Mestre em gestão de desastres

Geral

Descrição do programa

homem

Mestre em Gestão de Calamidades

É sabido que o Bangladesh é um país altamente propensa a desastres e, particularmente, no contexto de pobreza generalizada, desastres muitas vezes assumem grandes proporções; tanto o risco e vulnerabilidade a vários desastres são extensas. Alguns desastres, como enchentes e secas, são anuais e causar perda nacional com uma frequência regular. Outros, como ciclones e terremotos, estão à espera no futuro próximo, e não é difícil imaginar a destruição que poderia ocorrer em um terremoto grave nas áreas urbanas em rápido crescimento e densamente povoadas. Existe, portanto, uma necessidade importante para a gestão de desastres, neste contexto, em que os desastres são uma parte da vida.

Portanto, os Programas de Pós-Graduação em Gestão de Desastres composto de diploma e programas de mestrado estão sendo conduzidos na Universidade BRAC. Ele é executado como um programa semi-autônoma dentro da Universidade BRAC com um link no âmbito do Departamento de Arquitetura. O diploma é um curso de 2 semestre; após a conclusão de outros dois semestres há opção de obter um mestrado, completando uma dissertação. Além disso, certificado de cursos temáticos feitos sob medida (1-5 dias) são oferecidos, se solicitado por qualquer organização.

Objetivos

Este programa de pós-graduação destinada a profissionais atuantes permite contribuir para este campo orientado para a prática a nível nacional significativa. Tal curso para complementar educação baseada na profissão de graduados de várias disciplinas também serve para outra qualificação de pós-profissional e permite o desenvolvimento de carreira. Porque este curso é em grande parte direcionada para organizações de desenvolvimento, é relevante no âmbito organizacional BRAC.

Composição Student

Os programas de satisfazer a necessidade de os membros da equipe de treinamento de ONGs nacionais e internacionais envolvidas na gestão de desastres. Outras fontes de estudantes são departamentos governamentais relacionados com a gestão de desastres.

Porque os programas são multi-disciplinar na natureza, os alunos são provenientes de uma ampla gama de disciplinas que produzem graduados que trabalham no campo da gestão de desastres em várias capacidades e funções, incluindo as ciências sociais, administração pública, forças armadas, direito, engenharia, arquitetura, planejamento, geologia, geografia e meteorologia. Além disso, como o curso é orientado para a prática, em vez de habilitações académicas, experiência profissional e prática dos futuros alunos é levado em consideração para a admissão.

Conteúdo do curso

Os conteúdos do curso são constituídas por três componentes principais: palestras / seminários, estudos de campo e projetos de estudantes individuais. Um painel de especialistas de várias disciplinas apresenta palestras e seminários de conduta. visitas de campo são dispostos para áreas sujeitas a desastres relevantes e projetos de gestão de desastres. Cada aluno desenvolve projetos de estudo especiais durante semestres 02, sob a orientação de um tutor relevantes, a serem apresentados e submetidos como atribuições terminais.

O conteúdo do curso dizem respeito a três aspectos principais:

  1. preparação pré-desastres e redução de vulnerabilidade.
  2. resposta pós-desastre, alívio e reabilitação.
  3. mitigação de desastres e desenvolvimento a longo prazo (pré-desastre + pós-desastre).

Estes aspectos são apresentados e revistos a partir das perspectivas de várias disciplinas na forma de cursos básicos, eletivas e projetos de estudantes individuais. Porque este programa é executado em Bangladesh, que é uma região particularmente sujeitas a desastres, a maior parte dos conteúdos do curso são baseados em experiências e informações relativas a este contexto. Uma grande variedade de estudos de caso sobre desastres e gestão de desastres especialmente de Bangladesh compreende o conteúdo do curso.

cursos oferecidos

A lista a seguir mostra os cursos que são oferecidos.

