Mestrado em Economia e Negócios - Especialização em Marketing
Erasmus School of Economics - Erasmus University Rotterdam
Informação chave
Localização do campus
Rotterdam, Reino dos Países Baixos
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
1 ano
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 2314 / per year *
Prazo de inscrição
01 May 2024
Data de início mais cedo
Sep 2024
* taxa legal: estudantes holandeses/EEE; propina institucional: estudantes holandeses/EEE: € 12.600; estudantes não pertencentes ao EEE: € 16.100
Introdução
Nosso programa de mestrado acadêmico concentra-se em três áreas essenciais (gestão de marketing, experiência do cliente e percepções do cliente), criando um Pathway diferente de outros programas de marketing. A nossa especialização nestas áreas surge do reconhecimento fundamental de que o relacionamento entre elas é a pedra angular para alcançar e sustentar uma forte presença no mercado. Portanto, nos concentramos nessas áreas com um foco nítido.
Orientamos nossos alunos a compreender profundamente a gestão de marketing, ensinando-os a lidar com seus desafios complexos, a moldar ativamente as tendências do mercado e a alinhá-la com a função de vendas. Vemos os insights dos clientes não apenas como dados, mas como as informações mais importantes para a tomada de decisões importantes de marketing. Nosso foco na experiência do cliente vai além das interações básicas entre a empresa e seus clientes, mergulhando nos fatores emocionais e psicológicos que impactam as percepções e os comportamentos de compra dos clientes. Ajudamos nossos alunos a ver essas três áreas como uma rede interligada, afetando todas as decisões e resultados de marketing.
Em nosso programa, suas ideias e criatividade não são apenas bem-vindas, mas também cruciais para a solução de problemas e a inovação. O programa é intercalado com tarefas frequentes em grupo, oferecendo a você a rica oportunidade de combinar a criatividade e os esforços colaborativos do seu grupo para abordar casos do mundo real. Este processo iterativo de compilação, análise de dados e formulação de conclusões e recomendações estratégicas não apenas aprimorará suas habilidades analíticas e estratégicas, mas também criará um Pathway para aplicar de forma prática seu aprendizado em cenários de negócios realistas. A ênfase em decisões baseadas em evidências está no cerne do programa, atuando como um catalisador crítico não apenas para compreender, mas também para dominar a dinâmica do marketing, o que, por sua vez, contribui para o crescimento organizacional e maior lucratividade.
Por que estudar Marketing em Rotterdam?
O departamento de marketing da Erasmus School of Economics é indiscutivelmente um dos principais grupos de ciência de marketing da Europa. Aqui em Rotterdam, você aprenderá com palestrantes premiados e com experiência prática que contribuem regularmente para as principais publicações acadêmicas e também têm laços estreitos com a vida empresarial, desde PMEs até multinacionais. Nossos especialistas compartilharão sua experiência prática de marketing com você. O uso consistente e integrado de dados, análise de dados e insights melhorará sua capacidade de tomada de decisão e isso o ajudará a garantir o crescimento da empresa e maior lucratividade. O departamento treinou muitos executivos atuais e antigos na Holanda e no exterior. Isso se deve ao rigor intelectual e acadêmico, bem como à experiência prática que você adquire durante o programa.
Você deseja se tornar um dos próximos líderes em marketing e deseja se juntar à rede de nossos milhares de ex-alunos de marketing? Você compartilha a curiosidade intelectual, o raciocínio analítico, a criatividade, o espírito de equipe e a mente aberta de nossos alunos? Nesse caso, nosso programa de marketing é uma excelente escolha.
Este estudo trará a você:
- Interações frequentes com empresas, desde palestrantes convidados, workshops e cases até eventos de carreira
- Um mestrado em Marketing altamente valorizado, muito apreciado por empresas e instituições que procuram novos e jovens talentos de marketing.
- Professores premiados, com publicações frequentes e orientados para a prática, com excelentes conexões com a comunidade empresarial
- Um diploma valioso de um instituto estabelecido e reconhecido que é consistentemente bem classificado globalmente.
Admissões
Currículo
Obtenha o seu Mestrado em Economia e Negócios com foco em Marketing através de um programa especializado que abrange 60 créditos ECTS.
A especialização de mestrado em Marketing consiste em cursos básicos, seminários, disciplinas eletivas e uma dissertação de mestrado distribuídas em cinco blocos de oito semanas cada.
No bloco 1, você primeiro seguirá três cursos básicos (4 créditos cada), que visam desenvolver experiência nas três áreas diferentes do nosso programa (gestão de marketing, experiência do cliente e insights do cliente). No curso Branding e gerenciamento de produtos, você obterá uma compreensão profunda de branding e como desenvolver uma identidade de marca forte que ressoe com os clientes e diferencie sua empresa dos concorrentes. Além disso, você aprenderá como criar uma cultura centrada no cliente que priorize a experiência do cliente em cada ponto de contato no curso Gerenciando Experiências Omnicanal. Por fim, no curso Customer Intelligence, você entenderá como pode coletar dados sobre seus clientes, usando vários métodos, incluindo pesquisas, grupos focais e escuta de mídias sociais.
