MESTRE EM AGROSCIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE, TERRITÓRIOS, PAISAGEM E FLORESTA
DURAÇÃO
0 up to 4 Semesters
LÍNGUAS
Francês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2023
PROPINAS
Solicitar propinas
FORMATO DE ESTUDO
No campus
bolsas de estudo
Explore oportunidades de bolsas de estudos para ajudar a financiar seus estudos
Introdução
As principais questões ambientais (mudanças climáticas, erosão da biodiversidade, proteção de recursos naturais vitais, como água, ar e solo) e questões sociais (crise política e econômica ligada ao processo de globalização do comércio, desigualdade de acesso aos recursos naturais, alimentos para uma população em crescimento) marcam as primeiras décadas do século 21, bem como soluções inovadoras, combinando dimensões locais e redes multiator e multiescalar.
Este programa de mestrado é construído a partir de uma perspectiva que descreve a evolução das profissões no meio ambiente com diversos profissionais envolvidos. Várias observações surgiram: a dimensão ambiental é essencial na tomada de decisão pública. As mudanças climáticas e a preservação dos recursos (biodiversidade, água, solo) requerem a adaptação dos cenários de desenvolvimento e ordenamento do território. Várias leis (transição energética, leis de biodiversidade, a Diretiva-Quadro da Água, etc.) fornecem uma estrutura regulatória em evolução. Estão surgindo novos modelos agrícolas que colocam o meio ambiente no centro das práticas técnicas. A questão produtiva da agricultura volta às questões públicas via alimentos. As decisões públicas urbanas afetam as áreas rurais.
Possui duas características específicas que são necessárias para abordar questões ambientais complexas (gestão de recursos naturais, sistemas alimentares):
a estreita ligação entre a engenharia e as ciências sociais para compreender a complexidade dos processos ligados a estes objetos: multiestacas, multi-atores
a abordagem dessas questões no nível sistêmico do território.
Com base nas estreitas interações entre o mundo científico e o profissional, atende às novas demandas públicas de gestão de recursos e territórios que atendem aos desafios significativos da sociedade nas áreas ambiental, agrícola e alimentar.
Exemplos da variedade de ocupações e posições disponíveis para os alunos do Master TEAM:
Coordenador de projetos territoriais (bacias hidrográficas, projetos alimentares territoriais)
Oficial de desenvolvimento nas autoridades locais
Líder do grupo de desenvolvimento
Responsável por estudos em desenvolvimento e meio ambiente
Consultor em questões ecológicas e sociais relacionadas a projetos territoriais
Prestadores de serviços de água potável, esgoto, resíduos, hidráulica
Gerente de Risco para Avaliação Ambiental
Setores futuros de emprego de alunos do Master TEAM em um amplo campo de setores de emprego nos domínios público, para-público e privado:
Câmaras consulares e institutos técnicos
Instituições de gestão territorial
Escritórios de design
Autoridades locais
Desenvolvimento agrícola e grupos da sociedade civil
Organizações de pesquisa e ensino superior
Associações e fundações
Grandes empresas
Os alunos que se formaram com um mestrado também podem fazer uma tese em nossas escolas de doutorado co-credenciadas, em particular a escola de doutorado EGAAL (Economia, Geociências, Agronomia, Alimentos) e a escola de doutorado STT (Societies Temps Territoires).