Mestrado em Enologia e Viticultura
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Informação chave
Localização do campus
Vila Real, Portugal
Línguas
Português
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Frequência
Tempo integral
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Oct 2023
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Introdução
Os principais objetivos do curso de mestrado em Enologia e Viticultura são:
- Formação avançada, complementando e inovando a de 1º ciclo;
- Desenvolvimento de competências científicas, tecnológicas e profissionais de excelência;
- Melhoria da capacidade de intervenção na empresa vitivinícola;
- Capacidade de planeamento, inovação e avaliação de novas técnicas e novos processos ou a melhoria de procedimentos em uso;
- Mecanismos para análise crítica e fundamentada no contexto vitivinícola;
- Progressão na formação e atualização de conhecimentos e competências.
Horário
Maioria das horas de contacto concentrada à sexta-feira e ao sábado (exceção para as Unidades Curriculares de Opção e de Dissertação).Regulamento do Curso de Mestrado (2º Ciclo) em Enologia e Viticultura publicado sob a forma de Aviso nº 14407/2015, no Diário da República, 2ª série, de 9 de dezembro de 2015.
Duração
2 anos (4 semestres)
Estrutura do Curso
O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS).A obtenção do grau de mestre pressupõe a concretização de 120 ECTS em 4 semestres letivos, nos termos da estrutura curricular e plano de estudos, incluindo a aprovação no ato público de defesa da dissertação.A realização, com aproveitamento, das Unidades Curriculares que integram a parte curricular do curso (1º ano), no total de 60 ECTS, confere um curso de especialização em Enologia e Viticultura.
ECTS
120
Saídas Profissionais
O mestrado em Enologia e Viticultura tem as seguintes saídas profissionais, entre outras:
- empresas vitivinícolas;
- associações de produtores e cooperativas;
- Indústrias alimentares, agro-alimentares e de bebidas;
- empresas de biotecnologia;
- empresas de comercialização, marketing e formação relacionados com o setor vitivinícola;
- empresas de formação profissional na área da vitivinicultura;
- instituições de ensino superior, de investigação científica e desenvolvimento tecnológico.