No bloco 2, você continua com um curso básico (Análise de Marketing e Visualização de Dados), no qual aprende como usar ferramentas analíticas e software para analisar dados de clientes. Também inclui ferramentas de visualização de dados e análises preditivas. Você também escolhe duas disciplinas eletivas (4 créditos cada). Uma dessas disciplinas eletivas deve ser um curso de marketing, enquanto a outra pode ser um curso de economia e negócios. Há uma variedade de cursos eletivos de marketing, como Envolvendo clientes por meio de marketing digital e Alinhamento de marketing e vendas, que o ajudarão a desenvolver ainda mais suas habilidades.
Os seminários são a componente mais importante da especialização do mestrado. Para estes cursos intensivos com turmas máximas de 24 alunos, a participação ativa e o forte comprometimento são essenciais. Você começa com seu primeiro seminário Liderança Estratégica de Marketing no bloco 3 (10 créditos), que combina uma simulação prática de estratégia de marketing (StratSim) com sessões baseadas em discussão (palestras, coaching e casos). Ele ensinará aos alunos como a análise de marketing pode ser conectada à tomada de decisões estratégicas, como equilibrar o curto e o longo prazo e como tomar decisões sob incerteza. Como tal, a simulação une a “teoria” e a “prática” do marketing estratégico e os alunos também irão adquirir competências sociais e de trabalho em equipa (aprendendo a dividir papéis, a adotar processos de decisão e a unir esforços para tomar melhores decisões).
No bloco 4, você pode escolher um seminário para se especializar em um tema de seu interesse, como Marketing em um Mundo Globalizado, O Marketing Encontra a Sociedade, Projetando Novos Produtos e Experiências e Aproveitando Insights para Criar Valor para o Cliente. Nossos palestrantes experientes apresentarão casos de marketing esclarecedores durante as aulas e apresentarão palestrantes convidados com histórico comprovado de prática de marketing que ficarão felizes em compartilhar suas experiências com você. Espera-se que você apresente trechos de literatura ou aplicações de casos, faça perguntas, expresse dúvidas e compartilhe ideias nas discussões em aula.
Você já deve começar a pensar no tema de pesquisa da sua dissertação de mestrado em dezembro e os três últimos blocos serão (parcialmente) dedicados à redação da sua dissertação de mestrado, que se baseia na pesquisa que você mesmo conduziu sob a estreita supervisão de um membro do nosso corpo docente.
O currículo consiste em:
- 34% gestão de marketing
- 33% de experiência do cliente
- 33% de insights do cliente
Visão geral do curso
- Mestre de decolagem
- Métodos de pesquisa de marketing
- Branding
- Vendas e gerenciamento de contas
- Projeto de pesquisa de marketing
- Seminário Marketing Estratégico
- Seminários
- Eletivas
- Dissertação de Mestrado Marketing
Alunos ideais
Esta é a escolha certa para você?
Você tem a ambição de liderar campanhas de marketing com suas habilidades especializadas? Inspirado para transformar ideias criativas em soluções de marketing inovadoras e reais? Preparado para aproveitar o poder dos insights do cliente para a tomada de decisões estratégicas? Você está pronto para explorar e aprimorar as facetas cruciais da experiência do cliente e dos comportamentos de compra? Nesse caso, temos um programa interessante em oferta.
A obtenção do seu diploma de marketing na Erasmus School of Economics irá prepará-lo totalmente para esses desafios e para se destacar na prática de marketing em mercados cada vez mais competitivos. O programa de marketing da Erasmus School of Economics é uma excelente escolha se você se reconhece no perfil abaixo:
- Investigar as complexidades da tomada de decisões do cliente e do gerenciamento de marketing intriga você.
- Combinar um pensamento inovador com uma abordagem pragmática é algo natural para você.
- Você está sempre ansioso para descobrir o mundo e seu papel nele.
- Você é ambicioso e tem uma mentalidade empreendedora.
Oportunidades de carreira
Este programa permite que você molde seu próprio futuro de marketing e siga os passos de muitos executivos importantes em todo o mundo que foram treinados por nosso grupo de marketing.
Após a formatura, você terá um amplo conjunto de opções para iniciar sua carreira. Os graduados trabalham em diversos setores e países. Ao longo do programa, você desenvolve habilidades de marketing e liderança para atingir seus objetivos ao longo de toda a sua carreira, seja em um trabalho de marketing, como consultor, empresário ou gerente executivo. A maioria dos nossos ex-alunos encontra um emprego dois meses após a formatura. Abaixo você encontrará exemplos do tipo de empresa em que nossos graduados normalmente ingressam e as funções que desempenham:
- Gerente de produto/marca/marketing em uma variedade de pequenas, médias e grandes empresas (por exemplo, grandes empresas como Philips, Unilever, Nestlé, Pfizer, IBM e Microsoft)
- Especialista em comércio eletrônico/desempenho de campanha para varejistas online como Coolblue e Booking.com
- Especialista em análise de marketing ou pesquisador de mercado em empresas de consultoria (por exemplo, McKinsey, BCG, VODW) e em multinacionais (por exemplo, Google, KPN)
- Gerente de vendas e contas em empresas como P&G, Unilever e ABN-AMRO
- Um empreendedor start-up que desenvolve novos produtos que atendem às necessidades do consumidor