Cursos Básicos (Cada curso carrega 3 créditos e é obrigatório)

  1. Fundamentos de Gestão de Risco de Desastres
  2. Preparação para Desastres, Resposta e estratégias de recuperação
  3. Comunitária Abordagens para Gestão do Risco de Desastres
  4. Ferramentas e Técnicas de Gestão de Risco de Desastres
  5. Contexto Organizacional e Política de Gestão de Risco de Desastres
  6. Pesquisa e Métodos Analíticos (para alunos de mestrado apenas)

Cursos eletivos (Cada curso carrega 3 créditos e pelo menos 2 cursos eletivos devem ser preenchidos. Um estudante pode se concentrar em uma área específica de interesse, selecionando as disciplinas eletivas relevantes)

  1. Resposta de Emergência e Assistência Humanitária
  2. Redução do Risco de Desastres e Desenvolvimento Sustentável
  3. Comunicação de risco, treinamento e conscientização pública
  4. Adaptação às Alterações Climáticas e Mitigação
  5. Urbanização e Desastres
  6. Ambiente Construído em áreas sujeitas a desastres
  7. Práticas de Gestão de Desastres de desastres e em Bangladesh
  8. Estudo Especial (3 créditos)
  9. Dissertação (6 créditos; para os estudantes de mestrado)

Dissertação

Todos os alunos continuam a nível de mestrado são necessários para completar uma dissertação (máximo de 20.000 palavras, mínimo de 15.000 palavras) sobre um tema relacionado com a gestão de desastres e concordou com seu supervisor (s). O curso core 'Métodos de Investigação e Analítica "têm de ser tomadas durante este estágio para complementar dissertação habilidades e técnicas de escrita. A dissertação tem de ser apresentado e defendido a um comité composto por, pelo menos, dois membros da faculdade e um examinador externo.

Métodos de Ensino

A maioria das palestras e seminários extensivamente utilizar instalações de multi-mídia e buscam promover a auto-reflexão, discussão peer-grupo e interação com os tutores. A não ser quando necessário, especificamente, o modo de entrega de uma via não é seguido; a participação dos alunos é dada alta prioridade. No entanto, por causa da variedade de cursos oferecidos dentro do programa, um nível correspondente de diversidade é seguido nos métodos de ensino, utilizando métodos tais como palestras, discussões, debates, dramatizações, estudos de caso, workshops, projectos individuais, o trabalho em equipe, pesquisas e análise. Os tutores de cursos particulares selecionar métodos de ensino apropriados para cada curso e seus objetivos. No entanto, porque este curso é principalmente orientada para o campo, uma proporção significativa de aprendizagem ocorre fora da sala de aula durante as visitas de campo. O resultado do curso deve ser habilidades que podem ser aplicadas na prática.

Critérios de Admissão

Os critérios a seguir é seguido na admissão de alunos para o curso:

  • Mínimo uma licenciatura de 3 anos. Candidatos com uma licenciatura de menor duração também são aceitos se tiverem concluído um curso de diploma ou certificado considerado.
  • 2ª divisão mínima em SSC, HSC e mínima 2ª classe ou, pelo menos, 2,00 CGPA na licenciatura. Alternativamente, O-nível em cinco indivíduos e A-level em dois indivíduos com uma média de pelo menos 2,0, de acordo com a escala Universidade BRAC: A = 5, B = 4, C = 3, D = 2 e E = 1; apenas um de E é aceitável.
  • A qualificação em um teste de admissão 100 marca composta por prova escrita (80%) e entrevista (20%).
  • Exceção para os requisitos de admissão acima podem ser feitas em casos especiais para estudantes com longa experiência prática na gestão de desastres com a aprovação do Conselho Académico.

Requisitos grau

Os seguintes requisitos têm de ser cumpridos de acordo com cada nível do curso:

  • Ao nível do mestre, a realização de 6 cursos básicos, 3 disciplinas eletivas, um estudo especial e uma dissertação, totalizando 36 créditos.
  • CGPA mínimo de 2,0 em cursos de crédito e um (S) grau satisfatório na dissertação.
  • comportamento agradável e conduta durante toda a duração do curso.
Última actualização Jan. 2017

Sobre a instituição de ensino

BRAC University (BRACU) was established in 2001. It follows a liberal arts approach to education which nurtures fresh ideas and gives new impetus to the field of tertiary education. It ensures a high ... Leia mais

BRAC University (BRACU) was established in 2001. It follows a liberal arts approach to education which nurtures fresh ideas and gives new impetus to the field of tertiary education. It ensures a high quality of education and aims to meet the demands of contemporary times. Building on BRAC's experience of seeking solutions to challenges posed by extreme poverty, BRACU hopes to instill in its students a commitment to working towards national development and progress. Ler Menos