1980, e o Instituto de Estudos Pós-Graduados da Infância foi estabelecido em 1981. O estabelecimento do Instituto de Pesquisa e Estudos Ambientais foi em 1982. .
Ain Shams University composta por sete campi, todos localizados no Grande Cairo. A administração da universidade, as faculdades de Artes, Direito e Ciência estão todas localizadas no campus principal, a Rua El-khalifa El Mamoon, Abassia. As faculdades de Comércio, Al-Alsun (idiomas), Farmácia, Odontologia, Informática e Informação, Instituto de Pós-Graduação em Infância e Instituto de Estudos e Pesquisas Ambientais, juntamente com o Hospital especializado, estão localizadas no segundo campus do outro lado do rua acima mencionada. A Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem, juntamente com os hospitais universitários, estão localizadas em outro campus em Abassia. Faculdades de Engenharia, Educação Específica, Educação, Mulheres e Agricultura estão localizadas em um campus separado em Abassia, Heliópolis e Shoubra El-Kheima, respectivamente.
Localizações
- Cairo
Zaafaran Palace – Ain Shams University – Abbaseyya, , Cairo