Mestre em Prática Curatorial
IED – Istituto Europeo di Design Florence
Informação chave
Localização do campus
Florence, Itália
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
12 Meses
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 19 200 *
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
22 Nov 2024
* taxa de inscrição € 3.000 + taxa do curso € 16.200
Introdução
Este curso é ministrado em inglês
Hoje, a curadoria de arte contemporânea requer tantas habilidades quantos contextos e linguagens artísticas existem. Considerando que uma sólida formação cultural é tão importante quanto habilidades de gestão e comunicação, o que é ainda mais crucial para um Curador do Século 21 é construir uma rede estável de relacionamentos para tornar um projeto curatorial tangível e amplamente expansível.
Por isso, graças ao prestígio e à posição ímpar da cidade de Veneza, os participantes têm a oportunidade de se envolver de forma crítica e ativa nos debates atuais da prática curatorial e da arte contemporânea e de atuar no contexto de Bienais, incubadora de excelência e inovação. O curso leva os alunos a aprenderem praticamente o trabalho de um Curador em todas as suas formas, também graças a um corpo docente internacional que inclui alguns dos mais destacados profissionais do mundo das artes. Desta forma, os participantes conhecem os métodos curatoriais aplicados por instituições como a Coleção Peggy Guggenheim, a Fondation Pinault, a Fondazione La Biennale di Venezia e a Christie's.
Galeria
Alunos ideais
Alvo
Este percurso de estudos destina-se a estudantes de pós-graduação que pretendam especializar-se no setor curatorial e desenvolver a sua carreira profissional em museus, galerias, feiras ou casas de leilões. Estudos anteriores na área de Artes e Gestão são uma vantagem, mas não obrigatórios.
Admissões
Bolsas de estudo e financiamento
Para apoiar os participantes na cobertura da taxa de participação, o IED ativou um sistema articulado de facilidades: Bolsas parciais ou totais sobre propinas; Early Bird são facilitações para os alunos que finalizam a matrícula dentro dos prazos determinados. Financiamentos com possibilidade de parcelamento da mensalidade graças a acordos com empresas hipotecárias.
Currículo
Metodologia e Estrutura
A duração do curso está dividida da seguinte forma: sete meses de palestras, atividades laboratoriais e visitas a museus e galerias, integrados com autoaprendizagem e desenvolvimento de projetos, e três meses dedicados à elaboração de um Projeto Final que pode ser realizado isoladamente ou em grupo.
Sua estrutura é dividida em três partes principais:
Área cultural - A primeira parte oferece aos alunos uma sólida introdução à história da arte moderna e contemporânea e uma análise crítica das tendências recentes.
Habilidades e conhecimentos - A segunda parte ensina conhecimentos e habilidades específicas necessárias para desenvolver uma prática de trabalho eficiente nas áreas de organização e gestão de exposições. O curso analisa quais ações de marketing são realizadas para aumentar o público de diferentes públicos e seu envolvimento.
Prática - A terceira parte é dedicada à atividade curatorial e ao design de exposições. Os alunos, em grupo ou sozinhos, trabalham em ideias curatoriais específicas com o objetivo de desenvolver propostas reais de projetos, que farão parte do seu portfólio pessoal juntamente com o seu Projeto Final.
Rankings
O IED se esforça para construir um ambiente de apoio e relacionamento colaborativo com os parceiros. É por isso que o IED oferece as ferramentas necessárias para apoiar os alunos em potencial na exploração de oportunidades, na tomada de decisões informadas e no planejamento de seu futuro.
Graças à metodologia inovadora e ao sucesso profissional dos alunos do IED, os Ministérios da Educação e Pesquisa dos países onde o IED opera diretamente - Itália, Espanha e Brasil - credenciaram oficialmente a maioria dos cursos de Graduação e Mestrado do IED.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
No final do curso de Mestrado, os participantes podem seguir carreira em museus e galerias sem fins lucrativos, bem como em galerias comerciais, feiras e casas de leilão. Eles também consideram funções em áreas emergentes, como crítica, educação, consultoria e gerenciamento de estúdio artístico.